Buscar

Estudo de caso Práticas de enfermagem I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. As notícias sobre o estado de saúde do Sr. J.S.A eram boas, mesmo assim, ele ficou preocupado, pois não tinha compreendido o que estava acontecendo.
 Responda:
a) Defina comunicação e os tipos de comunicação. 
Resposta: A comunicação é o meio com o qual a pessoas transmitem informações com a finalidade de promover interações sociais, sejam estas verbalizadas ou não. Com isso, temos a comunicação verbal que inclui a comunicação oral e escrita que transmitem nossas ideias através de palavras por meio da fala ou um texto, a comunicação não verbal que trabalha com as expressões corporais, como olhares, gestos, mímicas entre outros. 
Além dessas duas, temos a comunicação assertiva que é comunicar-se de maneira sincera, objetiva e efetiva sem causar constrangimentos em outras pessoas e por último a comunicação terapêutica, sendo o processo onde a enfermeira usa uma a comunicação verbal e não verbal com o propósito de ajudar o paciente.
b) Relate sobre os problemas de comunicação que podem ter ocasionado a falta de compreensão do Sr. J.S.A.
Resposta: Houve uma falha no que a enfermeira tentou transmitir para o paciente, faltou clareza e objetividade nas informações passadas, tendo ocorrido outra falha por parte do paciente que mesmo sem ter entendido não buscou esclarecer o que lhe foi informado, gerando assim, a tristeza no Sr. J.S.A.
c) Sobre comunicação terapêutica responda: Quais são as etapas e qual é o elemento chave dessa comunicação?
Resposta: 1° Etapa: Transmitir/expressar as informações de uma maneira que o cliente compreenda o que está sendo passado.
2° Etapa: Clarificar, ou seja, entender um raciocínio ou comportamento que esteja acontecendo naquele momento.
3° Etapa: Validar/verificar se o paciente entendeu os dados, caso contrário explicar novamente.
O elemento chave para que essa comunicação seja um sucesso, encontra-se na adaptação do enfermeiro em relação aos seus pacientes, fazendo que os mesmos tenham confiança para lhe questionar sobre os assuntos e que eles obtenham uma resposta que se adapte a seu entendimento lógico. 
2. Sobre a humanização da assistência, como você avalia o cuidado prestado ao Sr. J.S.A? Utilize os conhecimentos adquiridos em aula e no material de leitura, para construir uma lista de ações que poderiam ser realizadas para garantir uma assistência de enfermagem humanizada.
Resposta: O cuidado consiste em uma relação estabelecida entre as pessoas, poré houve um descaso com paciente, tanto nos seus cuidados como no esclarecimento de seu caso, ocasionando um prejuízo emocional no paciente apesar de ter uma melhora no seu quadro.
Algumas das medidas humanizadas que poderiam ter evitado isso são: empatia, oferecer um melhor atendimento, ter apresentado ser uma pessoa de confiança, ter demonstrado ter tempo para ele, respeitar a cultura e crença do paciente que servem como suporte para ele, oferecer um ambiente mais acolhedor, escutar o paciente e ser paciente.
3. A irmã e sobrinha do Sr. J.S.A ao invés de procurar a Enfermeira para esclarecer as dúvidas, foram diretamente falar com o médico. Como você avalia essa situação?
a) A família é bem acolhida nessa unidade hospitalar? Justifique sua resposta.
Resposta: Não, pois o paciente tem direito a 1 acompanhante que pode ficar com ele durante 24 horas, porém a unidade hospitalar tem medidas restritivas e abusivas que impõe uma visita de apenas 30 minutos com apenas 2 pessoas, isso pode ser estressante, frustrante e gerar a falta de confiança na família, podendo se sentir desamparada pelo hospital. Podemos ver a perda da confiança nas enfermeiras quando ocorre o problema da comunicação, então para solucionar a questão a família procura o médico, pois as enfermeiras perderam a credibilidade delas com a irmã e sobrinha do Sr. J.S.A.
b) O que é relacionamento interpessoal e qual é a importância disso na relação profissional-família?
Resposta: Relacionamento interpessoal é a interação que ocorrem entre duas ou mais pessoas, baseadas em sentimentos, emoções, relacionamentos profissionais, pessoais ou virtuais.
Uma enfermeira que tem uma boa relação com a família de seus pacientes, pode transmitir segurança, confiança e conforto para elas, considerando que as famílias se encontram e um estado emocionalmente instável, em que necessitam se apegar as suas crenças culturais e religiosas, devido ao futuro incerto de seu ente.
c) De acordo com o caso apresentado, a Enfermeira conseguiu construir um relacionamento de confiança com o paciente e com a família? Justifique sua resposta.
Resposta: Não, caso contrário a família teria ido ao seu encontro para questionar sobre as informações confusas passadas para o Sr. J.S.A., porém elas procuraram o médico para esclarecer a situação, deixando clara a falta de confiabilidade na enfermeira.
d) Na situação em que a referência da família foi o médico e não a Enfermeira, você acha que isso poderia acarretar algum conflito entre a equipe profissional? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim, se a informação tivesse sido compreendida pelo paciente não teríamos problemas, porém pode ocorrer uma reclamação do médico com a equipe inteira, pois o cliente e a família pensaram que ele talvez tivesse tido uma piora no seu caso, sendo que é exatamente o oposto.
4. De acordo com a Política Nacional de Humanização – Humaniza SUS, como deveria ser o atendimento ao Sr. J.S.A e sua família? Consulte os links abaixo para responder.
Resposta: Deveria ser uma parceria entre a equipe médica, de enfermagem e a família do paciente, oferecendo um atendimento empático, solidário e uma ambiente acolhedor para o Sr. J.S.A. e para sua família, visando a melhora dele e auxiliando a irmã e sobrinha do paciente, pois elas e suas crenças são o suporte dele nesse momento.

Continue navegando