Buscar

Resenha RDC 302

Prévia do material em texto

Resenha RDC 302
A RDC N°302 de 13 de outubro de 2005, visa, Estabelecer que a construção, reforma ou adaptação na estrutura física do laboratório clínico e posto de coleta laboratorial deve ser precedida de aprovação do projeto junto à autoridade sanitária 
Os laboratórios clínicos e os postos de coleta laboratorial devem obter alvará atualizado e expedido pelo órgão sanitário competente Estadual, Municipal ou do Distrito Federal, para o seu funcionamento. Devem obter um profissional legalmente habilitado como responsáveis técnicos sendo três profissionais habilitados para realizar as análises clínicas: O farmacêutico Bioquímico, Médico Patologista Clínico e o Biomédico, porém em alguns estados por lei o Biólogo também pode exercer tal função. O profissional legalmente habilitado pode assumir, perante a vigilância sanitária, a responsabilidade técnica por no máximo: 02 (dois) laboratórios clínicos ou 02 (dois) postos de coleta.
Laboratorial ou 01 (um) laboratório clínico e 01 (um) posto de coleta laboratorial. Para o funcionamento do laboratório, ele independente de público ou privado deverá estar inscrito no CNES (Cadastro nacional de estabelecimentos de saúde). Os laboratórios e postos de coleta devem promover treinamento permanente para os seus funcionários, e para a proteção dos mesmos deve sempre ser disponibilizada vacinas contra as enfermidades exigidas por lei. Esses estabelecimentos devem possuir os equipamentos e instrumentos de acordo com os serviços prestados, e ainda realizar no tempo determinado as manutenções preventivas e corretivas. Os equipamentos e instrumentos utilizados devem estar regularizados pela ANVISA.
Os reagentes ou insumos preparados pelo próprio laboratório sempre devem ser identificados com o nome, concentração, a data de preparação, identificação de quem fez o preparo, data de validade, condições de armazenamento e informações referentes a riscos potenciais. Os laboratórios e postos de coleta devem manter atualizado e disponibilizar instruções de Biossegurança. A higienização dos aparelhos, instrumentos e dos estabelecimentos são de suma importância e devem ser realizadas corretamente.

Continue navegando