Buscar

Trabalho Monitória e Restauração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	PROCESSO CIVIL 
	Professor:
	Priscilla Guimarães
	ATIVIDADE
	TRABALHO – MONITÓRIA E RESTAURAÇÃO
	Turma: 9A
AULA 21/05 – DATA DA ENTREGA DO TRABALHO
1 - O prazo para a propositura de ação monitória de título de crédito prescrito é (TJ-SP - Juiz Substituto)
a) imprescritível
b) 3 anos
c) 5 anos 
d) 10 anos
2 - Marque a alternativa incorreta. (UEM - 2018 - UEM - Advogado)
a) A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita com eficácia de título executivo, ter direito de exigir do devedor capaz.
b) Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu poderá, até ser proferida a sentença, oferecer oposição contra ambos.
c) O procedimento de jurisdição voluntária terá início por provocação do interessado, do Ministério Público ou da Defensoria Pública, cabendo-lhes formular o pedido devidamente instruído com os documentos necessários e com a indicação da providência judicial.
d) O Poder Judiciário, com um dos poderes da República Federativa do Brasil, que possui o exercício da jurisdição estatal, não é o único responsável pela solução dos conflitos de interesses.
3 - Acerca da ação monitória, assinale a alternativa correta. (MPE-SP - Analista Jurídico do Ministério Público)
a) A ação monitória não admite citação por edital.
b) Não se admite como prova escrita, para fins de adoção do procedimento monitório, a prova oral documentada, produzida por meio de produção antecipada de prova.
c) Não se admite a reconvenção nos embargos monitórios.
d) O juiz condenará o réu que de má-fé opuser embargos à ação monitória ao pagamento de multa de até dez por cento sobre o valor atribuído à causa, em favor do autor.
4 - Acerca da ação monitória, assinale a alternativa correta. (FEPESE - 2018 - Prefeitura de Rio das Antas - SC - Advogado)
a) Na ação monitória não se admite a reconvenção.
b) A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, sem base em prova escrita, ter direito de exigir obrigação do devedor.
c) O réu poderá opor, nos próprios autos, mediante prévia segurança do juízo, embargos à ação monitória.
d) Na ação monitória, admite-se citação por qualquer dos meios permitidos para o procedimento comum.
5 - Uma instituição bancária detém um contrato de abertura de crédito juntamente com os extratos e demonstrativos. Para a cobrança dos débitos apurados, o banco (FCC - 2018 - DPE-AM - Defensor Público)
a) poderá utilizar-se da ação monitória e, após a citação do devedor, caso não pague e não apresente embargos à monitória, é constituído de pleno direito o título executivo judicial.
b) deverá se valer de ação de cobrança, pelo rito comum.
c) poderá valer-se de ação executiva de título extrajudicial, ainda que o contrato não conte com duas testemunhas.
d) poderá utilizar-se da ação monitória e, após a citação do devedor, caso não pague e não apresente embargos à monitória, o processo segue pelo rito comum.
6 - João Lima recebeu uma promissória do emitente e devedor Pedro Silva, que não foi paga, mas não a executou e nem a protestou. Passados 6 anos da data do vencimento do título, o credor entrou com uma ação monitória de cobrança, visando receber seu crédito. Pedro Silva, em embargos, alegou somente a tese de prescrição, sem maior detalhe ou especificação. João Lima, em resposta aos embargos, disse que não ocorreu prescrição, já que o prazo de cobrança somente teria iniciado após os 3 anos para a ação de execução, que se somariam aos anos subsequentes, ou seja, a prescrição seria em 8 anos, ou então em 10 anos, já que se trata de direito pessoal, sem prazo específico na lei para fins de prescrição. É correto afirmar que: (2017 - TJ-MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros)
a) O prazo prescricional para ajuizamento de ação de cobrança ou monitória em face do emitente de nota promissória sem força executiva é de 8 anos, já que o credor tem antes o prazo de 3 anos para promover a execução do título, prazo que não é computado para dar início ao procedimento monitório ou de cobrança, portanto não prescrita a pretensão.
b) O prazo prescricional para ajuizamento de ação de cobrança ou monitória em face do emitente de nota promissória sem força executiva é quinquenal, a contar do dia seguinte ao vencimento do título, portanto prescrita a pretensão.
c) O prazo prescricional para ajuizamento de ação de cobrança ou monitória em face do emitente de nota promissória sem força executiva é de 10 anos (decenal), já que o Código Civil não fixou especificamente prazo menor, portanto não prescrita a pretensão.
d) O prazo prescricional para ajuizamento de ação monitória ou de cobrança em face do emitente de nota promissória sem força executiva é de 3 anos, já se discute a pretensão de ressarcimento de valor em pretensão que envolve enriquecimento sem causa, portanto prescrita a pretensão.
7 - Com base no novo CPC e na ação monitória, assinale a alternativa correta. (2017 - EBSERH - Advogado)
a) Admite-se a reconvenção, inclusive fica autorizado o oferecimento de reconvenção à reconvenção.
b) O juiz condenará o autor de ação monitória proposta indevidamente e de má-fé ao pagamento, em favor do réu, de multa de até dez por cento sobre o valor da causa.
c) Aquele que afirmar, com base em prova escrita e com eficácia de título executivo, ter direito a exigir do devedor incapaz o pagamento de quantia em dinheiro poderá propor ação monitória.
d) Ficando evidente o direito do autor, o juiz deferirá a expedição de mandado de pagamento, de entrega de coisa ou para a execução de obrigação de fazer ou de não fazer, concedendo ao réu prazo de cinco dias para o cumprimento, sob pena de multa.
8 - Constitui uma exceção à característica inerte da jurisdição: (FGV - 2019 - DPE-RJ - Técnico Superior Jurídico)
a) ação possessória tendo por objeto bem público;
b) habeas data;
c) restauração de autos;
d) mandado de injunção.
9 - Sobre o procedimento judicial de restauração de autos, assinale a alternativa correta: (IBFC - 2017 - TJ-PE - Técnico Judiciário - Função Judiciária)
a) A restauração só poderá ser feita de ofício pelo juiz
b) Caso o desaparecimento dos autos tenha se dado em Tribunal, o presidente da Corte será a autoridade competente para oficiar no processo de restauração
c) Não há contraditório no procedimento de restauração dos autos, cabendo à parte tão somente juntar as cópias que possuir
d) Aquele que der causa ao desaparecimento dos autos responderá pelas custas da restauração e pelos honorários de advogado. Também poderá ser averiguada sua responsabilidade em âmbito civil e penal
10 - Sobre os autos eletrônicos e seu desaparecimento, assinale a alternativa correta.
a) Se houver autos suplementares, a restauração será dispensável.
b) É possível a inclusão de parte não incluída no processo principal.
c) As provas não poderão ser repetidas na restauração.
d) A restauração deverá ser promovida apenas pelas partes.

Outros materiais