Buscar

O Teatro na Educação Infantil

Prévia do material em texto

O Teatro na educação infantil
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
Alunos:
 Carini Alvarez - 
 Jéssica Ferreira - 201801171548
 Joyce Trindade - 201802065971
 Larissa Castro - 201707214522
 Rita de Cássia - 201908496291
 Thais de Souza - 201801171531
O Teatro na educação infantil
 
Prof. Amanda Leal
A história do teatro
O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. 
Surgimento:
Um participante desse ritual sagrado resolve vestir uma máscara humana, ornada com cachos de uvas, sobe em seu tablado em praça pública e diz: “Eu sou Dionísio!”. Todos ficam espantados com a coragem desde ser humano colocar-se no lugar de um deus, ou melhor, fingir ser um deus, coisa que até então não havia acontecido, pois um deus era para ser louvado, era um ser intocável. Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental.
O teatro no brasil
No Brasil, a origem do teatro está relacionada à chegada dos jesuítas no século XVI e seu empenho em catequizar a população, tanto os índios quanto os colonos. Dessa forma, os padres se utilizavam dessa expressão para transmitir ensinamentos da igreja católica. Uma das pessoas mais notáveis nesse contexto foi o padre Anchieta, que se dedicou fortemente ao chamado teatro de catequese.
Hoje em dia, essa maneira de se expressar artisticamente possui características bastante diferentes daquelas que a definiam nos primórdios. A manifestação evoluiu ao longo da história, passando a ser apresentada também em locais fechados, o que acabou por restringir e elitizar seu público. As formas de atuação se transformaram e o objetivo dos espetáculos também, sendo possível encontrar várias vertentes teatrais atualmente. 
O Teatro inserido nas Instituições de Ensino
O teatro pode ser considerado por professores e pesquisadores uma forma de fazer com que a criança se socialize, torne-se desinibida, decore falas, cante entre outras coisas que possam trazer benefícios para a alfabetização da criança. Muito se sabe a respeito da importância do Teatro na Educação em todos os campos de atuação. Os princípios pedagógicos do Teatro traçam relações claras entre Teatro e educação, considerando essa arte como uma forma humana de expressão, a semiótica e a cultura.
Planejamento semanal
educação infantil
Dados de Identificação:
Ciclo: Educação Infantil - Pré 1 -Faixa etária 4/5 anos
Duração de cada aula: 30 minutos
Plano de aula: Aula 1 (Segunda-feira)
Tema:
Apresentação de Fábula na Educação Infantil
 
Conteúdo:
Será exibido um episódio da série do Sítio do Pica Pau Amarelo (animada) com a participação dos alunos. Durante a exibição, pausas serão feitas e os alunos serão convidados a imaginar o que vai acontecer em seguida, (Onde será que a Dona Benta está? O que será que a Cuca vai fazer agora? O que será que Narizinho e seus amigos farão nesse momento? Qual será o fim da história?)
 Vídeo do episódio disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wJfM4BJHTB8, acesado em 6 de maio de 2020.
Objetivos Gerais:
Conduzir os alunos a uma aproximação do mundo do faz de conta e da cultura nacional. Através do vídeo apresentado eles poderão usufruir da sua imaginação de forma lúdica, divertida e ampliando sua socialização com os colegas de turma. 
 Objetivos Específicos:
Desenvolver habilidades de concentração, improvisação, atenção e observação.
Desenvolver integração com os colegas e trabalho em equipe na elaboração de cenas.
Explorar a imaginação dramática dos alunos.
 Metodologia:
Na própria sala de aula com os alunos sentados em seus respectivos lugares, a professora colocará um vídeo na televisão previamente escolhido. Com a intenção de provocar a imaginação de seus alunos, em alguns momentos ela pausará e deixará que os alunos abusem da criatividade para narrar as próximas cenas do episódio. 
 Materiais / Recursos: 
Televisão e Pen drive com vídeo gravado.
Avaliação:
 Será avaliado a percepção, a atenção, a interação, a socialização e imaginação da criança no decorrer da atividade e como ela se comporta em uma atividade em grupo.
Plano de Aula: Aula 2 - (Quarta- feira)
Tema:
Fazendo Arte – Confeccionando Máscaras
 Conteúdo:
Dando continuidade ao vídeo apresentado na segunda-feira, os alunos deverão escolher um dos personagens da história, aquele que mais chamou sua atenção e juntamente com a professora deverá confeccionar uma máscara que será usada na próxima aula para uma apresentação da representação da peça.
Objetivos Gerais:
Expressar a criatividade e a imaginação através da arte.
 Objetivos Específicos:
Promover a autonomia na manifestação pessoal para fazer e apreciar a arte.
Desenvolver atitudes de autoconfiança nas tomadas de decisões em relação as produções pessoais.
Estimular a fantasia e a imaginação e a criatividade.
Compreender as diferentes formas e suportes de representação.
Metodologia:
Primeiramente iremos propor uma roda de conversa, para recordarmos brevemente a história e os personagens apresentados no vídeo da aula de segunda-feira, a professora trará imagens dos personagens e colocará no quadro para que todos possam observar os detalhes, as cores, as características de cada um e assim escolher qual máscara confeccionarão. A Professora já trará os moldes recortados dos personagens e disponibilizará todo material necessário. A professora confeccionará um painel para compor o cenário para a apresentação na próxima aula.
 
Materiais / Recursos:
Papel cartão, EVA colorido, fitilho, fita, cola glitter, tesoura, purpurina, lantejoula, estrelinha, cola, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, pincel, elástico e cola quente.
 
Avaliação:
Será avaliado o envolvimento e a participação de cada aluno com a realização da sua arte.
Plano de Aula: Aula 3 (Sexta-feira)
 
Tema:
Apresentação teatral – Contação de história
 Conteúdo:
Para completar a proposta do planejamento semanal, na sexta-feira será apresentado uma mini peça de teatro, contada pela turma, com o auxílio da professora. Será uma releitura do vídeo que assistiram na segunda-feira, contada da forma deles, de forma lúdica, divertida, coletiva e espontânea.
 Objetivos Gerais:
Apresentar uma peça de teatro que possa despertar a imaginação, a criatividade e a ludicidade do ensino da arte na Educação infantil.
 Objetivos Específicos:
Desenvolver habilidades de atenção, observação e improvisação.
Promover seleção e organização de cada participante na atividade.
Reconhecer e utilizar da expressão e da comunicação na criação teatral.
Trabalhar a criação de textos e encenação com o grupo.
Metodologia:
Em sala de aula, já com o cenário que a professora montou, os alunos vão se caracterizar, cada um com sua respectiva máscara confeccionada por eles mesmo na aula anterior. A professora iniciará o conto dando partida na história, conforme ela vai falando dos personagens, os alunos caracterizados de tal personagem irá elaborar uma fala, gesticulando movimentos, dançando, pulando, tendo liberdade para abusar de sua criatividade completando a fábula apresentada. Todos os alunos participarão do seu jeito, uns muito falantes outros mais tímidos e a professora estará dando continuidade a história indicando a cena de cada aluno.
Materiais / Recursos:
Cenário de tnt confeccionado pela professora, descrição da cena em um caderno para orientação da mesma e máscaras confeccionada pelos alunos para caracterização do personagem.
Avaliação:
Nessa atividade será avaliado o desenvolvimento da criança individual e coletivo, suas linguagens, sua criatividade, a interação social, a imaginação, a expressão corporal, a forma com que se expressa verbalmente.
Obrigada

Continue navegando