Buscar

ED av1 embriologia

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO AV1 - EMBRIOLOGIA VETERINÁRIA
Cristine Fernandes dos Santos
202001200304 Turma 4004
1. Aponte e explique cinco diferenças existentes entre a gametogênese masculina e a feminina.
Na femea os gametas são produzidos nos ovários e nos machos são produzidos nos testículos.
Na espermatogênese um espermatócito 1 da origem a dois espematócitos 2, na ovulogênese o Ovócito 1 só gera um Ovócito 2, a outra célula se torna um glóbulo polar. 
Uma espermatogônia forma 4 gametas, uma Ovogônia só forma um Óvulo e esse só é formado se o Ovócito 2 for fecundado. 
A ovulgênese na femêa inicia-se ainda no desenvolvimento embrionário, porém para na fase de leptóteno da prófase 1 e é retomada apenas na puberdade. Enquanto nos machos a espermatogênese inicia-se somente na puberdade e ocorrem durante toda a vida do indivíduo. 
A Ovulogenese produz células imóveis e a espermatogênese produz células móveis. 
2. Explique o que é e onde ocorrem os processos de maturação e a capacitação dos espermatozoides.
A maturação dos espermatozoides começa na cabeça do epidídimo e segue pelo corpo até a cauda, nesse trajeto eles são expostos a substancias que causam alterações morfológicas e bioquímicas, sua maturação os torna capazes de reconhecer e fertilizar ovócilos e adquirem motilidade para a frente. 
A capacitação é o processo que torna o espermatozoide capaz de fecunda um óvulo e ocorre no aparelho reprodutor feminino, no caminho para a tuba uterina. O espermatozoide tem seu acrossoma modificado e tem sua motilidade aumentada, também ativa proteínas que o ajudam a penetrar a zona pelúcida do ovócito. 
3. Explique o que é e como ocorre a espermiogênese.
É a etapa final da espermatogênese, é quando ocorre a transformação das espermatídes (n) em espermatozoides. As espermatides perdem citoplasma e algumas organelas, os centríolos dão origem a cauda do espermatozoide e o complexo de Golgi origina o acrossoma. 
4. O que é e como ocorre a capacitação dos espermatozoides?
Quando o espermatozoide é ejaculado ele ainda é incapaz de penetrar o ovócito, por isso ao chegar no trato reprodutor feminino ele passa pelo processo de capacitação que consiste em alterações como o aumento da motilidade de seu flagelo e a capacidade de realizar reação acrossomica para penetrar a zona pelúcida do ovócito. 
5. O que é Ovocitação?
Processo em que o ovócito secundário segue do ovário para a tuba uterina onde poderá ser fecundado. 
6. Quais as funções e onde são produzidos os hormônios folículo estimulante, luteinizante e gonadotrofina coriônica?
Foliculo Estimulante (FSH): Produzido pela hipófise, estimula a ovulação a partir da puberdade. 
Hormonio Luteinizante (LH): Produzido pela hipófise, regula o estrogênio e desencadeia a ovulação.
Gonadotrofina Coriônica: Produzido pelo sinciciotrofoblasto, favorece o aumento da produção de estrogênio e progesterona. 
7. Explique o que é, onde ocorre e explicite as etapas da fecundação.
A Fecundação ocorre nas trompas uterinas e é o momento em que o espermatozoide entra no óvulo e forma o zigoto. 
A primeira etapa é a passagem do espermatozoide pela corona radiata, ele libera a enzima hialuronidase de seu acrossoma que ajuda a dispersar as células foliculares da corona digerindo o ácido hialuronico que as mantem unidas, combinando com seu movimento pela calda para facilitar sua passagem. 
 A segunda etapa é a penetração na zona pelúcida, o SPTZ continua sua movimentação e faz a reação acrossomica liberando as enzimas acrosina, esterases e neuraminidases que abrem caminho para sua passagem. Após a passagem do primeiro SPTZ, ocorre a reação zonal que torna a zona pelúcida impermeável para outros SPTZ. 
Na terceira etapa a membrana plasmática do SPTZ se liga a membrana do ovócito e elas se fundem, fazendo com que as outras estruturas do SPTZ adentrem no interior do ovócito. A estrutura indispensável que deve entrar é o núcleo do SPTZ, o resto será degradado. 
8. O que é e qual a importância da reação zonal?
Na reação zonal, que ocorre após a passagem do primeiro SPTZ na zona pelúcida. O ovócito libera grânulos corticais munidos de enzimas que tornam a zona pelúcida impermeável a outros SPTZ. 
9. Quais as consequências da fecundação?
O ovócito conclui a meiose 2, forma-se o pro-núcleo masculino e feminino e crescem até se fundirem. Os cromossomos de cada pro-nucleo ao se fundirem formam um núcleo diploide, essa união forma o zigoto e da inicio ao desenvolvimento embrionário e determina o sexo cromossômico do embrião. A partir da mistura dos cromossos aumentam a variabilidade da espécie. 
10. O que é a Reação Decidual e onde ocorre?
É o processo de implantação do blastocisto no endométrio, no útero. Após esse processo o endométrio passa a ser chamado de Decídua. 
	
