Buscar

Como fazer uma resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMO FAZER UMA RESENHA
O que é e como fazer uma resenha descritiva?
A resenha descritiva, como o nome já diz, é um gênero textual que tem por finalidade relacionar e enumerar as propriedades relevantes de um objeto (ou seja, descrevê-lo), além das circunstâncias que o envolvem. Em geral, ela deve analisar uma obra ou evento para, então, servir de embasamento técnico e objetivo para outros trabalhos.
A característica mais importante da resenha descritiva é que ela não pode apresentar opiniões e julgamentos, positivos ou negativos, de quem a escreveu (que ficam reservados à resenha crítica).
Significa dizer que ela deve ser objetiva e impessoal, o que pode se provar uma tarefa difícil para quem não está acostumado com esse tipo de texto.
Algumas instruções sobre como fazer uma resenha descritiva podem facilitar a vida de quem precisa elaborar o embasamento técnico e objetivo de seu trabalho acadêmico.
Resenha descritiva acadêmica
A resenha descritiva acadêmica deve fazer um levantamento dos principais pontos, características, ideias e temas da obra ou evento. A descrição pode ser feita sob ótica social, pedagógica, artística ou de outra natureza.
Por se tratar de um texto acadêmico, deve buscar se aprofundar ao máximo e tentar esgotar as possibilidades de interpretação do objeto, ou seja, descrever todos os pormenores do objeto delimitado — ou todos os relevantes para o trabalho. Esse tipo de abordagem dará o melhor embasamento técnico e objetivo para o trabalho
 
O que abordar na resenha descritiva
A decisão do que abordar na resenha descritiva depende do quanto o seu autor ou autora pretende se aprofundar na análise do objeto.
Mas há alguns pontos que podem ser considerados mínimos, recomendados para qualquer resenha descritiva acadêmica:
Nome do autor (ou autores) da obra;
Título completo da obra, exatamente como apresentado na versão estudada (ou artigo);
Nome da editora ou coleção de que faz parte a obra (se for o caso);
Lugar e data de publicação;
Número de páginas e do volume, se houver mais de um;
Em caso de obra estrangeira, é recomendado informar o idioma original e o nome do tradutor.
Se o que está sendo descrito é um evento, deve-se oferecer o máximo de informações possíveis — data, local, envolvidos, etc — além da descrição dos fatos ocorridos.
A resenha descritiva acadêmica de uma obra deverá conter um resumo objetivo de seu conteúdo, os dados básicos já citados ainda pode incluir uma descrição sucinta da estrutura, como capítulos, índices, etc.
O resumo pode conter o assunto global da obra, o ponto de vista e a perspectiva, adotados pelo autor, o gênero, métodos e o tom utilizados, entre outras coisas que forem consideradas relevantes para o trabalho.
Não há tamanho definido para a resenha, mas entre 50 e 80 linhas é suficiente.
 
Oito passos para escrever uma resenha descritiva
Conhecer os principais passos a serem observados pode ajudar na tarefa de como fazer uma resenha descritiva adequada e que atenda aos critérios acadêmicos. Veja os pontos a serem seguidos:
Citar os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo ou as características do evento que será analisado;
Explicar do que se trata a obra ao leitor, descrevendo todo o conteúdo da obra a ser analisada de forma sucinta, em poucas linhas;
Descrever a estrutura da obra, falar sobre a divisão em capítulos, índices, seções, o foco da narrativa e outras informações relevantes;
Usar de três a cinco parágrafos para descrever o conteúdo e resumir de forma clara o texto abordado;
Argumentar e analisar a obra baseando-se em textos e conceitos de outros autores, fazendo comparações e explicações. Costuma-se usar três parágrafos para a análise, mas não há limite definido;
Descrever para quem a obra analisada pode ser útil, valendo-se de elementos sociais e pedagógicos e baseando-se em dados como idade, escolaridade, renda e outros;
Falar sobre o autor da obra — o escritor ou pesquisador —, sobre sua vida e obra, de forma breve;
Identificar-se: ao final, no último parágrafo, escrever seu nome e, se quiser, algum título, como “Acadêmico do curso de Letras da Universidade X”.

Outros materiais