Buscar

10 TESTE DE CONHECIMENTO RELAÇÕES HUMANAS

Prévia do material em texto

(
1
a 
Questão
)
Um policial foi chamado para conter um homem que insistia em acusar outro homem de furto. Ao chegar ao local, o policial se deparou com um morador de rua, de aproximadamente 30 anos, de posse de um objeto feito artesanalmente de madeira e que insistia que o objeto havia sido feito por ele. O homem que o acusava, por sua vez, argumentava que não era possível que o objeto não fosse fruto de furto, já que um morador de rua não tem inteligência suficiente para produzir uma obra de arte.
A partir da compreensão dos estudos atuais sobre inteligência, assinale a explicação correta.
A acusação do homem é coerente porque sabemos que o ambiente determina a inteligência. Assim, pessoas que vivem em situação de rua são menos inteligentes e incapazes de produzir objetos artísticos.
A justificativa para a acusação do homem é incorreta porque inteligência não tem nenhuma relação com ambiente.
A acusação do homem é incoerente porque a inteligência é uma função psicológica totalmente hereditária. Assim, o morador de rua poderia ser um artista.
A conclusão do homem sobre a evidência do furto está errada porque, ainda que as condições do meio influenciem a inteligência, fatores inatos também estão presentes. Assim, não há relação necessária entre pobreza e pouca inteligência.
De fato, é improvável que um morador de rua seja capaz de produzir uma obra de arte.
Explicação:
Não existem ainda estudos que comprovem a relação que existe entre pobreza e pouca inteligência. No caso apresentado, muitas são as causas que são capazes de explicar a competência para alguém, como um morador, chegar a construir um objeto de arte por ex., por isso ainda que as condições do meio possam influenciar a inteligência, fatores inatos também estão presentes.
 (
2
a 
Questão
)
Para a realização de uma missão, dois agentes de segurança foram requisitados. Bento foi escolhido principalmente por ser reconhecidamente um bom mediador de conflitos e ter a percepção aguçada das situações sociais e das intenções de terceiros. Por sua vez, a facilidade de associação e relacionamento e o sentido de cooperação foram determinantes na escolha de Torres.
Considerando as características de inteligência descritas, assinale a alternativa que apresenta corretamente os tipos de inteligência pessoal exibidas por Bento e Torres, respectivamente.
Interpessoal e emocional. Intrapessoal e emocional. Interpessoal e intrapessoal. Interpessoal e interpessoal. Intrapessoal e intrapessoal.
Explicação:
A inteligência interpessoal é a capacidade de entender e reagir corretamente em face de desejos, humores, temperamentos, idéias, valores, interesses e motivações de outras pessoas enquanto a inteligência intrapessoal transparece na capacidade do indivíduo para identificar as próprias emoções e sentimentos, dominando­as favoravelmente. No primeiro caso Bento se enquadra no modelo de inteligência interpessoal por ter a percepção aguçada das situações sociais e das intenções de terceiros. Por sua vez, a facilidade de associação e relacionamento bem o sentido de cooperação de Torres ilustram o modelo de inteligência intrapessoal
 (
3
a 
Questão
)
Estudos com gêmeos idênticos, fraternos, pessoas da mesma família e crianças adotadas apontam para uma signficativa correlação entre hereditariedade e resultados nos testes de inteligência. Por outro lado, estudos similares demonstram que ambientes sociais diferentes, acesso à cultura, condições nutricionais pré­natal e na primeira infância também impactam significativamente os testes.
Levando­se em conta os achados dos estudos sobre os primeiros anos de vida, pode­se concluir que
o ambiente é o fator mais determinante na organização e desenvolvimento da inteligência.
os testes de inteligência não são intrumentos confiáveis à medida que cada criança tem um modo de ser particular. apenas os estudos com gêmeos idênticos permitem compreender a natureza da inteligência.
existe um processo de interação entre fatores hereditários e ambientais na determinação dos padrões de inteligência. existe prevalência da hereditariedade sobre o ambiente na definição dos padrões de raciocínio das crianças.
Explicação:
Levando­se em conta estudos sobre os primeiros anos de vida, pode­se concluir que existe um processo de interação entre fatores hereditários e ambientais na determinação dos padrões de inteligência, havendo prevalência da hereditariedade sobre o ambiente na definição dos padrões de raciocínio das crianças
 (
4
a 
Questão
)
