Buscar

Questões sobre Relação de Consumo

Prévia do material em texto

1.
		Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, com a característica de:
	
	
	
	com desconto quando for contratado pela Internet 
	
	
	ser mediante remuneração 
	
	
	ser feito pelo importador 
	
	
	sem a necessidade de remuneração 
	
	
	ser feito pelo consumidor 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Tício assiste a uma publicidade na TV de um atleta que, após correr em um parque, abre facilmente a tampa de um iogurte, com um leve toque, e bebe com satisfação. Ao adquirir o mesmo iogurte, tem uma imensa dificuldade em abri-lo, tendo que furá-lo para poder beber o líquido. Esta publicidade pode ser considerada: 
	
	
	
	publicidade subliminar 
	
	
	publicidade enganosa 
	
	
	publicidade pura 
	
	
	publicidade composta 
	
	
	publicidade abusiva 
	
Explicação: 
A questão nos remete a questão sobre publicidade na relação de consumo ¿ Código de Defesa do Consumidor -; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da citada legislação consumerista no que tange a publicidade -  Art. 6º São direitos básicos do consumidor:   IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;  Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.  § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. - Assim, a resposta correta é: publicidade enganosa.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Tício, ao adquirir um computador para seu uso,  já estando a desenvolver softwares, tendo como característica ser destinatário final do produto, é considerado na relação do consumo como: 
	
	
	
	fornecedor 
	
	
	importador 
	
	
	consumidor 
	
	
	comerciante 
	
	
	transportador 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Analise as afirmativas baixo: 
I) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração 
II) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, inclusive os decorrentes das relações de caráter trabalhista 
III) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive os de natureza bancária 
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta: 
	
	
	
	a opção I é falsa 
	
	
	a opção III é falsa 
	
	
	as opções I e II são falsas 
	
	
	a opção II está correta 
	
	
	a opção II é falsa 
	
Explicação: 
A resposta nos remete a legislação consumerista ¿ Código de Defesa do Consumidor, lei 8078 ¿ em que temos definições de tópicos importantes para definição da relação de consumo ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada que contempla a definição de serviço e vamos confrontá-la com cada afirmativa ¿ afirmativa I) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração ¿ afirmativa correta pois esta de acordo com a definição de serviço, ¿ § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista¿; - afirmativa II) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, inclusive os decorrentes das relações de caráter trabalhista; afirmativa falsa, pois a definição de serviço exclui as relações de caráter trabalhista: ¿ § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista¿; afirmativa III) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive os de natureza bancária, afirmativa verdadeira ¿ pela combinação de respostas, a correta é: a opção II é falsa.
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Tício, ao entrar em um supermercado, se depara com a promoção de um produto, um novo tipo de biscoito. Gratuitamente lhe é oferecido um biscoito para sua degustação, e ele imediatamente experimenta. Ao chegar em casa, começa a passar mal e é encaminhado para um hospital. Sendo o biscoito uma amostra grátis, Tício poderá: 
	
	
	
	o fornecedor não é responsável pelo problema de Tício 
	
	
	processar o fornecedor, pois o produto entregue como amostra grátis está submetido a todas as exigências legais 
	
	
	o risco era todo de Tício ao experimentar o produto 
	
	
	o comerciante não é responsável pelo problema de Tício 
	
	
	não poderá fazer nada pois trata-se de amostra grátis 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Se uma contratação foi feita por telefone, o consumidor poderá desistir de sua compra? 
	
	
	
	Sim. Quando a compra é feita fora do estabelecimento comercial, o consumidor pode desistir do contrato no prazo de sete dias, mesmo sem apresentar seus motivos para a desistência.
	
	
	Sim. Quando a compra é feita por telefone, o consumidor pode desistir da compra em até 180 dias depois que receber o produto.
	
	
	Não. Quando a compra é feita por telefone, o consumidor é obrigado a ficar com o produto, a menos que ele apresente vício. Só nessa hipótese o consumidor pode desistir.
	
	
	Sim. Quando a compra é feita por telefone, o consumidor pode desistir da compra em até 30 dias depois que receber o produto.
	
	
	Não. O direito de arrependimento só existe para as compras feitas na própria loja, e não por telefone.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Analise as afirmativas abaixo: 
I) a publicidade abusiva é aquela de caráter discriminatório, que incita a violência, explorando o medo ou a superstição 
II) a publicidade abusiva é aquela modalidade em que a informação ou comunicação publicitária é inteira ou parcialmente falsa 
III) a publicidade enganosa é aquela de caráter discriminatório, que incita a violência, explorando o medo e a superstição 
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta: 
	
	
	
	a opção I está correta 
	
	
	a opção III está correta 
	
	
	a opção II está correta 
	
	
	as opções II e III estão corretas 
	
	
	a opção I é falsa 
	
Explicação: 
A pergunta nos remeta a três alternativas as quais passamos a analisar ¿ a alternativa I dita, a publicidade abusiva é aquela de caráter discriminatório, que incita a violência, explorando o medo ou a superstição, para saber se esta correta ou não nos socorremos do CDC em seu artigo 37, § 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.- alternativa verdadeira; - já a alternativa II dita: a publicidade abusiva é aquela modalidade em que a informação ou comunicação publicitária é inteira ou parcialmente falsa ¿ pela definição do art. 37, alternativa falsa; já a alternativa III dita: a publicidade enganosa é aquela de caráter discriminatório, que incita a violência, explorando o medo e a superstição, pela definição do artigo 37, § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. - alternativa falsa ¿ assim, pela combinação de alternativa, a alternativa correta é: a opção I está correta.
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Uma conhecida marca de roupas, em uma publicidade apresentava umafoto de uma criança negra com um penteado que lembrava a figura de um diabinho, enquanto outra criança de cor branca, estava vestida de anjinho. Esta publicidade pode ser considerada como: 
	
	
	
	publicidade abusiva 
	
	
	publicidade enganosa 
	
	
	publicidade complexa 
	
	
	publicidade pura 
	
	
	publicidade verdadeira

Continue navegando