Buscar

aborto criminoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

aborto criminoso, pelo Código Penal brasileiro, que não faz diferença entre ovo, feto ou embrião, portanto, tenha sempre isso em mente. 
O aborto criminoso é a conduta que, intencionalmente, de maneira deliberada, acarreta a morte do produto da concepção ou provoca a sua expulsão de maneira violência seguida do resultado morte.
O aborto criminoso vem regulado em nosso código penal entre os artigos 124 e 127. São punidas, respectivamente, no art. 124, as condutas da mulher que pratica o aborto em si mesma ou que permite que o façam; no art. 125, o aborto realizado sem consentimento; no art. 126, o aborto provocado com o consentimento e que é criminoso; no art. 127, temos as causas de aumento de pena em razão da mais severa consequência da conduta; 
O aborto legal vem descrito no art. 128, onde regula-se o aborto necessário ou médico, quando há risco de morte da gestante ou quando a gravidez decorre de prática de estupro, sempre realizado por médico, não sendo punido criminalmente. É o chamado aborto legal. Ainda, nos casos de aborto acidental, natural ou espontâneo, não há crimes.
Fonte: livro único Medicina Forense

Continue navegando