11. O que é Clivagem?
Também chamada de Segmentação, é uma sequência de divisões do zigoto por mitose, formando blastômeros que ocorre a caminho do útero.
12. O que é Mórula? Como se diferencia em Blastocisto?
 
Após 3 dias de fecundação e após a clivagem o aglomerado 12 a 32 blastômeros é chamado de mórula. Ao chegar no útero a mórula é preenchida por um liquido uterino que muda a organização das células. A Os trofoblastos que são achatas se organizam de forma circular e os embrioblastos se organizam em um único polo diferenciando a Mórula em Blastocisto. 
	
13. Como se forma a Cavidade Vitelínica?
A cavidade vitelínica ou cavidade exocelomica forma-se a partir de células do ipoblasto que proliferam e migram formando uma membrana exocelômica colada no citotrofoblasto, diferenciando a cavidade do blastocisto em saco vitelinico primitivo.
14. O que é Nidação?
É a implantação do embrião no endométrio, após a clivagem. 
15. O que é e qual a função do Sinciciotrofoblasto?
É uma massa de células formadas pelos trofoblastos que entram em contato com a superfície do endométrio invadindo-o para fazer a implantação do blastocisto e produz Gonadotrofina Coriônica, conhecido como hormônio da gravidez. 
16. Como se formam as Cavidades Vitelínica e a Amniótica?
 A cavidade vitelínica ou cavidade exocelomica forma-se a partir de células do hipoblasto que proliferam e migram formando uma membrana exocelomica colada no citotrofoblasto, diferenciando a cavidade do blastocisto em saco vitelinico primitivo. 
A Cavidade Amniótica se forma a partir das células do epilasto que migram formando o âmnio que forma a cavidade amniótica. É revestida pelos amnioblastos, células que produzem o liquido amniótico. 
17. Como se forma e qual estrutura do Disco Embrionário Bilaminar?
O disco bilaminar se forma no final da segunda semana, as células do hipoblasto e do Epiblasto em determinado local, começam a se igualar as células do epiblasto, formando a placa pré-cordal ou membrana oro-faringea, que indica a região cefálica. Essa placa indica a futura boca no embrião. Em outra parte oposta, surge a membrana cloacal que indica a região caudal. 
18. O que é o Mesoderma Extraembrionário e como se origina o Celoma Extraembrionário? 
O mesoderma Extraembrionario é uma camada de células que surge entre as cavidades amniótica e vitelínica circundando-as.Postroirmente ele fará parteda formação do sistema cardiovascular primitivo.
O Celoma Extraembrionário surge como espaços celômicos isolados no interior do mesoderma extraembrionário, posteriormente eles se fundem para formar o o celoma extraembrionário propriamente dito. 
19. O que é o Córion? E as Vilosidades Coriônicas?
O Córion é uma membrana que forma a parede do saco coriônico,e posteriormente a placenta, ele protege os anexos embrionários. 
As vilosidades coriônicas são projeções formadas pelas células do citotrofoblasto que crescem para dentro do sinciotrofoblasto e tem como função aumentar a troca de nutrientes entre a circulação materna e fetal. 
	
