A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
gestão escolar e as estratÉgias educacionais nas sÉries iniciais

Pré-visualização | Página 1 de 2

2
gestão escolar e as estratÉgias educacionais nas sÉries iniciais
Luana Gomes Carvalho
Tutora Externa: Débora Grei do Nascimento
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Licenciatura Plena em Pedagogia (PED 1879) – Estágio III
05/05/20
RESUMO
O presente paper apresenta uma pesquisa desenvolvida sobre a relação entre a gestão escolar e as estratégias educacionais nas séries iniciais, dentre elas a música. Sabemos que a música está ligada ao ato de ler, escrever, interpretar e à socialização dos alunos, por isso é tão importante desenvolver práticas musicais na escola. A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico. A música nos mostra que não é somente uma junção de sons e letras, mas sim, um rico subsídio que pode fazer a diferença nas escolas, pois, ela desperta o indivíduo para um mundo satisfatório e prazeroso para a mente e para o corpo, que facilita a aprendizagem e também a socialização do aluno. A inserção do lúdico na educação vai além de implantar e estabelecer currículos ou aplicá-los para os alunos sem nenhum recurso que desperte sua atenção, isso implica numa renovação da formação continuada do professor.
palavras-chave: Gestão escolar, Música, Aprendizagem, séries iniciais.
1 INTRODUÇÃO
	A música tem um grande poder de interação e desde muito cedo adquire grande relevância na vida de uma criança despertando sensações diversas, tornando-se uma das formas de linguagem muito apreciada por facilitar a aprendizagem e instigar a memória das pessoas. Por isso a escolha do tema Gestão Escolar e as estratégias educacionais nas séries iniciais.
Na sua formação a criança recebe estímulos de todas as formas, mas os mais significativos são os conhecimentos adquiridos na escola e a forma com que ela expressa através de seu corpo, o seu entendimento, sua forma de comunicar-se com o mundo.
Sendo assim torna-se justificado a pesquisa desse trabalho para buscar e colocar à tona a contribuição da música para as séries iniciais e fundamenta-se em autores que propõem novas práticas para o ensino de música bem como a importância da mesma para a formação do ser humano.
Dentre os grandes desafios que precisam ser enfrentados para que possamos, de fato, ter propostas consistentes de ensino, a Lei Nº 11.769 foi sancionada em 18 de agosto de 2008, que possibilitou termos o ensino de Música nos Projetos Pedagógicos das Escolas estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica.
A aprovação da Lei foi sem dúvida uma grande conquista para a área de educação musical no País, garantindo o direito do ensino da música. Com isto aumenta a importância de haver um entrelaçamento entre escola, professor, música e aluno. A música aguça o imaginário da criança e torna-os criativos.
Temos assim o objetivo de analisar os momentos em que a música é utilizada como estratégia no processo de aprendizagem. Pois é perceptível que através da música, bem como o uso de outros meios artísticos, pode incentivar a participação, a cooperação, socialização, e assim destruir as barreiras que atrasam o desenvolvimento curricular do ensino. 
 A educação deve ser vista como um processo comum, permanente e progressivo, que precise de diferentes formas de estudos para seus aperfeiçoamentos, pois em qualquer espaço sempre haverá diferentes condições familiares, sociais, ambientais e afetivos.
A musicalização abraça aspectos importantes com propósitos educacionais, e é um apetrecho que assessora o educador a cumprir bem o seu papel, visto que educar exige doses de emoção, alegria, compromisso, além de trazer experiências que enriquecem a relação entre professor e alunos.
O tema ainda aborda sobre o quanto a gestão escolar é uma importante aliada para o desenvolvimento de projetos e conteúdos relacionados à música, não apenas como estética, mas também como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem e como instrumento que tem um grande poder de tornar a escola um ambiente mais receptivo e alegre que façam com que os alunos desejem estar neste ambiente e dediquem-se ainda mais as suas atividades, pois estarão envolvidos emocionalmente com todo o espaço, tanto físico quanto emocional da escola.
As exposições aqui apresentadas farão agregar saberes importantes que se misturam e se completam no entendimento de que a educação sem comprometimento e alegria torna-se totalmente sem graça e sem vida, pois educar é uma tarefa que tem que ser experimentada com realidade, beleza e prazer.
Além da Introdução, o Paper de Estágio está dividido em mais três tópicos, sendo eles: fundamentação teórica, item de extrema importância para enriquecer e respaldar este documento; a vivência do estágio, etapa na qual possibilita conhecer e assim descrever todas as informações vivenciadas no estágio; e considerações finais.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
Elemento motivador e de estímulo para o desenvolvimento da expressão musical para o qual a imitação, a percepção e a criação são os principais elementos deste processo. 
A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética (STABILE, 1988, p. 122).
 	Segundo Stabile é viável fazer um paralelo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para Educação Infantil que afirmam que esse é o verdadeiro caminho, e coloca como “eixos norteadores” as interações e as brincadeiras, garantindo experiências que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, dramática e musical. É possível que dessa forma as crianças em processo de alfabetização se interem um pouco mais da diversidade cultural existente. É possível também que através dessa socialização essas mesmas crianças aprendam a valorizar a cultura e respeitar as individualidades, os gostos, e as formas como cada qual se expressará e consequentemente formar seu próprio conhecimento. 
A aprendizagem é um processo que acontece gradativamente. Corpo e mente deve estar em perfeita harmonia. Como auxiliar desse processo tem-se um importantíssimo instrumento, a música. Pois, ela desperta na criança uma vivência prazerosa, satisfatória e equilibrada, proporcionando paz de espírito, controle emocional e concentração.
 
A linguagem musical deve estar presente nas atividades [...] de expressão física, através de exercícios ginásticos, rítmicos, jogos, brinquedos e rodas cantadas, em que se desenvolve na criança a linguagem corporal, numa organização temporal, espacial e energética. A criança comunica-se principalmente através do corpo e, cantando, ela é ela mesma, ela é seu próprio instrumento (ROSA, 1990, p. 22-23). 
Nos dias atuais, a música continua favorecendo a expressividade e socialização. Talvez muitas pessoas ainda não se deram conta e nem pararam para analisar o quanto a música vem exercendo um papel social entre os mais diversos grupos humanos da sociedade. Nem mesmo alguns professores perceberam que a linguagem musical vai ajudar o aluno a adquirir a linguagem formal que se espera tanto na forma oral quanto escrita. Certamente o papel do professor merece destaque, pois nas práticas pedagógicas devem estar inseridos momentos que propiciem prazer e aprendizagem. 
Qualquer proposta de ensino que considere essa diversidade precisa abrir espaço para o aluno trazer música para a sala de aula, acolhendo-a, contextualizando-a e oferecendo acesso a obras que possam ser significativas para o seu desenvolvimento pessoal em atividades de apreciação e produção (PCN, Arte 2011 pg.75). 
Segundo o compositor Norte Americano, Aaron Copland (1974), todos nós ouvimos a música de acordo com nossas aptidões,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.