Buscar

Acoes,_Defesas_e_Protecao_do_Meio_Ambiente[1] 29

Prévia do material em texto

QUÍMICA 
Marta A. Abad
Ecossistema
Os ecossistemas são unidades naturais complexas constituídas por dois grupos de componentes; os organismos VIVOS (plantas, animais, microorganismos), constituintes da BIOTA, isto é do conjunto dos seres vivos, e os NÃO VIVOS (ABIÓTICOS). Os dois grupos são inseparavelmente inter-relacionados.
Biota é o conjunto de seres vivos de um ecossistema, o que inclui a flora, a fauna, os fungos e outros grupos organismos.
Comunidade Biótica é definida como conjunto de organismos vivos que fazem parte de um ecossistema e interagem entre si. 
Por exemplo, todos os organismos vivos que vivem e atuam entre eles numa floresta.
A diversidade biótica consiste na variedade de espécie de organismos que constituem uma comunidade.
A estabilidade da comunidade biótica consiste na resistência que ela apresenta à mudança e a sua capacidade de regressar à composição que tinha inicialmente, antes de ser perturbada. A estabilidade depende da natureza das perturbações. Por exemplo, uma floresta dominada por cedros é bastante estável e pode durar centenas de anos com pequenas mudanças das espécies que a constituem. Contudo, depois de um incêndio que tenha destruído as espécies dominantes, a floresta torna-se menos estável e provavelmente DEMORARÁ muito tempo para voltar à sua composição. 
Eugene Odum, um dos fundadores da ciência da ecologia define que qualquer região natural que inclua organismos vivos e substâncias abióticas interatuando para promover uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas é um sistema ecológico ou ecossistema.
Resumindo um ecossistema caracteriza-se pela interação e pela troca entre organismos vivos e substâncias não vivas.
Nos ecossistemas existem dois tipos de fluxos que garantem seu funcionamento e seu equilíbrio:
Os Ciclos Biogeoquímicos: são os percursos realizados por elementos essenciais à vida, como nitrogênio, carbono, oxigênio nos sistemas terrestres. É por meio desses ciclos que os elementos e compostos químicos são transferidos entre organismos e diferentes partes do planeta.
Fluxo de energia: consiste na fixação da energia solar na biomassa vegetal (plantas por meio da fotossíntese e sua transferência em vários níveis de cadeia alimentar, chegando até o homem).
Biomassa: quantidade total de matéria viva de um ecossistema.
A dinâmica dos ecossistemas e sua capacidade de absorver as alterações que sofrem – seja por acontecimentos naturais, seja pelas atividades socioeconômicas dos homens – determinam a qualidade de vida na terra. Por isso, é fundamental compreender o que são e como funcionam os ecossistemas quando se busca a construção de uma sociedade sustentável. 
Atividade - Reflexão
?
As relações entre crescimento da população e desenvolvimento desafiam estudiosos há muito tempo.  É senso “comum escutarmos frases como: “pobre só sabe fazer filho” ou “quanto mais pobre, mais filho tem”, como se houvesse uma relação entre pobreza e fecundidade, ou melhor, como se a população menos favorecida, fosse diretamente responsável diretos pelos impactos sobre os recursos naturais devido ao número da sua prole e pela má qualidade de vida das cidades. Em que pese a existência de um grande acervo de contas sobre o tema, o controle da natalidade ainda é um assunto que causa muita polêmica. 
Embora, em geral, o ser humano conheça as consequências da poluição ambiental, nem todas as sociedades se preocupam com ações de reciclagem de lixo, destino de material eletrônico descartado, entre outros. Como cada indivíduo poderia contribuir para elevar o nível de consciência das sociedades no mundo sobre essa “verdade inconveniente” e sobre a necessidade de mudar?
Atividade I
Discuta com seus colegas de turma a relação estabelecida entre os povos primitivos e os baixos impactos ambientais.
Atividade II

Continue navegando