Buscar

HOLDINGS

Prévia do material em texto

HOLDINGS 
Noções introdutórias 
Definição Holding
“To hold” = segurar, controlar. 
Holding é uma empresa que pode ser constituída com o objetivo de concentrar participações societárias e controlar outras empresas ou patrimônios a fim de desenvolver planejamentos financeiros estratégicos, além de reduzir custos e tributos. 
Possui em si, função administrativa e não produtiva ou comercial. 
Previsão Legal 
Lei N° 6.404 de 15 de dezembro de 1976 
Art. 2° §3° “º A companhia pode ter por objeto participar de outras sociedades; ainda que não prevista no estatuto, a participação é facultada como meio de realizar o objeto social, ou para beneficiar-se de incentivos fiscais” 
Para Adolpho Bergamini, a utilização da holding é uma forma de proteção patrimonial, uma vez que há riscos e custos elevados de se ter um patrimônio em nome de pessoas físicas. Assim, cria-se uma pessoa jurídica controladora do patrimônio e denominada holding patrimonial, em cujo nome constarão as expressões “Empreendimentos”, “Participações” ou “Comercial LTDA”
Vantagens e Riscos 
Exemplos práticos 
Silvio Santos Participações S/A
Essa holding é responsável pela administração do Grupo Silvio Santos que conta com mais de trinta empresas em seu portfólio, seis delas, de grande destaque, quais sejam: Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), TV Alphaville (sinal fechado), Jequiti Cosméticos, Liderança Capitalização (que administra Tele Sena), Hotel Sofitel Guarujá Jequitimar e Sisan Empreendimentos Imobiliários, e de acordo com a revista Forbes, a estimativa de receita anual do grupo era de US$ 2 bilhões em 2013.
Informações de Registro
CNPJ: 43.350.131/0001-01 - 43350131000101
Razão Social: Silvio Santos Participacoes S/a
Data da Abertura: 17/07/1972
Capital Social: R$ 265.989.658,39
Tipo: MATRIZ
Situação: ATIVA
Natureza Jurídica: Sociedade Anônima Fechada
Composição Societária 
Jose Roberto dos Santos Maciel – Diretor
Gilberto Lupo – Diretor 
Henrique Abravanel – Diretor 
Guilherme Stoliar – Presidente 
Marcello Sassatani - Diretor
Espécies de holding
De acordo com Gladston Mamede e Eduarda Cotta Mamede, as holdings, são classificadas em 3 espécies gerais: 
*Pura
*Mista
*Patrimonial 
Há ainda, a holding familiar, que como no exemplo da Silvio Santos Participações S/A, esta de caracteriza pelo fato de sua administração ser feita dentro de um contexto familiar, onde determinada família é a principal responsável para gerir e cuidar de seus negócios. 
Para Gladston Mamede e Eduarda Cotta Mamede, a holding familiar não é em si um tipo específico, mas sim, uma contextualização específica, por exemplo, pode ser uma holding pura ou mista, isso é indiferente, o que importa é sua marca característica: o fato de sua administração se enquadrar em um contexto familiar. 
Em virtude dos fatos supracitados, resta claro de que as holdings figura como um meio célere, quando o assunto é administração. É eficiente tanto no âmbito administrativo quanto no processual, trazendo em seu bojo maior seguridade e eficácia para gestão de empresas e patrimônios, contando também com vários benefícios tributários.
Por fim, tem-se que a holding é um sistema operacional de administração que chegou ao Brasil em 1976 com a Lei nº 6.404, e vem ganhando espaço e notoriedade no sistema administrativo das empresas brasileiras. 
Comprova-se a maior facilidade e eficiência para gerir e manter sob o controle os negócios de determinadas empresas, o exemplo já usado, da Silvio Santos Participações S/A .

Continue navegando