A inteligência é um dos processos que exerce maior influência nas relações humanas. Podemos dividir inteligência pessoal em dois subtipos, a saber:
 matemática e linguística. intrapessoal e interpessoal. musical e humanística. herdada e adquirida. corporal e emocional.
Explicação:
A Inteligência Interpessoal pode ser considerada como a habilidade, que, no processo interativo com as pessoas, possibilita compreendê­las, tentar interpretar seus comportamentos, deixando de lado conceitos antecipados enquanto a inteligência intrapessoal É relativa ao nosso interior. Sendo a habilidade de reconhecermos o que estamos sentindo para desenvolvermos padrões mentais definidos sobre nós mesmos.
 (
5
a 
Questão
)
O que intrigava Goleman ­ criador da teoria da inteligência emocional ­ e seus colegas de pesquisa era o fato de existirem muitas pessoas com QI alto, mas incapazes de terem sucesso na vida, ao mesmo tempo que algumas pessoas com QI mais modesto apresentavam grande sucesso. O autor chega então à conclusão de que o que falta a estas pessoas com QI elevado é a competência emocional. Ele então identifica cinco traços reconhecidos como fatores que contribuem para a inteligência emocional. Assinale a resposta que apresenta dois desses traços.
 Utilizar as emoções para se motivar e ignorar os motivos alheios.
Reconhecer as emoções de outras pessoas e administrar relacionamentos.
Utilizar as emoções para motivar as pessoas próximas e não reconhecer as próprias emoções. Conhecer as próprias emoções e administrar os conflitos dos outros.
Acreditar nas pessoas e conhecer suas emoções.
Explicação:
A dicotomia sugerida por Goleman surge a partir de conceitos centrais como EMOÇÃO e inteligência, pois hora se apresentam como constituintes, ora como funções separadas. Baseado no que o autor afirma, por vezes torna­se difícil ver a "mente emocional" como inteligência ou como se fosse um mesmo fenômeno: "Na verdade temos duas mentes ­ a que raciocina e a que sente." Ele chega então à conclusão de que o que falta a pessoas com QI elevado é a competência emocional. Ele então identifica cinco traços reconhecidos como fatores que contribuem para a inteligência emocional. Dentre eles, destacam­se: o reconhecer das emoções alheias e capacuidade para administrar relacionamentos.
Gabarito Coment.
 (
6
a 
Questão
)
Com relação ao conceito de inteligência, assinale a alternativa correta.
A inteligência é 100% determinada pela genética.
A pessoa que não atinge o sucesso profissional carece de inteligência.
Todos, sem exceção podem atingir o nível máximo em termos de inteligência. Inteligência emocional contribui para o sucesso profissional.
As pessoas mais inteligentes são aquelas que tiram notas altas em matemática.
Explicação:
Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, bem como capacidade de lidar com eles, contribuindo dessa forma para o sucesso profissional.
Gabarito Coment.
 (
7
a 
Questão
)
A inteligência pode ser compreendida de diversas maneiras. Cada pensador ou teoria aborda este processo psicológico de uma forma específica. Para Piaget, a inteligência pode ser comprendida:
 uma condição genética herdada dos genitores. adaptação a novas situações.
resultado final na escala de avaliação de inteligência acima de 100 pontos. resultado da acomodação a novas situações.
um atributo que deveria ser quantificado por escalas de QI.
Explicação:
A inteligênciapode ser compreendida de diversas maneiras. Cada pensador ou teoria aborda este processo de uma forma específica. Para Piaget, a inteligência pode ser comprendida como uma condição genética herdada dos genitores. mediante a adaptação a novas ideias ou situações ...
Gabarito Coment.
 (
8
a 
Questão
)
Rodrigues é um profissional de segurança pública e foi designado para atender uma ocorrência por causa de algumas características pessoais. Segundo avalia seu superior hierárquico, Rodrigues tem facilidade em compreender e identificar suas próprias emoções e em lidar com elas de forma adequada às várias situações e aos seus objetivos pessoais.
Podemos dizer que o profissional utiliza, principalmente, o tipo de inteligência pessoal chamado
Inteligência múltipla. Inteligência emocional. Inteligência cinestésica. Inteligência interpessoal. Inteligência intrapessoal.
Explicação:
A inteligência intrapessoal é a capacidade do indivíduo de identificar as próprias emoções e sentimentos, dominando­as favoravelmente. De acordo com o psicólogo Howard Gardner, o cérebro humano possui 9 tipos de inteligência, podendo ter um ou mais dois tipos melhores desenvolvidos do que os outros.
Gabarito Coment.

Continue navegando