Buscar

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Claudia Cristina de Souza Salu (1799887)
	Disciplina:
	Contabilidade Geral (CTB07)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513410) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	18254198
Parte superior do formulário
	1.
	Sá (2002) afirma que o profissional da Contabilidade deve possuir a função de orientar ao invés de simplesmente registrar os fatos ocorridos, oferecendo opiniões e direcionamento sobre os negócios da empresa. No entanto, a fase de escrituração deve ser adequadamente realizada. Para isso, exige-se que o contador registre os fatos administrativos por meio de lançamentos. Os lançamentos para serem feitos precisam que elementos essenciais sejam escriturados. Com relação aos elementos essenciais do lançamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O lançamento é feito inicialmente no livro Diário, mediante documentos que comprovem a legitimidade da operação, por exemplo: recibo.
(    ) Todo fato administrativo, objeto de escrituração, envolve, no mínimo, um elemento patrimonial ou de resultado.
(    ) Todo lançamento deve ter obrigatoriamente um histórico, não necessariamente identificando a espécie e o número do documento comprobatório.
(    ) Um mesmo lançamento poderá conter mais de uma conta debitada ou mais de uma conta creditada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SÁ, A. L. de. Evolução e futuro da profissão contábil. 2002.
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) V - F - F - V.
	 
	 
	2.
	O Plano de Contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade. É um instrumento de grande importância no desenvolvimento do processo contábil de uma empresa. Com relação ao Plano de Contas, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) É o conjunto de contas criado pelo administrador da empresa para atender às necessidades de registro das transações.
	
	b) A função básica de um plano de contas é promover o registro das transações dos eventos econômicos de forma a criar condições de classificação e acumulação de dados.
	
	c) Tem como função principal possibilitar adequada forma de controle do patrimônio da entidade contabilizada.
	
	d) É criado antecipadamente ao uso das contas.
	 
	 
	3.
	De acordo com o Comitê de Pronunciamento Contábeis, no CPC 00 (R1), Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. O Patrimônio Líquido representa o registro do valor que os proprietários de uma empresa têm aplicado no negócio. Vários subgrupos fazem parte do "Patrimônio Líquido". Sobre os subgrupos do PL, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Capital social, lucros acumulados e investimentos.
(    ) Ações em tesouraria, reservas de lucros e intangíveis.
(    ) Prejuízos acumulados, capital social e reservas de capital.
(    ) Reservas de capital, reservas de lucros e ações em tesouraria.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro CPC 00 R1. Brasília, dez, 2011. Disponível em: <http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=80>. Acesso em: 11 jul. 2018.
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) F - F - V - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - F - V - V.
	 
	 
	4.
	De acordo com o CPC PME (R1), o Balanço Patrimonial é a relação entre os ativos, passivos e o patrimônio líquido de uma entidade em uma data específica, demonstrando, assim, sua posição patrimonial e financeira de maneira quantitativa e qualitativa. Dessa forma, alguns conceitos são muito importantes para se compreender, interpretar e utilizar o Balanço Patrimonial. Com relação a esses elementos, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Patrimônio.
II- Bens.
III- Direitos.
(    ) Representam todos os valores a receber de terceiros. Geralmente, aparecem seguidos da expressão "a receber".
(    ) Conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma entidade (pessoa física ou jurídica), também chamados de riquezas.
(    ) Podem ser avaliados economicamente, conhecidos como objetos que uma empresa possui, seja para uso, troca ou consumo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento Técnico CPC PME (R1) - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas. Disponível em: <http://www.cpc.org.br/pdf/CPC_PMEeGlossario_R1.pdf>. Acesso em: 19 maio 2012.
	
	a) III - I - II.
	
	b) II - III - I.
	
	c) I - III - II.
	
	d) I - II - III.
	 
	 
	5.
	Entre os itens que denotam a importância dos estoques nas empresas, segundo Stockton (1976), estão as pressões competitivas sobre os preços e lucros, como nova ênfase em se extrair toda e qualquer vantagem do capital investido nas empresas, incluindo os investimentos em estoques. É fundamental para as análises de estoque o emprego dos métodos de controle e avaliação. O sistema de inventário permanente prevê 3 possíveis métodos: PEPs (primeiro que entra, primeiro que sai), UEPs (último que entra, primeiro sai) e a Média Ponderada Móvel. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir: 
I- UEPs.
II- PEPs.
III- Custo Médio Ponderado.
(    ) Método que a legislação brasileira não permite que as empresas usam para controle dos estoques e apuração dos custos.
(    ) Pressupõe que as primeiras mercadorias que entram no estoque serão as primeiras a serem vendidas.
(    ) O saldo final é composto por um cálculo que encontra o custo médio de cada unidade adquirida.
(    ) Tem por objetivo avaliar o Estoque final pelas aquisições mais antigas e o CMV pelas aquisições mais recentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: STOCKTON, Robert Stansbury. Sistemas básicos de controle de estoques: conceitos e análises. São Paulo: Atlas, 1976.
	
	a) I - II - III - I.
	
	b) I - II - II - I.
	
	c) II - III - II - I.
	
	d) I - II - III - II.
	 
