Buscar

SIMULADO 02 ENGENHARIA SUSTENTÁVEL

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No período inicial da Idade Média a Europa experimentou um período de baixa evolução científica. A que se pode atribuir essa estagnação?
		
	
	Fim do império romano que foi quem mais desenvolveu a engenharia
	 
	Restrição da língua e atuação da Igreja
	
	O conhecimento científico era concentrado no império bizantino e o de engenharia na porção europeia do império romano
	
	Queda de Constantinopla
	
	Baixo interesse por falta de resultados expressivos
	Respondido em 24/05/2020 21:25:32
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Considerando que a diferença entre crescimento e desenvolvimento é que o crescimento não leva a igualdade social e o desenvolvimento se preocupa com a geração de riquezas, mas tem o objetivo de distribuí-la pela população e leva em consideração a qualidade ambiental do planeta. Qual o indicar melhor representa cada um dos dois conceitos:
		
	
	Balança comercial e Produção industrial
	
	IPCA e Salário mínimo
	
	CENSO e PNAD
	
	INPC e IGMP
	 
	PIB e IDH
	Respondido em 24/05/2020 21:26:00
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A respeito do Código de Ética Profissional de Engenharia, qual a afirmação correta?
		
	
	O princípio ético da liberdade e segurança profissionais fundamenta que a profissão de engenheiro é de livre exercício aos não qualificados;
	
	O princípio ético da liberdade e segurança profissionais fundamenta que a profissão de engenheiro é de livre exercício aos estagiários.
	
	O princípio ético da liberdade e segurança profissionais fundamenta que a profissão de engenheiro não é de livre exercício aos qualificados;
	 
	O princípio ético da liberdade e segurança profissionais fundamenta que a profissão de engenheiro é de livre exercício aos qualificados;
	
	O princípio ético da liberdade e segurança profissionais fundamenta que a profissão de engenheiro é de livre exercício aos em qualificação;
	Respondido em 24/05/2020 21:27:01
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A definição de Projeto do Project Management Body of Knowledge PMBOK® é: "Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo". Considerando, também, que gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos, considere as seguintes afirmações.
 
I. No gerenciamento de projetos, as partes interessadas (stakeholders) são pessoas ou organizações (por exemplo, clientes, patrocinadores, organização executora ou o público) ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela execução ou término do projeto. As partes interessadas podem exercer influência sobre o projeto e requisitos, mas não sobre os membros da equipe de projeto.
II. O PMBOK ® é uma metodologia de gerenciamento de projetos que descreve os processos de gerenciamento de projetos e suas melhores práticas na forma de um padrão ou framework, semelhante às normas da ISO (International Organization for Standardization). Os passos de execução e a correspondente sequência estão distribuídos nos processos, que, por sua vez, fazem parte das áreas de conhecimento.
III. Além do agrupamento dos processos por área de conhecimento, o PMBOK também agrupa os processos por Grupos de Processos. Além dos grupos de Iniciação e Encerramento, um projeto pode transitar entre os grupos de Planejamento, Execução, Controle e retornar para o Planejamento, prosseguindo no caminho regular na sequência até o seu encerramento.
 
É CORRETO apenas o que se afirma em 
		
	 
	III.
	
	II. 
	
	I e II.
	
	II e III. 
	
	I, II e III.  
	Respondido em 24/05/2020 21:29:09
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para se constituir numa inovação tecnológica o bem, produto, processo ou empresa desenvolvido necessita:
		
	 
	Desenvolver tecnologia que atenda às necessidades ou anseios humanos, incorporando às atividades humanas.
	
	Ser inédito no mercado.
	
	Ser gerado por uma equipe de especialistas em tecnologia.
	
	Passar por um processo incremental.
	
	Possuir alto custo de implantação e manutenção.
	Respondido em 24/05/2020 21:33:36
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Considere o cronograma de atividades PERT-CPM de uma pequena reforma em um apartamento, onde a duração de cada atividade é indicada em dias, como ilustrado abaixo. 
Se tudo correr conforme o planejado, qual é a duração da obra?
		
	
	14
	 
	16
	
	15
	
	11
	 
	12
	Respondido em 24/05/2020 21:47:30
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Toda construção exige uma área limpa, tanto em relação a resíduos sólidos quanto a vegetação, por que motivo o desmatamento de certas áreas é inevitável quando se traz está de construção civil. A retirada da vegetação, ocorre tanto em pequenas áreas quanto em grandes, isso dependendo do tamanho o da construção e a função que está promoverá, por exemplo: a construção de uma hidrelétrica exige uma área alterada extremamente maior que a da construção d e uns reis vencia unifamiliar.  A forma que e o desmatamento afeta o ciclo da água pode depender:
		
	
	Da proximidade com fontes de água
	
	Da velocidade que o serviço acontece
	
	Da forma como a vegetação é retirada somente
	 
	Das características do solo ou do tipo de vegetação retirada
	
	Da quantidade de pessoas envolvidas no processo
	Respondido em 24/05/2020 21:42:58
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O nitrogênio é um dos principais gases que compõem o ar atmosférico. No esquema abaixo, estão resumidas algumas etapas do ciclo biogeoquímico desse gás na natureza. O processo de nitrificação, composto de duas etapas, e o de desnitrificação, ambos executados por microrganismos, estão identificados, respectivamente, pelos seguintes números:
O processo de nitrificação, composto de duas etapas, e o de desnitrificação, ambos
executados por microrganismos, estão identificados, respectivamente, pelos seguintes
números:
		
	
	2 e 5; 1
	
	4 e 6; 8
	 
	2 e 3; 4
	
	2 e 5; 8
	
	1 e 5; 7
	Respondido em 24/05/2020 21:47:49
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?
		
	
	Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.
	
	Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.
	
	Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.
	
	Termelétrica, país é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.
	 
	Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.
	Respondido em 24/05/2020 21:35:48
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudosindicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas.
MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no Brasil. Revista Ciência Hoje. V. 45, n.° 265, 2009 (adaptado).
No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte:
		
	
	limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.
	
	eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.
	
	alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.
	
	limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.
	 
	poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.

Continue navegando