Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO 1 2

Prévia do material em texto

: DIREITO ADMINISTRATIVO I   
	Aluno(a
	Matríc.: 
	Acertos: 0,4 de 0,5
	
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Analista Executivo ¿ 2013 ¿ Cespe) Caso determinada comunidade, desejando comemorar o aniversário de seu bairro, decida solicitar o fechamento de uma rua para realizar uma festa comunitária, ele deve obter do poder público
		
	
	convênio.
	
	delegação.
	
	concessão.
	 
	autorização.
	
	permissão.
	Respondido em 25/05/2020 14:24:30
	
Compare com a sua resposta: Em relação à hipótese (a), tal não é possível, visto que a alteração unilateral dos contratos administrativos pela Administração Pública é de até 25 % para obras , serviços e compras e, excepcionalmente, de até 50 % para reforma de edifícios ou equipamentos, conforme art. 65, § 1º. No que tange a hipótese (b), tal é possível desde que haja acordo entra as partes, na forma do art. 65, § 2º, II.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre a extinção do ato administrativo, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Anulação é o desfazimento do ato por razões de ilegalidade, e pode ser feita pela Administração;
	
	Caducidade é a retirada do ato quando este esgotou seu conteúdo jurídico.
	
	Cassação decorre do desaparecimento do sujeito ou do objeto do ato.
	
	Revogação ocorre por motivo de invalidade do ato e pode ser efetivada pela Administração e pelo Poder Judiciário.
	
	Invalidação se dá por razões de conveniência e oportunidade da Administração.
	Respondido em 25/05/2020 14:11:44
	
Compare com a sua resposta: EMENTA: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Ato administrativo. Licitação. Concessão de exploração do serviço de radiodifusão de sons e imagens em certa cidade. Revogação do processo licitatório antes do início da fase de qualificação das propostas. Licitude. Interesse público declarado e reconhecido. Superveniência de fatores que recomendavam a prática do ato discricionário. Inexistência de ofensa a direito subjetivo dos concorrentes habilitados. Não incidência do art. 5º, LV, da CF, nem do art. 49, § 3º, da Lei nº 8.666/93. Mandado de segurança denegado. É lícito à administração pública, com base em fatos supervenientes configuradores do interesse público, revogar motivadamente, mas sem audiência dos concorrentes habilitados, procedimento de licitação antes do início da fase de qualificação das propostas. RMS 24188 / DF - DISTRITO FEDERAL RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Adaptação OAB/Exame Unificado) - As agências reguladoras, na qualidade de autarquias:
		
	
	podem ser criadas por decreto.
	
	podem ter suas decisões alteradas ou revistas por autoridades da administração a que se subordinem.
	
	não dispõem de função normativa.
	
	As autarquias e as fundações, integrantes da administração indireta, tem em comum o fato de que ambas são entidades cooperativas.
	 
	estão sujeitas a tutela ou controle administrativo exercido pelo ministério a que se achem vinculadas, nos limites estabelecidos em lei.
	Respondido em 25/05/2020 14:12:12
	
Compare com a sua resposta: Resposta Sugerida: No âmbito da questão o aluno deverá coadunar o entendimento da despersonificação dos órgãos públicos, bem com a possibilidade de demanda em face do próprio município, dada a responsabilidade do artigo 37, § 6º, objetiva, ante a demanda indenizatória por danos morais e materiais, bem como dano estético, valendo-se das sábias lições do Douto professor Sergio Cavalieri ante ao seu programa de Responsabilidade Civil.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(FCC- 2012 - TCE-AP - Técnico de Controle Externo) O denominado mérito do ato administrativo discricionário corresponde:
		
	
	aos aspectos passíveis de controle pelo Poder Judiciário, que pode anular o ato que não atenda à conveniência administrativa.
	
	à avaliação de eficácia e efetividade da ação da Administração em face da situação concreta.
	
	à análise de adequação do ato com os requisitos de validade previstos em lei.
	
	ao espaço de liberdade de ação da Administração, no que diz respeito à motivação, finalidade e competência para a prática do ato.
	 
	às razões de conveniência e oportunidade levadas em conta pela Administração para a sua edição.
	Respondido em 25/05/2020 14:34:43
	
Compare com a sua resposta: São cláusulas que proporcionam certas prerrogativas à Administração, vez que ela age em nome do interesse coletivo.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Marque a alternativa correta:
		
	 
	O candidato com visão monocular e/ou surdez unilateral, segundo o STJ, pode ser enquadrado como deficiente físico para participação em concurso público.
	
	O STF entende que o portal da transparência é inconstitucional, uma vez que quebra a intimidade e a segurança do servidor público.
	
	A cláusula de barreira de concursos públicos permite a Administração estabelecer limitações para os candidatos nomeados em certames, em decorrência da ausência de capacidade técnica exigida no edital, e tal cláusula é considerada constitucional pelo STF.
	
	A Lei de Licitação (Lei 8.666/93) estabelece como penalidades para o descumprimento do contrato: a Advertência, a multa, a suspensão de contratar de 2 (dois) anos, e a declaração de inidoneidade de 2 (dois) anos.
	 
	 A função típica do Poder Legislativo é inovar o direito com normas gerais e abstratas, ao passo que a função típica do Poder Executivo é executar atividades de forma direta, concreta e imediata, podendo, contudo, quando determinado em lei, estabelecer atos administrativos gerais e abstratos.
	Respondido em 25/05/2020 14:31:34
	
Compare com a sua resposta: O examinando deve indicar que, conforme previsão constante do Art. 17, I, ¿e¿, da Lei nº 8.666/1993, é dispensada a licitação para a venda de um bem imóvel a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo. Portanto, não é necessária a licitação. B) O examinando deve indicar que é possível a locação com dispensa de licitação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia, conforme previsão expressa do Art. 24, X, da Lei nº 8.666/1993

Continue navegando