Buscar

atividade complementar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo capitulo 1
Sobre a Fundação Nacional da Qualidade
Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é um centro de referência para a melhoria da produtividade das organizações e da competitividade do Brasil, por meio da disseminação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), bem como da realização, promoção e avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ). 
Atenta às mudanças no País e no mundo, a FNQ promove formas inovadoras de atuação, procurando mobilizar suas partes interessadas na causa da gestão e no conceito de Cadeia de Valor Brasil — que deve ser excelente em todas as dimensões, fruto do alinhamento público e privado, da boa governança e da transparência e integridade das relações.
Com essa visão, a Fundação apresenta, neste guia, um novo MEG, desenvolvido com metodologia inovadora de avaliação e auto avaliação da maturidade da gestão, considerando o cenário global e as transformações políticas, econômicas e sociais, sempre com o objetivo de atender às demandas e necessidades das organizações. 
As inovações no Modelo atendem ao Planejamento Estratégico 2016-2020 da instituição, que foi estruturado sob paradigmas socioeconômicos e ambientais, em três pilares: o engajamento da sociedade na causa da gestão para excelência, o aumento da produtividade das organizações e o aumento da competitividade do Brasil. 
A nova marca da FNQ, mais leve e moderna, também reflete a evolução da gestão no Brasil: da qualidade para a qualidade da gestão; desta para a excelência da gestão; e agora com a frase-síntese da Missão da Fundação: 
Gestão para Excelência. 
Assim, alinhada às expectativas de suas partes interessadas e mobilizada para a melhoria contínua, a FNQ está apta a oferecer um portfólio inovador de produtos e serviços endereçados a qualquer tipo de empreendimento, com o intuito de transformar recursos em valor e benefícios para a sociedade e contribuir para o desenvolvimento sustentável do País.
Modelo de excelência de gestão 
MODELO
Protótipo ou exemplo que se pretende reproduzir ou imitar, para favorecer o entendimento da dinâmica de interações entre os elementos de um sistema.
SISTEMA 
Conjunto de elementos inter-relacionados, com propriedades emergentes e representado no contexto de um paradigma (representação de um padrão a ser seguido).
EXCELÊNCIA (FOCO NA GESTÃO) 
Alcance de resultados harmonizados para todas as partes interessadas, criando valor sustentável, de forma proativa e com constância de propósitos. É gerenciar a organização por meio de sistemas, processos e fatos inter-relacionados, que maximizem a contribuição dos colaboradores e promovam novos patamares de conhecimento a partir de melhorias contínuas e inovações.
MODELOS DE 
REFERÊNCIA à gestão são modelos padronizados e genéricos, que desempenham um papel de referência para os tomadores de decisão a respeito de práticas a serem empregadas nas operações e processos organizacionais. 
Dessa forma, o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) deve ser considerado como um modelo de referência em gestão organizacional, que tem como principal característica a de ser um Modelo Integrador. 
Uma organização em busca da excelência da gestão passa por etapas e diferentes níveis de maturidade das suas práticas. O caminho em busca da excelência apresenta marcos relevantes para a organização, que definem os estágios de maturidade para o seu sistema de gestão. A excelência em uma organização está relacionada à sua capacidade de perseguir seus propósitos, em completa harmonia com os complexos ecossistemas com os quais interage e dos quais depende, sendo um alvo móvel. Se em algum instante crermos tê-la alcançado, este é o momento em que a teremos perdido.
Diagrama do MEG
A FNQ inovou o seu Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e a metodologia para avaliação e auto avaliação do nível de maturidade de gestão das organizações, lançando, a partir desta 21ª edição, o novo Diagrama do MEG e os Oito Fundamentos da Gestão para Excelência (ver pág. 14), que substituem os antigos Critérios de Excelência. 
 Ao utilizar o MEG como referência, a organização deve adaptá-lo (remontá-lo) na melhor forma que defina seu modelo de gestão. A figura simboliza um modelo de relacionamento entre a organização — considerada como um sistema adaptável, gerador de produtos e informações — e seu ambiente organizacional e tecnológico, além do próprio ambiente externo.
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações, públicas e privadas, universidades e especialistas do Brasil e do exterior. Está baseado em um conjunto de Fundamentos da Gestão para Excelência, que se desdobram em um conjunto de processos que produzem os resultados almejados. Esse Modelo faz parte de um movimento discutido em mais de 100 países pelo mundo, sendo que a FNQ representa o Brasil no esforço global pela melhoria da gestão, considerando os grandes temas atuais que impactam positiva e negativamente as organizações e, por consequência, a sociedade.
O principal desafio da FNQ continua sendo “adaptar” esse Modelo à realidade brasileira, de forma que nossas organizações públicas e privadas possam adotá-lo como referência na estruturação de seus processos, projetando suas ações a fim de que elas próprias consigam desenvolver-se e contribuir para o desenvolvimento do País. 
O MEG também pode ser utilizado como um modelo de avaliação para estabelecer o grau de maturidade do sistema de gestão de uma organização. 
Esse modelo está descrito em detalhes na publicação: MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® (MEG) – Instrumento de Avaliação da Maturidade da Gestão – 21ª edição.
Os Fundamentos da Gestão para Excelência são um conjunto de valores e princípios que revelam padrões culturais internalizados nas organizações Classe Mundial (expressão utilizada para caracterizar uma organização considerada entre as melhores do mundo em gestão organizacional) e reconhecidos Os Oito Fundamentos da Gestão para Excelência internacionalmente, expressos por meio de seus processos e consequentes resultados. 
Cabe ressaltar que os Fundamentos não são aspectos isolados da gestão, mas sim inter-relacionados, o que caracteriza o MEG como um modelo verdadeiramente holístico. 
No MEG, os Fundamentos são expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de processos e seus respectivos resultados. 
Os Fundamentos da Gestão para Excelência, assim como seus conceitos estão descritos a seguir. 
Como descrito anteriormente, os Fundamentos da Gestão para Excelência são materializados de forma tangível no sistema de gestão de uma organização, por meio de um conjunto de processos, de natureza gerencial, inter-relacionados e coerentes com os valores e princípios organizacionais.
Na estruturação dos processos devem ser consideradas as seguintes características: 
· Padrões formalmente documentados ou não (dependendo da maturidade e da relação da cultura organizacional com a obtenção de resultados), aplicados de maneira sistemática, ou seja, com a definição de: responsáveis, métodos, periodicidade e respectivos controles para orientar seu funcionamento e monitorar sua aplicação.
· Abrangência para áreas, partes interessadas, processos ou produtos, devendo considerar também os riscos inerentes a cada um.
· Avaliação adequada ao ciclo de aplicação objetivando seu aperfeiçoamento, visando ao aumento da eficiência ou eficácia. Inovações podem demonstrar sua maturidade, criando formas diferentes de estruturação, execução ou controle nos mesmos.
· Produção de resultados relevantes para a organização, com tendências de melhoria e em níveis de competitividade adequados às estratégias e ao modelo de negócio, atendendo aos compromissos com as partes interessadas.

Continue navegando