Buscar

Tópicos Especiais _ Av Final (Discursiva) _ On-line 25.05.2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Nos últimos cinco anos, a quantidade de processos movidos por pacientes para obrigar o Estado a fornecer fármacos e tratamentos que ainda não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou ainda não foram registrados no país aumentou 92%. Apenas em 2015, o governo paulista gastou R$ 1,2 bilhão em remédios e insumos para 57 mil pacientes que recorreram aos tribunais. "Esse valor é quase o necessário para sustentar por um ano o Hospital das Clínicas [da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FM-USP)], onde são atendidos 35 mil pacientes por dia". O fenômeno conhecido como judicialização da saúde é multifacetado. Por um lado, as ações judiciais comprometem uma parcela significativa do orçamento para atender demandas específicas de alguns pacientes; por outro, podem significar o único caminho para salvar ou prolongar a vida de pacientes, especialmente de pessoas com doenças raras ou crônicas, como diabetes e câncer, que dependem de medicamentos de alto custo. Com base no exposto e na imagem, explique porque há tantos processos na justiça para compra de medicamentos e qual a importância do SUS para o atendimento à população carente.
FONTE: http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/02/10/demandas-crescentes/. Acesso em: 26 jul. 2018.
	
	Resposta Esperada:
O aumento nos processos na justiça para obrigar o Estado a fornecer medicamentos se dão devido ao surgimento de novos fármacos que ainda não são oferecidos pelo SUS ou ainda não foram registrados no país. A importância do SUS para a população carente é imensurável, pois possibilita dar acesso a medicamentos de alto custo e para o tratamento de doenças raras a toda a população que solicita.
	2.
	Observando a figura, podemos perceber que existe uma grande desigualdade social em nosso país, isso se dá pela grande diversidade de culturas. A presença de muitas culturas em solo brasileiro se deu pela imigração dos brancos vindos da Europa e dos escravos trazidos da África. Esse problema não é exclusivo aqui, mas, sim, em todo o planeta. O combate pela perda do preconceito é complicado, visto que os cidadãos não aparentam estar dispostos a mudar, pois cada qual tem seus apelos, grupos sociais diferenciados, pensamentos, ideias, formando sua cultura. Nem todos aceitam essas diferenças, que estão pautadas nas diferenças de cada indivíduo e divididas dentre algumas delas. Descreva os princípios de preconceitos da pobreza, raça, mulher e homossexualismo.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo/idh%20do%20brasil%20me.jpg>. Acesso em: 31 jul. 2015.
	
	Resposta Esperada:
a) Pobreza: é um grupo de pessoas composto por carências, como a falta de educação, moradia e alimentação decentes e direitos financeiros. O desequilíbrio financeiro é um dos maiores motivos dessa desigualdade social.
b) Raça: é o tipo de preconceito mais presente nos dias atuais, principalmente com a cor da pele, religião e a orientação sexual, com a utilização de vocabulários inescrupulosos e até mesmo violência física.
c) Mulher: apesar da lei Maria da Penha, ainda é grande o número de agressões e violência doméstica.
d) Homossexualismo: para muitos cidadãos, ainda que uma minoria em nosso país, a união entre pessoas do mesmo sexo, é visto com maus olhos em nossa sociedade, que, segundo essas pessoas, fere o que é praticado pelas leis universais. Apesar de muitos avanços com leis no congresso nacional, a violência é grande para essa minoria de pessoas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais