Buscar

Projetos de Lei e Atualidades de Direito Processual Civil, no Brasil EX 1

Prévia do material em texto

Projetos de Lei e Atualidades de Direito Processual Civil, no Brasil
Iniciado em	quarta, 27 Mai 2020, 12:26
Estado	Finalizada
Concluída em	quarta, 27 Mai 2020, 12:49
Avaliar	5,0 de um máximo de 10,0(50%)
Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No novo código de processo civil (lei 13.105/2015) a tutela cautelar foi colocada ao lado da tutela antecipada – tecnicamente da técnica de antecipação dos efeitos da tutela – pela qual se visa diminuir os males causados em razão da demora do processo. Permite, assim, ao autor receber, no curso da demanda, parte ou a totalidade do que lhe seria apenas conferido por ocasião da decisão final. Sobre a tutela provisória é correto afirmar:
Escolha uma:
a. As tutelas provisórias serão apenas as tutelas de urgência como uma resposta ao proclame constitucional a proteção efetiva de direitos em tempo adequado.
b. a nova lei cria a possibilidade de da tutela antecipada antecedente, constituindo processo autônomo com relação ao processo que verse sobre o pedido principal, nos mesmos moldes do processo cautelar.
c. apesar da extinção de processos autônomos a tutela cautelar e a chamada tutela antecipada permanecem sendo muito distintas, todavia passam ambas a serem exercidas no processo de conhecimento no bojo das tutelas provisórias.
d. o novo código de processo civil não faz mais distinção entre a tutela cautelar e a tutela provisória.
e. As tutelas provisórias sempre perderão sua eficácia com a extinção do processo.
Feedback
A resposta correta é: apesar da extinção de processos autônomos a tutela cautelar e a chamada tutela antecipada permanecem sendo muito distintas, todavia passam ambas a serem exercidas no processo de conhecimento no bojo das tutelas provisórias..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O novo Código de Processo Civil cria as chamadas tutelas provisórias, sobre o tema é correto afirmar:
Escolha uma:
a. O novo CPC igualou as tutelas cautelares e a tutela antecipada, imprimindo um procedimento unificado sem quaisquer distinções.
b. Embora disponha sobre as tutelas cautelares típicas, mantém o poder geral de cautela, todos unificados em um só procedimento, idêntico ao conferido à tutela antecipada.
c. A tutela provisória demandará sempre da interposição da ação principal.
d. As tutelas cautelares foram abolidas no Novo Código.
e. A lei 13.105/2015 excluiu o processo cautelar, porém manteve as tutelas cautelares no bojo das tutelas de urgência.
Feedback
A resposta correta é: A lei 13.105/2015 excluiu o processo cautelar, porém manteve as tutelas cautelares no bojo das tutelas de urgência..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O artigo 356 do novo código de processo civil determina que o juiz decidirá parcialmente o mérito quando um ou mais dos pedidos formulados ou parcelas dele ou parcela deles mostrar se incontroverso ou estiver em condições de imediato julgamento. Sobre o tema é correto afirmar:
Escolha uma:
a. O reconhecimento jurídico do pedido, capaz de torna-lo incontroverso depende do depósito da parte incontroversa para que a ação possa seguir com relação aos demais pedidos.
b. Por se tratar de cognição sumária a decisão de mérito parcial não poderá fazer coisa julgada.
c. A decisão em análise será uma sentença, estando sujeito ao recurso de apelação, porém sem efeito suspensivo, permitindo a execução provisória.
d. A partir desta decisão final, porém parcial, a parte poderá liquidar ou executar a obrigação reconhecida nesta decisão que julgar parcialmente o mérito, sem necessidade de prestação de caução, ainda que haja recurso interposto contra esta decisão.
e. Esta regra não é novidade, posto que no atual código de processo é autorizada pelo art. 273, § 6º, não havendo qualquer distinção na nova lei.
Feedback
A resposta correta é: A partir desta decisão final, porém parcial, a parte poderá liquidar ou executar a obrigação reconhecida nesta decisão que julgar parcialmente o mérito, sem necessidade de prestação de caução, ainda que haja recurso interposto contra esta decisão..
Questão 4
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Quanto às alterações relativas aos honorários de sucumbências, conforme a disciplina do Novo CPC é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A fixação dos honorários de sucumbência, ou honorários do advogado, devem servir a ressarcir a parte vencedora com relação aos honorários contratuais pagos ao advogado.
b. Os honorários de sucumbência são subsidiários ao direito patrimonial obtido na ação, somente sendo pagos após o pagamento do crédito principal.
c. Os honorários sucumbenciais devem ser fixados, em regra, no percentual de 10% a 20% do valor da causa ou do proveito econômico da causa, consideradas as circunstâncias da prestação dos serviços advocatícios.
d. É possível a majoração dos honorários sucumbenciais diante da interposição de recursos.
e. A lei 13.105/2015 adota o entendimento já pacificado pelo STJ através da Súmula 306 de que havendo sucumbência recíproca os honorários de sucumbência podem ser compensados.
Feedback
A resposta correta é: É possível a majoração dos honorários sucumbenciais diante da interposição de recursos..
Questão 5
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A prescrição intercorrente existe há muito tempo no sistema jurídico brasileiro como forma de construção doutrinária abarcada pela jurisprudência, assim como a exceção de pré-executividade. Sobre o tema é correto afirmar:
Escolha uma:
a. O novo código de processo civil passa a regular expressamente estas questões, trazendo requisitos expressos para sua aplicação.
b. O novo código de processo civil limitou-se a legislar acerca da prescrição intercorrente em sede de execução, sem, contudo, estabelecer critérios para a sua aplicando, informando apenas que seu prazo inicia após findo o prazo de suspensão da execução em razão da não localização de bens.
c. O novo código de processo civil deixou, novamente, a cargo da doutrina e jurisprudência regular estas questões.
d. A exceção de pré-executividade passa a ser expressamente legislada, ao lado dos embargos à execução, recebendo rito próprio, porém, sem suspender a execução.
e. A prescrição intercorrente passa a possuir prazo unificado de cinco anos, incidindo após o arquivamento dos autos por inexistência de bens.
Feedback
A resposta correta é: O novo código de processo civil limitou-se a legislar acerca da prescrição intercorrente em sede de execução, sem, contudo, estabelecer critérios para a sua aplicando, informando apenas que seu prazo inicia após findo o prazo de suspensão da execução em razão da não localização de bens..
Questão 6
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Por serem de urgência é imperativo que possa haver reversibilidade destas medias. Por serem tutelas provisórias o seu deferimento não implica no condicionamento de uma decisão final favorável. Desta feita, havendo reversão da tutela provisória decisão final é possível afirmar:
Escolha uma:
a. A responsabilidade nas tutelas de urgência se exerce pela modalidade subjetiva, assim é preciso demonstrar a intensão da parte de gerar dano para que o ressarcimento possa ocorrer.
b. A reversibilidade das tutelas de urgência deve ser, preferencialmente, uma reversibilidade jurídica, assim ainda que faticamente não se possa restituir o status quo ante sempre poderá haver o ressarcimento.
c. Uma vez deferida a tutela de urgência, mesmo que esta seja revertida em decisão final não caberá ressarcimento por eventuais danos decorrentes de sua concessão uma vez que a cognição exercida foi de natureza sumária.
d. Embora se busque a reversibilidade fática, quando à colisão de direitos de igual valor, ou mesmo necessidade de preservação de garantias fundamentais, é possível que se admita a reversibilidade jurídica, ainda que pela via indenizatória. Nestes casos é possível que o juiz exija a prestação de caução idônea, salvo no caso de hipossuficiência econômica.
e. A reversão da tutela provisória no curso do processoou em decisão final implica em responsabilidade pessoal dos julgados no caso de culpa ou dolo.
Feedback
A resposta correta é: Embora se busque a reversibilidade fática, quando à colisão de direitos de igual valor, ou mesmo necessidade de preservação de garantias fundamentais, é possível que se admita a reversibilidade jurídica, ainda que pela via indenizatória. Nestes casos é possível que o juiz exija a prestação de caução idônea, salvo no caso de hipossuficiência econômica..
