Buscar

Notes_200525_101348_944

Prévia do material em texto

*DEVOCIONAL*
Por Diego Bizzo
*Tema:* A Bondade e Justiça de Deus 
*Música*
"Tu és Bom" ( You are Good )
https://youtu.be/J5pG05Idn2w
*Textos*
"Tu és bom, e tudo o que fazes é muito bom; ensina-me os teus decretos!" Salmo 119:68
"Deus é o justo juiz! Deus que demonstra, a cada dia, seu extremo zelo." Salmo 7:11 
"Ele ama a justiça e a retidão;
a terra está cheia da bondade do Senhor." Salmos 33:5
*Reflexão*
Por vezes, podemos nos perguntar: Como Deus sendo bom pode ser também extremamente justo? Sua magnifica bondade não poderia relevar alguns atos de justiça? 
Por toda a Bíblia, verificamos diversas ocasiões onde Deus demonstrou bondade e compaixão ao seu povo, seja suprindo-o no deserto, operando milagres em suas guerras ou oferecendo mais do que pediram ou pensaram , como o fez a Davi e José. Da mesma forma, se revelou como um Deus de justiça implacável, quando impediu toda uma geração de alcançar a terra prometida , quando sem hesitar transformou a mulher de Ló em estatua de sal , quando permitiu a morte do filho de Davi com a mulher de Urias, filho do homem que tinha como "segundo seu coração", e até na demonstração da sua ira pelo grande dilúvio. 
Ora, se avaliarmos bem, a vinda de Jesus a terra é o maior ato bondade de Deus para com seu povo e a maior aplicação de sua justiça. 
A bondade e a justiça de Deus não são contrastantes, operam em campos diferentes, mas se completam. A bondade de Deus não invade suas atribuições de justiça, assim como sua justiça não invade as atribuições da bondade. 
Deus por meio de sua infinita bondade se antecipou, oferecendo ao mundo seu filho unigênito , puro , santo , para viver uma vida que não conseguiríamos viver e ter. Sobre Ele, a justiça de Deus que deveríamos ter sobre nós foi realizada através da dolorosa morte de cruz. Ele tomou nosso lugar. 
Deus, portanto, foi extremamente justo, mas na mesma medida, extremamente bondoso. 
*Aplicação*
1. Experimentar essa bondade, certos que temos ao nosso lado o justo juiz, nos possibilita acreditar que as dificuldades , os temores e circunstâncias adversas , assim como os momentos mais alegres vividos , nossas realizações e sonhos, em nada, definitivamente em nada, fogem do controle de Deus. 
1. Deus é naturalmente bom, é bom o tempo todo e o tempo todo é bom. Mas Deus também é justiça, justo o tempo todo e o tempo todo é justo. Enxergue e reconheça isso na sua vida, confiando em quem Ele é.
1. Traga para a centralidade da sua vida esse Deus bondoso e justo, usufrua de sua paz , carinho , amor e da sua mão forte, fitando os olhos n'Ele e não nas circunstâncias, acreditando que Sua bondade e justiça te acompanharão todos os dias . 
1. Como reflexo de Cristo, aplique bondade e justiça em suas ações, com sua esposa, seus filhos, em seus negócios , na sua empresa, com seus colegas de trabalho e com você mesmo.
Que a justiça e bondade de Deus nos acompanhem em cada respirar, nos livrando de nós mesmos, dos nossos limites e pecados, para que vivamos Sua boa , agradável, perfeita, justa (em Cristo) e amorosa vontade ! 
*Oração*
Deus, somos muito gratos por sua bondade infinita revelada de forma magnifica através de Jesus, e por podermos depositar em ti toda nossa esperança. Dá-nos a paz e a clareza de ter como Pai, o justo juiz, que nos resgatou do pecado entregando o Amor para vivermos o Seu plano perfeito. Revela em nós o Seu caráter, e que possamos transmitir ao próximo sua justiça e bondade. Amém.
*Pensamento para o dia*
Como e para quem podemos revelar a bondade e justiça de Deus hoje?

Continue navegando