Buscar

direitos humanos

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Assinale a afirmativa incorreta.
		
	
	O TEDH agrega 47 países (os 28 membros da União Europeia, entre outros)
	 
	Todos os países da União Europeia-UE estão sujeitos ao Tribunal Europeu de Direito Humanos.
	
	A função da Corte Europeia de Direitos do Homem é basicamente proteger a Convenção Europeia de Direitos Humanos, assinada inicialmente em 1950.
	
	A Corte Europeia de Direitos Humanos não é a mesma coisa que a Corte de Justiça da União Europeia e nem a mesma coisa da Corte Internacional de Justiça.
	
	NRA
	Respondido em 25/05/2020 13:03:24
	
Explicação: Apenas os países signatários da Convenção Europeia de Direitos Humanos é que se sujeitam do Tribunal/Corte Europeia de Direitos Humanos.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Organização das Nações Unidas (ONU) vem criando uma estrutura global para proteger os direitos humanos com base, especialmente, em sua carta, declarações não-compulsórias, tratados legais compulsórios e outras várias ações voltadas para o desenvolvimento da democracia e dos direitos humanos pelo mundo afora. Qual dos tratados abaixo tem por objeto a tutela de direitos humanos, sob os auspícios da ONU:
		
	
	Convenção Europeia de salvaguarda dos direitos do homem.
	
	Convenção Americana de Direitos Humanos.
	 
	Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos.
	
	Tratado de Amsterdam.
	
	Tratado de Versalhes
	Respondido em 25/05/2020 13:05:23
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O sistema normativo global de proteção dos direitos humanos de alcance específico, realça o processo da especificação do sujeito de direito, no qual o sujeito passa a ser visto em sua especificidade e concreticidade. É o momento em que passa a ser sujeito de Direito Internacional. Dentre os tratados abaixo, qual(is) fazem parte desse sistema especial de proteção?
		
	
	A Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969.
	 
	As Convenções Internacionais contra o genocídio, a tortura, a discriminação racial, a discriminação contra as mulheres, a violação dos direitos das crianças.
	
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.
	
	O Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos adotado em 16 de dezembro de 1966.
	
	Os Pactos Internacionais de Direitos Civis e Políticos e de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, ambos de 1966.
	Respondido em 25/05/2020 13:08:11
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Com relação à proteção internacional dos direitos humanos, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I ¿ A pretensão de um sistema universal de direitos humanos busca proteger o cidadão contra seu próprio Estado nacional. II ¿ O Direito Internacional dos Direitos Humanos surge com maior intensidade no Segundo Pós-Guerra, como resposta às atrocidades cometidas durante o nazismo.
		
	
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
	
	as duas assertivas são falsas
	
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
	
	a assertiva I é falsa, porém justifica a assertiva II
	 
	ambas assertivas são verdadeiras
	Respondido em 25/05/2020 13:09:03
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Tendo em conta a Emenda Constitucional nº 45, de 2004, em relação à incorporação ao direito interno e à respectiva posição hierárquica dos tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil, é correto afirmar: (DPE-SP/2010/FCC)
		
	
	O Supremo Tribunal Federal firmou jurisprudência entendendo que os tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil nos termos da Emenda Constitucional no 45 possuem natureza supralegal e infraconstitucional.
	
	Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos ratificados pelo Brasil previamente à edição da Emenda Constitucional no 45 deixaram de integrar o direito interno.
	 
	Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que vierem a ser aprovados por três quintos dos votos dos membros de cada Casa do Congresso Nacional terão força de emendas constitucionais.
	
	O Supremo Tribunal Federal firmou jurisprudência entendendo que os tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil previamente à edição da Emenda Constitucional no 45 possuem natureza materialmente constitucional.
	
	Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que haviam sido aprovados pelo Congresso Nacional previamente à edição da Emenda Constitucional no 45 foram equiparados às emendas constitucionais.
	Respondido em 25/05/2020 13:11:50
	
Explicação: De fato, os tratados internacionais de direitos humanos que forem aprovado pelo procedimento especial prescrito no art. 5º, §3º, CF terão força de emenda constitucional (ou norma constitucional).
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na hipótese de inadimplência do Estado brasileiro, condenado ao pagamento de quantia certa pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, deverá o interessado (XIV Exame de Ordem)
		
	
	reivindicar pelo processo vigente no país, porque as sentenças proferidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos são desprovidas de executoriedade.
	
	NRA
	 
	executá-la perante a Justiça Federal pelo processo interno vigente para a execução de sentenças contra o Estado.
	
	pedir que os autos do processo sejam encaminhados ao Conselho de Segurança da ONU para a imposição de sanções internacionais.
	 
	postular perante a Corte a intimação do Estado brasileiro para efetuar o pagamento em vinte e quatro horas ou nomear bens à penhora.
	Respondido em 25/05/2020 13:13:11
	
Explicação: letra A - Art. 68, nº 2, da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica).
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(DPESP -2007) A respeito do Tribunal Penal Internacional, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Além de sanções de natureza penal, pode determinar a reparação às vítimas de crimes e respectivos familiares.
	 
	Suas penas estão limitadas à prisão por 30 anos, podendo ser aplicada excepcionalmente a pena de morte, quando justificada pela extrema gravidade do crime e pelas circunstâncias pessoais do condenado.
	 
	Tem natureza permanente e pode ser acionado em face do cometimento dos crimes contra a humanidade, de genocídio, e de guerra, os quais obedecem aos princípios da legalidade e anterioridade penal.
	
	Tem competência para apreciar denúncias de cometimento de crimes contra os direitos humanos praticados por agentes públicos, sem distinções baseadas em cargo oficial.
	
	Sua jurisdição é adicional e complementar à dos Estados, cabendo a estes a responsabilidade primária quanto ao julgamento das violações de direitos humanos.
	Respondido em 25/05/2020 13:17:11
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos, também nominada de Universal Declaration of Human Rights, foi adotada e proclamada, em Paris, França, no dia 10 de dezembro de 1948. Assim sendo, é correto afirmar que se trata de um (uma):
		
	 
	Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), sem força de lei, no sentido estrito da palavra.
	
	Documento pactuado entre os Estados signatários, com força normativa.
	
	Protocolo Adicional à Carta Internacional dos Direitos Humanos.
	
	Tratado ou Convenção Internacional, com força cogente.
	
	Acordo do tipo Umbrella Treaty, sem força vinculante.
	Respondido em 25/05/2020 13:19:05
	
Explicação:
a Declaração Universal de Direitos Humanos não é um tratado (isto é um documento pactuado entre os Estados signatários), mas se trata de uma resolução da Assembleia Geral da ONU, sem força de lei, no sentido estrito da palavra.

Continue navegando

Outros materiais