20. O que é e como ocorre a Gastrulação?
É o processo que estabelece os 3 folhetos germinativos, a Ectoderma, mesoderma e endoderma. Essas camadas dão origem a todos os tecidos do embrião.
 Esse processo inicia-se com a células do Epiblasto migrandoem direção ao centro, formando a linha primitiva. Essa linha cresce da região caudal em direção a região cefálica e forma o nó primitivo. 
As células descem em direção ao hipoblasto formando uma envaginação. As células que restam no Epiblasto formam o Ectoderma e as que vão para os hipoblasto substituiem suas células diferenciando-o em endoderma. Outras se acomodam entre o ectoderma e o endoderma, formando o mesoderma.
 
 21. O que é e como ocorre a Neurulação?
A Neurulaçao é o processo de formação do tubo neural. Abaixo do nó primitivo, a partir de uma diferenciação celular, surge o processo notocordal que cresce e se desdobra m formando a Notocorda. Um bastão com luz em seu interior, que guia a formação do sistema nervoso. A Notocorda produz fatores de crescimento que causam diferenciação celular nas células da linha primitiva, fazendo com que a placa neural situada no ectoderma se invagine ao longo de seu eixo central, formando uma depressão que é chamada de sulco neural e as cristas se tornam pregas neurais. Isso ocorre até as pregas se fundirem formando o tubo neural. O tubo neural se desprende do ectoderma que volta a ser plano como era antes. Nesse processo de separação do ectoderma, um grupo de células da crista neural vai junto e posteriormente dão origem a diversas estruturas do sistema nervoso. 
	
22. Como se origina o Mesoderma Intraembrionário?
Após o processo de invaginaçao de gastrulaçao, onde ocorre uma invaginaçao das células do epiblasto dando origem as trêscamadas germinativas, o mesoblasto forma o mesoderma intraembrionário. 
23. Como se formam os vasos sanguíneos a partir do Mesoderma Extraembrionário? 
Na segunda semana, quando o blastocisto já está totalmente imerso no endométrio e o sinciciotrofoblasto crescendo, surgem lacunas em sua estrutura. Ele rompe os vasos sanguíneos da mãe e o sangue começa a se acumular nessas lacunas formando a circulação útero-placentaria, para nutrir o embrião.
24. Quais são as fases do Desenvolvimento Embrionário?
Clivagem ou Segmentação, Gastrulação e Organogênese. 
25. O que é, como se dá e qual a importância do Fechamento ou Dobramento do Embrião?
É o dobramento do disco embrionário trilaminar, se da no seu plano mediano. A medida que ele se dobra, produz as pregas cefálica e caudal. A prega cefálica passa por um espessamento do ectoderma para formar o primórdio do encéfalo. E a prega Caudal cresce na parte distal do tubo neural até chegar a membrana clocacal e formar o anus. Esse processo é fundamental para dar formato ao corpo do feto.
26. O que são as Pregas Cefálica e Caudal?
O disco embrionário trilaminar se dobra em formato de C e forma duas pregas, uma com espessamento do ectoderma formando a prega cefálica que forma o primórdio do encéfalo do embrião e a prega caudal mais fina, conforme o crescimento do embrião ela se projeta sobre a membrana cloacal para formar o anus. 
27. Como se formam os Primórdios dos Intestinos Anterior, Médio e Posterior? 
O intestino primitivo se forma a partir do dobramento do embrião, pela parte caudal do endoderma que se estende até a membrana cloaca. Ao longo do desenvolvimento embrionário ele formará o intestino anterior que origina a faringe, o esôfago, o estomago, o duodeno, pâncreas, fígado e vesícula biliar. O intestino médio origina parte do intestino grosso e o intestino posterior forma o resto do intestino grosso e o canal anal.
28. Como se forma o Cordão Umbilical?
Depois do dobramento do embrião, o pedículo de conexão que é o primórdio do cordão umbilical, se prende a superfície ventral do embrião. Na sexta semana o intestino primitivo entra no celoma extraembrionário e forma uma hérnia umbilical pois a cavidade abdominal do feto ainda é muito pequena para acomodar o intestino em crescimento. 
29. O que é Embriologia?
Ciencia que estuda o desenvolvimento embrionário, o processo de formação do feto e as mudanças estruturais desde a fecundação.

Continue navegando