Buscar

Simulado Av1

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II   
	Aluno(a): DANIEL DE ALMEIDA
	201512540617
	Acertos: 2,0 de 2,0
	31/03/2020
		1
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Não é hipótese de suspensão do crédito tributário:
		
	 
	PRESCRIÇÃO
	
	MORATÓRIA
	
	DEPÓSITO DO SEU MONTANTE INTEGRAL
	
	PARCELAMENTO
	
	LIMINAR EM MANDADO DE SEGURANÇA
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(OAB-37º Exame de Ordem) - Supondo que seja lavrado o auto de infração e constituído o crédito tributário em decorrência da autuação, pelo fisco, de contribuinte que deixou de emitir nota fiscal e recolher o ICMS, assinale a opção correta.
		
	
	O lançamento efetuado pelo fisco não poderia ter sido feito por meio de auto de infração.
	 
	Nessa situação, em que se constata conduta ilícita do não-recolhimento pelo contribuinte, deve ser realizado o lançamento de ofício.
	
	O fisco deve realizar o lançamento por homologação, pois, em se tratando de ICMS, cabe ao contribuinte apurar o valor de tributo devido.
	
	A modalidade de lançamento adequada a essa situação é a mista, dada a necessidade de informação constante dos documentos da referida empresa.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Marque com um X a resposta certa: OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA. Podemos dizer que o nascimento da obrigação tributária dá-se:
		
	
	no momento em que é delegada a capacidade tributária passiva.
	
	quando é realizada a prática do fato gerador pelo sujeito ativo;
	 
	no momento em que o sujeito passivo pratica o fato gerador conforme hipótese de incidência;
	
	no momento em que é criada a lei tributária pela pessoa política competente;
	
	quando o tributo é arrecadado pelo ente político competente;
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	A respeito do crédito tributário assinale a assertiva correta:
		
	
	É uma obrigação acessória.
	
	Cuida-se de um direto potestativo.
	
	Não tem natureza obrigacional.
	
	É um direito real.
	 
	Trata-se de um direito subjetivo.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Podemos afirmar que não constitui modalidade de suspensão da exigibilidade do crédito tribuário:
		
	
	Parcelamento.
	
	Concessão de tutela antecipada em mandado de segurança.
	 
	Remissão.
	
	Moratória.
	
	Depósito do montante integral.
	
		6
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	O sujeito passivo da obrigação tributária tem direito, independentemente de prévio protesto, à restituição total ou parcial do tributo, em caso de pagamento indevido ou maior do que o devido.Sobre o instituto da repetição de indébito em matéria tributária, assinale a alternativa correta.
		
	 
	A taxa de juros de mora incidente na repetição de indébito de tributos municipais deve corresponder à utilizada para cobrança do tributo pago em atraso, sendo legítima a incidência da taxa Selic, em ambas as hipóteses, quando prevista na legislação local, vedada sua cumulação com quaisquer outros índices.
	
	Nos tributos indiretos, carece ao contribuinte de fato, em qualquer hipótese, legitimidade ativa para a ação de repetição de indébito, haja vista que não integra a relação jurídica tributária.
	
	É válida a lei municipal que institui a modalidade de extinção do crédito tributário referente ao ITBI mediante dação em pagamento de bens móveis.
	
	Nos tributos sujeitos a lançamento por homologação, o prazo prescricional para a ação de repetição de indébito é de 5 (cinco) anos a partir do pagamento antecipado, independentemente da data do ajuizamento.
	
	Fracassada a tentativa administrativa de restituição de tributo pago indevidamente, terá o contribuinte o prazo de 5 (cinco) anos para ingressar com a ação judicial de repetição de indébito.
	
		7
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Diferentemente do Direito Civil, no Direito Tributário obrigação e crédito se dão em momentos distintos. Assim, assinale a resposta CORRETA:
		
	
	As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão, seus efeitos, privilégios, garantias apenas afetam a obrigação tributária se for prevista em lei, devido ao Princípio da Reserva Legal.
	
	As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão, seus efeitos, privilégios, garantias afetam diretamente a obrigação tributária que lhe deu origem.
	 
	As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão, seus efeitos, privilégios, garantias, ou que excluem sua exigibilidade não afetam a obrigação tributária que lhe deu origem.
	
	As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão, seus efeitos, privilégios, garantias apenas afetam diretamente a obrigação tributária que lhe deu origem se forem realizadas por ato administrativo vinculado.
	
	As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão, seus efeitos, privilégios, garantias afetam diretamente e indiretamente a obrigação tributária que lhe deu origem.
	
		8
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Uma vez notificado o sujeito passivo da realização do lançamento tributário, este ...
		
	
	constitui o crédito tributário em definitivo, não sendo mais possível sua revisão ou modificação administrativa.
	
	constitui a obrigação tributária em definitivo, somente sendo possível sua revisão ou modificação de ofício pela autoridade administrativa, em caso de erro evidente.
	 
	somente pode ser alterado nas hipóteses de impugnação do sujeito passivo, em decorrência de recurso de ofício ou em virtude de iniciativa de ofício da autoridade administrativa, nos casos previstos no Código Tributário Nacional.
	
	só pode ser alterado na hipótese exclusiva de impugnação do sujeito passivo.
	
	não pode ser revisto ou modificado, mas admite sua anulação por decisão judicial ou por ato de ofício de autoridade administrativa competente.
	
		9
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	José dos Anjos ajuíza ação anulatória de débito fiscal após realizar depósito do montante integral do crédito que busca a anulação. Nesse sentido, é correto afirmar que:
		
	 
	o depósito prévio do montante integral produz os efeitos de impedir a propositura da execução fiscal, bem como evita a fluência dos juros e a imposição de multa.
	
	o depósito prévio do montante integral é requisito de admissibilidade da ação ajuizada por José dos Anjos.
	
	caso o contribuinte saia vencido, caberá à Fazenda promover execução fiscal para fins de receber o crédito que lhe é devido.
	
	o depósito do montante objeto de discussão judicial poderá ser levantado caso José dos Santos tenha seu pedido julgado procedente perante o juízo de primeiro grau.
	
	n.d.a.
	
		10
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Um contribuinte do ICMS foi autuado em fiscalização ordinária que constatou fraude na escrituração dos livros fiscais e supressão de parte do tributo devido e, em função disso, lhe foi cobrado o valor da diferença entre o que havia recolhido e o que realmente deveria recolher aos cofres públicos, bem como as penalidades respectivas, tudo corrigido monetariamente e com juros de mora. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.
		
	 
	A modalidade de lançamento que o contribuinte realizou antes da autuação feita pelo fisco foi a de lançamento por homologação.
	
	Todo lançamento feito pelo fisco é da modalidade de ofício ou direto, pois cuida dos tributos ditos diretos e não para os considerados como indiretos, como é o caso do ICMS.
	
	Na hipótese considerada, tem-se um lançamento direto, que é a modalidade de lançamento executada pelo contribuinte do ICMS com a finalidade de informar ao fisco suas operações.
	
	O lançamento realizado pelo fisco foi o de homologação do auto de infração.
	
	No caso da constatação de fraude, o lançamento a ser feito pelo fisco é da modalidade mista, pois, na apuração do valor devido de ICMS, o próprio contribuinte informa as operações ao fisco.

Continue navegando