Buscar

GENEROS DISCURSIVOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os gêneros do discurso são um elemento fundamental no processo de produção de textos, porque são os responsáveis pelas formas que estes assumem. Esses detalhes é o que determinam a que tipo de gênero cada texto pertence e dependendo de cada região do país a linguagem informal pode mudar de acordo com a cultura e sotaque existente, influenciando no seu modo de se comunicar e de como são visto em outras partes do país. Exemplos de alguns gêneros formais e informais:
Gênero jornalístico: os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo. Exemplo:
“A polícia prendeu cerca de 50 pessoas suspeitas de envolvimento em cinco quadrilhas especializadas em homicídios, assaltos, tráfico de drogas e de armas, entre outros crimes”.  
Gênero jurídico: é uma linguagem mais formal, geralmente utilizado por pessoas do ramo do poder judiciário e advogados. Como por exemplo nas petições, procurações, contratos.
.        “Parágrafo único - O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho, naquilo em que não for incompatível com os princípios fundamentais deste”.
Gênero literário: é geralmente dividido, desde a antiguidade, em três grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Geralmente encontrado em textos de novela, romance, crônicas.
Gênero interpessoal: é a maneira de se relacionar mais fácil com a outra pessoa abreviando palavras, com comunicação informal, inserindo caracteres, geralmente utilizado em mensagens da internet. Exemplos:
Vc - você
Tbm - também
Eh - É
A região escolhida é o Nordeste. Com seus diversos sotaques, palavras, gírias e costumes linguísticos, é, sem sombra de dúvida, a região mais afetada pelo preconceito linguístico. O jeito de expressar-se e até a maneira de falar tornam-se motivos para discriminação por parte de outras regiões do território nacional, com ênfase pro Sudeste e Sul do país. Estes preconceitos, que têm com função ridicularizar os nordestinos, trazem uma diminuição do seu povo, fazendo com que outras regiões agreguem as diferenças à falta de conhecimento, inteligência e incapacidade.
Exemplo de palavras e expressões da região.
 ixi Maria = interjeição de espanto, contraindo o termo Virgem Maria.
 jerimum = abóbora.
aperreado = angustiado, estressado.

Outros materiais