Questão 7
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Sobre a competência dos juizados especiais a partir da vigência do novo código de processo civil podemos afirmar:
Escolha uma:
a. não sofrerá qualquer alteração até que seja editada nova lei a legislar sobre as hipóteses previstas no atual art. 275, II, do código de processo civil vigente.
b. os juizados especais estaduais passam a ter competência para julgar causas que envolvam direito de família, desde que inexistente interesse de menor.
c. os juizados especiais estaduais passam a admitir que menores litigem desde que representados por seus genitores.
d. as causas de competência dos juizados especais estaduais passam a ser aquelas até 60 salários mínimos, equiparando-se aos juizados especiais federais.
e. a competência dos juizados especais estaduais passa a ser absoluta aos moldes dos juizados especais federais.
Feedback
A resposta correta é: não sofrerá qualquer alteração até que seja editada nova lei a legislar sobre as hipóteses previstas no atual art. 275, II, do código de processo civil vigente..
Questão 8
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Com relação as tutela provisórias contra a fazenda pública é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A sentença proferida em desfavor da Fazenda Pública está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal. Portanto, jamais poderá ser concedida qualquer tutela provisória em desfavor do Poder Público.
b. No caso de pedidos incontroversos é possível a concessão da tutela provisória contra a Fazenda Pública.
c. A partir da vigência do novo código de processo civil (lei 13.105/2015) passa a ser possível a aplicação da tutela provisória em processo que visem à discussão de matérias de cunho tributário apenas nas ações coletivas.
d. Não cabe tutela provisória de nenhuma natureza em detrimento da Fazenda Pública porque todos os pagamentos devidos pela Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim.
e. Não será cabível medida liminar que defira compensação de créditos tributários ou previdenciários.
Feedback
A resposta correta é: No caso de pedidos incontroversos é possível a concessão da tutela provisória contra a Fazenda Pública..
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A apelação é recurso geral do processo civil, sendo interposto da sentença, com devolutividade ampla. Assinale a alternativa correta que demonstra uma(s) da(s) alteração(ões) perpetrada pelo novo código de processo civil:
Escolha uma:
a. havendo concessão de tutela provisória na própria apelação, esta será dividida em dois capítulos devendo ser interposto recurso de agravo de instrumento contra a parte da decisão que antecipou os efeitos da tutela e recurso de apelação do restante da decisão.
b. Havendo omissão no exame de um dos pedidos, o tribunal em sede de análise de recurso de apelação deverá anular a decisão devolvendo ao juízo a quo para que se manifeste sobre o ponto omisso sob pena de supressão de instâncias.
c. Serão objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal pela via da apelação todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que não tenham sido solucionadas em sede de decisão interlocutória, desde que relativas ao capítulo impugnado.
d. Se o relator constatar a existência de questão apreciável de ofício ainda não examinada que devam ser considerados no julgamento do recurso, deverá julgar de imediato intimado as partes de sua decisão.
e. a ausência de efeito suspensivo, imprimindo eficácia imediata as sentenças, em valorização ao juiz de primeiro grau e ao princípio da celeridade.
Feedback
A resposta correta é: Serão objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal pela via da apelação todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que não tenham sido solucionadas em sede de decisão interlocutória, desde que relativas ao capítulo impugnado..
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta que aponta o que acontecerá quando o novo Código de Processo Civil entrar em vigor:
Escolha uma:
a. serão atingidos todos os processos, incluindo os que possuam decisão transitada em julgado, tendo em vista o efeito retroativo da lei processual.
b. todos os processos em curso, assim como os atos processuais posteriores ao início da vigência da nova lei, continuarão regidos pelo Código de Processo Civil atual.
c. serão atingidos todos os processos em curso, sem exceção de qualquer ato, tendo em vista o efeito retroativo da lei processual.
d. serão atingidos todos os processos e atos processuais em curso, tendo em vista o efeito imediato da lei nova, salvo quanto aos atos que constituírem direito adquirido, ato jurídico perfeito e coisa julgada.
e. serão atingidos todos e quaisquer processos e atos processuais, tendo em vista o efeito imediato da lei processual, com exceção apenas das decisões transitadas em julgado.
Feedback
A resposta correta é: serão atingidos todos os processos e atos processuais em curso, tendo em vista o efeito imediato da lei nova, salvo quanto aos atos que constituírem direito adquirido, ato jurídico perfeito e coisa julgada..
Terminar revisão

Continue navegando