Buscar

Questões para estudo Gestalt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

José Nilton Sousa da Silva – 1° período de psicologia – matutino
Professora Maila.
Questões para estudo:
1- Explique as diferenças entre a revolta da Gestalt e a dos Behavioristas contra a psicologia de Wundt. 
Resp: A revolta da Gestalt contra a psicologia de Wundt se dava porque ele afirmava que a percepção dos objetos era meramente a soma ou a junção dos elementos formando-se uma espécie de pacote, insistiam em alegar que, ao se combinarem, os elementos sensoriais formaria um novo padrão ou uma nova configuração enquanto que os Behavioristas recusavam-se em reconhecer o valor do conceito de consciência na psicologia cientifica.
2- O que os psicólogos da Gestalt queriam dizer com a expressão “o todo é diferente da soma das partes” e “há mais na percepção do que os olhos veem”? 
Resp: expressão “o todo é diferente da soma das partes”
“há mais na percepção do que os olhos veem” queriam dizer que a percepção vai muito além dos elementos sensoriais dos dados físicos básicos proporcionados aos órgãos dos sentidos.
3- Descreva os antecedentes históricos da psicologia da Gestalt. Qual foi a contribuição de Brentano e Ehrenfels:
Resp: A base da posição da Gestalt, ou seja, o enfoque na unidade da percepção, encontra-se no trabalho do filosofo Immanuel Kant, Kant alegava, que quando percebemos o que chamamos de objeto encontramos os estados mentais que perecem compostos de partes e pedaços, essa ideia é semelhante a proposta dos elementos sensoriais defendidas pelos empiristas ingleses associacionistas. a contribuição de Brentano foi no sentido de propor à psicologia o estudo do ato da experiência, ele considerava artificial a introspecção utilizada por Wundt e defendia uma observação menos rígida e mais direta da experiência na forma como ela ocorre, na visão de Brentano estava mais próxima dos métodos mais recentes dos psicólogos da Gestalt, já Ehrenfels foi o maior incentivador para o movimento da Gestalt, estudou as ideias de Mach e propôs qualidades de experiência que não podem ser explicadas como combinações de elementos sensoriais e chamou essas qualidades de Gestalt ( qualidades de forma), que são percepções baseadas em algo além da aglutinação de sensações individuais. 
4- O que a Escola de Graz propôs e contribuiu para o declínio da sensação?
Resp: A Escola de Graz propôs ser necessária uma atividade intelectual de produção de relações entre elementos sensíveis. Sendo produtos da atividade intelectual e não da excitação sensorial provocada pelos estímulos físicos. Sim porque a Escola de Graz afirma a possibilidade de que as relações alterem as sensações.
5- O que é o fenômeno phi? Como ele é produzido? Por que a psicologia wunditiana não conseguia explicá-lo?
Resp: É a ilusão de dois focos fixos de luz piscante então em movimento de um lado para o outro, nessa produção envolvia o movimento da percepção aparente, através de um intervalo entre as luzes de 60 milissegundos, eles enxergavam um único feixe de luz que parecia se mover de uma fenda a outra, voltando novamente ao lugar. a psicologia wunditiana não conseguia explicá-lo porque para Wundt toda experiência consciente era passível de análise em elementos sensoriais portanto não teria como explicar a percepção do movimento aparente como a soma de elementos individuais, quando os elementos eram simplesmente duas fendas fixas de luz. 
6- Descreva alguns princípios da organização perceptual:
Resp: Proximidade, em que as partes próximas umas das outras no tempo e no espaço parecem unidas e tendem a ser percebidas juntas ; continuidade, quando há uma tendência de a nossa percepção seguir uma direção para conectar os elementos de modo que eles pareçam contínuos ou fluir em uma direção específica; Semelhança, as partes similares tendem a ser vistas juntas, formando um grupo; Preenchimento, há uma tendência da nossa percepção em completar as figuras incompletas, de preencher as lacunas; Simplicidade, há uma tendência de vermos a figura como tendo boa qualidade sob as condições de estímulos; Figura/Fundo, há uma tendência de organizar as percepções do objeto sendo visto e do fundo (a base) sobre a qual ele aparece. A figura aparece mais substancial e também a destacar-se do fundo.
7- De que forma os estudos da constância perceptual sustentam o ponto de vista da Gestalt?
Resp: através do estudo da percepção do movimento aparente, sendo assim através do principio da organização perceptual em que Wertheimer alegava que percebemos os objetos do mesmo modo que observamos o movimento aparente, como unidades completas e não como agrupamentos de sensações individuais.
8- Como o aprendizado pelo insight difere da aprendizagem por tentativa e erro descrita pelo Behaviorismo?
Resp: na visão da Gestalt o organismo deve esta apto para receber as relações entre as varias partes do problema antes que a aprendizagem por insight ocorra e também através dos estudos a respeito do insight reforça a ideia da Gestalt de que a aprendizagem envolve a reorganização ou restruturação do ambiente psicológico do individuo.
9- De que maneira Wertheimer aplicou os princípios de aprendizagem da Gestalt ao pensamento criativo dos humanos?
Resp: através do processo de pensamento infantil na solução de problemas de geometria até processos cognitivos complexos como o do físico Albert Einstein na elaboração da teoria da relatividade 
10- Como o isomorfismo psicofísico relaciona a percepção ingênua para dar conta de explicar aquilo que ocorre no plano das vivências como não sendo uma experiência psicológica natural?
Resp: *A relação isomórfica entre o psíquico, o fisiológico e o físico marca um monismo de princípios de tal modo que, no plano das explicações finais, há apenas um universo de discurso sobre o qual se situam as ciências naturais.
*Na psicologia pode-se partir da experiência do vivido para se chegar às propriedades do campo fisiológico que a fundamentam. A Escola de Berlim pretende integrar a psicologia no domínio das ciências naturais, sem que com isso seja necessário abrir mão das noções de significação, valor e ordem explicitadas no fato descritivo.
*Através da tentativa de desenvolver uma teoria sobre correlatos neurológicos subjacentes das gestaits percebidas, descreviam o córtex cerebral como um sistema dinâmico, em que os elementos dinâmicos interagem em um determinado momento.
11- Qual a importância dos trabalhos de Kurt Lewin para a psicologia?
Resp: O desenvolvimento da dinâmica de grupo e para as pesquisas na área de motivação social e o de ter deslocado as pesquisas em psicologia do espaço restrito dos laboratórios para o contexto social. Centrado na tese gestaltista que afirmava a importância do todo sobre as partes, produzindo grande impacto na psicologia social americana.

Outros materiais