Buscar

Romances Urbanos e de Costumes

Prévia do material em texto

Romance Parte 1 – Conhecimentos prévios
2. Você conhece algum romance urbano ou de costumes? Sobre o que eles costumam tratar?
Os romances urbanos e de costumes normalmente tratam a temática social, normalmente tecendo críticas aos hábitos e costumes das sociedades.
3. Considerando as informações apresentadas nas questões, o que você espera encontrar neste trecho da obra?
No trecho da obra provavelmente será encontrado um exemplo da temática dos romances urbanos e de costumes.
Romance Parte 2 – Entendimento do texto
1. De acordo com o texto, o que levou o menino a se manter na igreja?
Foi os benefícios que isso lhe proporcionaria, como poder participar das festividades, soltar a fumaça nas senhoras, fazer traquinagens, etc.
2. Quais foram reais motivos que o levaram a ser sacristão?
A possibilidade de estar próximo ao seu amigo e se divertir.
3. Que argumentos ele usou para convencer o padrinho a esse respeito?
Os argumentos foram de que isso era realmente o que ele queria, e que seria muito bom
4. Assim como em O Noviço, de Martins Pena, também escrito no século XIX, a obra Memórias de um sargento de milícias, aborda questões ligadas à ausência de valores morais. Reescreva um trecho do texto que represente uma situação amoral e comente sobre ela.
O menino ter desejando obter benefícios na posição de padre em vez de desejá-la genuinamente.
Conectivos – Questões
1. Ao falar sobre as estripulias da personagem e sobre como o padrinho é enganado pelo afilhado, o autor emprega vários períodos compostos. Releia o primeiro parágrafo e identifique alguns exemplos. Para isso, relembre:
O questionamento acima faz referência à obra intitulada "Memória de um Sargento de Milícias", onde Manuel Antônio de Almeida retrata a sociedade fluminense do século  XIX, desenvolvendo a figura do "Malandro", representado pelo personagem Leonardo.
Abandonado pelo pai e pela mãe, que foge para Portugal, Leonardo é adotado pelo Barbeiro, seu padrinho, que tem que arcar com os engana mentos e estripulias realizadas por Leonardo no decorrer da obra.
2. É possível inferir que um motivo para esse emprego se deve ao fato de o autor querer dar detalhes sobre as ações das personagens, a fim de mostrar bem o caráter do afilhado e o seu comportamento. Volte ao texto e comente sobre essa hipótese.
o poema analisado retrata dois mundos, duas realidades diferentes. explique que realidades são essas e a quais personagens do poema se referem.
3. Releia o trecho extraído do texto. Quantas orações há? Separe-as, destacando o elemento que as une. À custa de muitos trabalhos, de muitas fadigas, e sobretudo de muita paciência, conseguiu o compadre
 que o menino frequentasse a escola durante dois anos e que aprendesse a ler muito mal e escrever ainda pior.
Nesse trecho há 4 orações, pois há 4 verbos.
Separando e destacando os elementos que une as orações:
"a custa de muitos trabalhos, de muitas fadigas, e sobretudo de muita paciência / conseguiu compadre / que o menino frequentasse a escola durante dois anos / e que aprendesse a ler muito mal / e escrever ainda pior."
4. Além do conectivo “que” unindo as orações, aparece também outro elemento de ligação. Qual é ele e que efeito de sentido seu emprego atribui ao período?
O outro elemento de ligação é a conjunção "e", que atribui o sentido de adição.
5. Veja, agora, outros períodos compostos e diga qual o tipo de relação os conectivos em destaque estabelecem entre as orações. Confira as possibilidades de relações que podem ser estabelecidas: adição, alternância, causa, consequência, explicação, oposição, tempo, modo, lugar, finalidade, conclusão.
A) porém, tem sentido de oposição.
B) Afinal, tem sentido de adição
C) Assim que, indica tempo
D) E, indica adição
6. Veja o período abaixo. Acabada a festa, dirigiu-se ao mestre-de-cerimônias, e fez uma enorme queixa, que custou aos dois uma tremenda sarabanda. a) Separe-o em orações e circule os conectivos. b) Escreva-as abaixo, de acordo com o que se pede:
a) As orações e os conectivos:
"Acabada a festa, / dirigiu-se ao mestre-de-cerimônias, / e fez uma enorme queixa, / que custou aos dois uma tremenda sarabanda."
b) • Oração que indica ideia de tempo => "acabada a festa"
Reescreva-a, mantendo a mesma relação de temporalidade:
"quando a festa acabou"
• Oração que indica ideia de adição => "e fez uma enorme queixa"
• Oração que explica um termo anterior => "que custou aos dois uma tremenda sarabanda"
4.1

Continue navegando