Buscar

EconomiaeMercado_Atividade1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDANTE: Angélica Kenia Gomes Soares Viana ________________________________________________________________________
CURSO: Técnico em Administração EAD ____________________________________________________________________________________________
DISCIPLINA: Economia e Mercado ________________________________________________________________________________________
DOCENTE: __________________________________________________________________________________________
	NOTA
______
Pesquise sobre a taxa básica de juros (Taxa Selic) que é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e faça uma relação de como isso pode impactar o dia a dia das pessoas e a taxa de juros que será paga pelos cidadãos e empresas.
Taxa Selic é o parâmetro utilizado pelos bancos para determinar a taxa de juros dos empréstimos que eles fazem uns aos outros. Ela ajuda no controle da inflação e na estabilização da economia brasileira, pois representa o preço que se paga pelos juros no país.
Quando a Selic está em alta, os investidores e os bancos são os maiores beneficiados, pois o governo passa a obter mais crédito vindo dos bancos. E os créditos concedidos a população nesse período se torna mais alto, fazendo com que assim o retorno seja mais vantajoso. Já para a população, a alta faz com que as compras parceladas fiquem mais caras.
Quando a Selic está em queda os bancos emprestam menos dinheiro para o Estado, e passa a liberar mais empréstimos para as pessoas, pois os juros comerciais se tornam mais atraentes do que a própria taxa Selic. Sendo assim, os maiores beneficiados pela queda é a população.
O Comitê de Política Monetária utiliza a Selic como uma forma de controlar o excesso de dinheiro em circulação, evitando assim uma possível desvalorização da moeda.
Geralmente quando se quer aumentar o consumo, são feitos cortes na taxa Selic, pois assim os juros tendem a baixar juntamente, fazendo com que as pessoas busquem mais empréstimos, aumentando assim a circulação do dinheiro.
Fonte:
Acesso em 16/04/2020, as 10:40. Site: https://blog.rico.com.vc/o-que-e-taxa-selic
Acesso em 16/04/2020, as 11:20. Site: https://financaspessoais.organizze.com.br/o-que-e-a-taxa-selic-entenda-como-ela-afeta-sua-vida/
2

Outros materiais