Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO - RESUMO ADMINISTRAÇÃO INDIRETA 2

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO – RESUMO: ADMINISTRAÇÃO INDIRETA – PARTE 2.
ALUNA: SABRINA SANTOS COCCO - RA: 00714074.
EMPRESAS ESTATAIS: EMPRESAS PÚBLICAS, SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA E SUBSIDIÁRIAS.
1. Conceito Legal, Criação e Regime Jurídico
A lei define os tipos de empresa estatal, tendo como espécie a empresa pública, a sociedade de economia mista e as suas subsidiárias. A empresa estatal tem seu conceito legal no Decreto 8.945/2016, art. 2, I). A empresa pública é definida pela Lei 13.303/2016, art. 3º, caput, assim como, pelo Decreto 8.945/2016, art. 2º, II. A Sociedade de Economia Mista é definida pela Lei 13.303/2016, art. 4º, caput e Decreto 8.945, art. 2º, III. Subsidiária, nos termos do Decreto 8.945/2016, é a “empresa estatal cuja maioria das ações com direito a voto pertença direta ou indiretamente a empresa pública ou a sociedade de economia mista” (art. 2º, IV). 
As empresas públicas e as sociedades de economia mista são entidades que compõem a denominada Administração Indireta.
2. Estatuto Jurídico das empresas públicas e sociedades de economia mista
O estatuto jurídico destas empresas que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, deverá ser estabelecido por lei, de acordo com o art. 173, §1º, I a V Constituição Federal, dispondo acerca de: I - sua função social e formas de fiscalização pelo Estado e pela sociedade; II - a sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários; III - licitação e contratação de obras, serviços, compras e alienações, observados os princípios da Administração Pública; IV - a constituição e o funcionamento dos conselhos de administração e fiscal, com a participação de acionistas minoritários; V - os mandatos, a avaliação de desempenho e a responsabilidade dos administradores.
3. Características
Ainda que normalmente se submetam ao Regime Jurídico de Direito Privado, as empresas estatais, em casos específicos, tem também parcial aplicação do Regime Jurídico de Direito Público. As empresas estatais, comente poderão ser instituídas por lei específica, cabendo a lei complementar a definição de suas áreas de atuação, assim também ocorre, sua extinção; possuem patrimônio próprio, podem revestir-se de qualquer forma societária as empresas públicas, enquanto as sociedades de economia mista, somente como sociedades anônimas; as suas contratações estão sujeitas a prévia licitação; o art. 6º do art. 37 da CF disciplina acerca da responsabilidade civil dos agentes.
4. Licitação e contrato
As empresas estatais estão normalmente sujeitas a licitação quanto as contratações, competendo a União legislar acerca das normas de licitação e contratação, nos termos do art. 173, § 1º, III (CF, art. 22, XXVII). 
5. Classificação
Podem ser classificadas em prestadoras de serviço público típico e exploradoras de atividade econômica. 
6. Tributação
As empresas públicas e as sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado (CF, art. 173, § 2º), prevalecendo o princípio da isonomia quanto aos incentivos fiscais. 
7. Patrimônio
Decidiu o STJ que tratando-se de bens públicos propriamente ditos, de uso especial, integrados no patrimônio do ente político, como no caso de sociedade de economia mista, e afetados à execução de um serviço público, tais bens são inalienáveis, imprescritíveis e impenhoráveis. Por outro lado, também decidiu a Corte da Cidadania que os bens pertencentes à sociedade de economia mista podem ser adquiridos por usucapião. 
8. Regime de Pessoal e Dirigentes
O regime de pessoal das empresas estatais é o celetista, ou seja, o mesmo regime adotado em relação aos trabalhadores das empresas privadas, em conformidade com a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT (DL 5.452/43). Os dirigentes serão investidos no cargo em conformidade com as disposições legais ou estatutárias.

Continue navegando