Buscar

avaliação final objetiva fundamentos históricos de direito

Prévia do material em texto

O processo de expansão comercial europeu, chamado de "colonização", se insere no momento de superação do modo de vida medieval,
quando um grupo ascendente e enriquecido - burguesia mercantil - orquestra as transformações econômicas, sociais e políticas que culminam com a formação dos Estados Modernos e consolidação do capitalismo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os elementos essenciais para a compreensão da relação colônia-metrópole, com a consequente criação de um aparato jurídico:
	 a)
	Com a existência de forças políticas autônomas e distintas - os nobres, os vassalos e a Igreja - sem um poder centralizador, o mundo medieval vai se consolidando com ordens jurídicas distintas e concorrentes em um mesmo
espaço geográfico.
	 b)
	A expansão da economia europeia mercantil e o esforço dos Estados Modernos metropolitanos em transformar as colônias em instrumentos de expansão desse poder.
	 c)
	Os reinos bárbaros acabam por "personalizar" a lei e a prática da justiça, invocando-se a condição individual
dos sujeitos para a aplicação da lei.
	 d)
	A aristocracia que se autoatribuiu o direito à propriedade obrigava uma massa de trabalhadores a cultivar suas terras e não poderiam abandoná-las.
	2.
	Modernidade é uma etapa civilizatória que veio, no mundo europeu, a suceder a Idade Média. Nesse novo momento, dentre outros eventos, há a consolidação dos Estados Nacionais. Cria-se, assim, uma forma inédita de poder. Sobre as características dessa forma de poder, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Dissolução e fragmentação do poder político e jurídico.
	 b)
	Consolidação do corporativismo jurídico.
	 c)
	Centralização política e jurídica.
	 d)
	Criação do clientelismo.
	3.
	A partir de estudos arqueológicos, é possível afirmar que a última espécie humana sobrevivente desde o Paleolítico Superior - em torno de 9 mil anos - tiveram as relações sociais, unidas por complexas redes de parentesco, tornando-se hierarquizadas e a realização de tarefas cotidianas, como irrigação, cultivo e colheita, foi dando lugar a formas de organização social com poderosos mecanismos unificadores de comportamentos, que se transformam em normas de controle. Sobre alguns avanços tecnológicos da época, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não haviam técnicas de irrigação e hidráulica.
	 b)
	A astronomia, para estabelecer um calendário preciso no controle da agricultura, da matemática e da hidráulica para as obras de irrigação e construção, torna-se patrimônio intelectual.
	 c)
	O avanço da agricultura impede a produção de excedentes econômicos.
	 d)
	Não houve o desenvolvimento da agricultura e os animais não foram domesticados.
	4.
	Com a independência política brasileira, em 1822, a tarefa urgente passa a ser a criação do Estado nacional. Para tanto, é necessária a criação de um corpo administrativo e burocrático autônomo. No sentido de atender tal objetivo, o que foi criado?
	 a)
	Criaram-se os primeiros cursos de direito no Brasil, em 1827.
	 b)
	Criaram-se as cortes judiciais.
	 c)
	Foi realizado o primeiro acordo de cooperação internacional entre o Brasil e a Inglaterra.
	 d)
	Fundaram-se as primeiras escolas jurisprudenciais autônomas.
	5.
	Ao longo da história, as religiões serviram a diferentes necessidades sociais, políticas e econômicas, influenciando comportamento e provocando fortes interferências na cultura vigente. Sobre as principais características do cristianismo, classifique V para as sentenças  verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O cristianismo encontra um fértil terreno entre os empobrecidos por ser portador de ideais e formas de comportamento que uniam pessoas divididas e fragmentadas pelo poder imperial romano, que privava as pessoas de qualquer esperança. 
(    ) O cristianismo foi visto pelos indivíduos mais cultos da época como uma espécie de reavivamento da relação entre o divino e o humano.
(    ) As práticas "pagãs" sobreviveram ao cristianismo adaptando-se a ele, a exemplo de rituais como procissões, invocação de santos, festas religiosas que substituíram as pagãs.
(    ) Os rituais adotados pelos convertidos - era adoração por vários deuses - faziam com que houvesse desconfiança. Era uma crença aberta a escravos e senhores, homens e mulheres, que pregava a igualdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	Em diferentes etapas da história política de Roma encontramos distintos momentos do direito. Os períodos da historiografia jurídica romana são divididos em Período da Realeza (da origem a 510 a.C.), República (510 a.C. a 27 a.C.), Principado (27 a.C. a 285 d.C.) e Baixo Império (285 a 585 d.C.). Sobre o período em que se deu a grande sofisticação do direito, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No Período da Realiza.
	 b)
	Na República.
	 c)
	No Baixo Império.
	 d)
	Após a queda do Império Romano.
	7.
	O Direito Canônico é um conjunto de normas jurídicas que regulam o modo de vida cristã, elaborado por um grupo de intelectuais - os canonistas - cujo papel é o de auxiliar o poder papal a elaborar um sólido conjunto de legislações. Com Gregório VII, firma-se o poder político da Igreja, levando a uma ampliação das antigas normas. Paulatinamente é elaborado um importante Código que servirá de fundamento jurídico da Igreja até os dias de hoje. Sobre esse código, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Trata-se do Corpus Iuris Papalis.
	 b)
	Trata-se do Código de Bartolomeu.
	 c)
	Trata-se do Corpus Iuris Canonici.
	 d)
	Trata-se do Corpus Iuris Civile.
	8.
	As revoluções burguesas e o absolutismo ilustrado, que na Europa abriam as portas para compreender o humano como valor fundamental da sociedade, encontravam um forte contraste com o sistema colonial brasileiro, cuja marca era a violência imposta aos trabalhadores escravizados e a dinâmica contraditória da relação metrópole-colônia, que acabou por definir um espaço subjugado. Apesar das resistências contra a centralização que receberam golpes fatais, quer pelas mãos diretas das milícias reais, quer de seus braços locais. Assinale a alternativa CORRETA em que apresenta o ano em que o Brasil tornou-se independente de Portugal:
	 a)
	1722.
	 b)
	1700.
	 c)
	1800.
	 d)
	1822.
	9.
	A passagem das formas arcaicas de sociedade para as primeiras grandes civilizações está relacionada ao surgimento das cidades, à invenção e ao domínio da escrita, ao advento do comércio e ao uso de moeda. Sobre os povos do Oriente Próximo que se destacaram, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Egito; Mesopotâmia; Hebreus.
	 b)
	Egito; Mesopotâmia; Babuínos.
	 c)
	Marrocos; Mesopotâmia; Hebreus.
	 d)
	Irã; Mesopotâmia; Hebreus.
	10.
	As instituições jurídicas nacionais, bem como a cultura jurídica que norteia o agir dos profissionais do Direito no Brasil, reproduzem as concepções elaboradas e transmitidas ao longo de nossa formação histórica. A formação dessa cultura, que carrega em si limites e contradições profundas, encontra suas raízes históricas em um momento específico da história do século XVI. Acerca de tais características do direito brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Resultam do processo de aculturação e miscigenação entre os povos nativos e os portugueses.
	 b)
	Foram elaboradas desde o direito grego antigo.
	 c)
	São bastante recentes, uma vez que possuem sua origem na Constituição Federal de 1988.
	 d)
	Possuem sua origem no processo de colonização lusitana vinculadas aos interesses colonialistas.

Continue navegando