	 
	6.
	O livro diário é um livro contábil de preenchimento obrigatório, pois é exigido por lei. Nele, são lançadas as operações diárias de uma empresa. São registrados os fatos contábeis em partidas dobradas, ou seja, os totais de débito e crédito deverão ser iguais. Dentro há as formalidades extrínsecas e intrínsecas. Em se tratando das formalidades extrínsecas, classifique V para as sentenças verdadeiras e  F para as falsas:
(    ) O livro diário deverá ser escriturado em moeda nacional.
(    ) O livro diário deverá ser encadernado.
(    ) O livro diário deverá ter folhas numeradas.
(    ) Este livro não necessita de autenticação do órgão competente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - F.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	 
	7.
	Beulke e Bertó (2001) tratam a questão dos estoques com importância, pois consideram a avaliação de estoques um dos aspectos mais importantes do cálculo dos custos nas empresas sob o prisma contábil. Basicamente, existem dois sistemas de controle de estoques para apuração dos resultados: inventário periódico e permanente. Sobre o inventário de estoque, avalie as asserções a seguir:
I- O sistema de inventário periódico deixa um pouco a desejar.
PORQUE
II- O sistema vem de antigamente, quando se fazia apenas um balanço anual e, naquele momento, fazia-se também o levantamento dos estoques.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEULKE, Rolando; BERTÓ Dalvio J. Estrutura e análise de custos. São Paulo: Saraiva, 2001.
	
	a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	c) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposiçãoverdadeira.
	 
	 
	8.
	Escrituração Contábil, segundo Moura (2002, p. 76), "é uma técnica contábil que consiste no registro, em livros próprios, de todos os fatos administrativos resultantes da gestão do patrimônio da entidade".  Entre as vantagens da utilização da escrituração contábil é ressaltado por Domingos (2007), a melhoria na qualidade das informações, essenciais para o processo decisório e a condução de negócios. Com relação ao processo de escrituração contábil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para uma correta escrituração é necessário que os fatos administrativos sejam registrados através do lançamento, inicialmente no livro Diário.
(    ) Os principais livros utilizados pela contabilidade para realizar a escrituração são: Livro Diário e Livro de Controles.
(    ) O método utilizado para a escrituração dos fatos administrativos é o método das partidas dobradas.
(    ) Escrituração é uma técnica que consiste em registrar, em livros próprios,  somente os atos administrativos que ocorrem na empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MOURA, Osni Ribeiro. Contabilidade geral fácil: Para Curso de Contabilidade e Concurso Geral. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. 
DOMINGOS, Reinaldo. Escrituração contábil: ter ou não ter. Disponível em: http://www.consultores.com.br/artigos.asp?cod_artigo=307. Acesso em: 5 jun. 2018.
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - V - F - F.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) V - V - V - F.
	 
	 
	9.
	O Patrimônio é o campo de atuação da Contabilidade que representa o conjunto de Bens, Direitos (valores a receber) e Obrigações (valores a pagar) de propriedade de uma pessoa física ou jurídica. Com relação ao patrimônio, pode-se ter três situações líquidas patrimoniais possíveis. Sobre as situações líquidas possíveis, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Situação líquido positiva.
II- Situação líquida negativa.
III- Situação líquida nula.
(    ) Ocorre quando o total das dívidas é superior à soma dos bens e direitos. Pode ser chamada de situação líquida passiva.
(    ) Ocorre quando os bens e direitos tem similaridade às obrigações exigíveis.
(    ) Ocorre quando a soma dos bens mais os direitos se sobrepõe às obrigações, ou seja, quando o ativo é maior que o passivo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - III - I.
	
	b) I - II - III.
	
	c) II - I - III.
	
	d) III - I - II.
	 
	 
	10.
	Todas as contas do Passivo encontram-se discriminadas no lado direito do Balanço Patrimonial e são classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade. No Patrimônio Líquido (PL), que faz parte do Passivo, também do lado direito do Balanço Patrimonial, as contas são originadas de recursos próprios. Sobre o Patrimônio Líquido e seus componentes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Patrimônio Líquido é definido como um valor residual e pode ter subclassificações no Balanço Patrimonial.
(    ) As reservas resultantes de apropriações de lucros e reservas para manutenção do capital podem ser demonstrados em subgrupos, separadamente, no Patrimônio líquido.
(    ) O Patrimônio Líquido (PL) é a soma dos Bens + Direitos (-) Obrigações com funcionários e governo.
(    ) O Patrimônio (PL) possui alguns estados, os quais podem ser apenas positivos ou negativos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) V - F - V - F
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) F - F - F - V.
	 
	 
	11.
	(ENADE, 2009) A empresa XYZ adquire mercadorias para revenda, com promessa de pagamento em 3 parcelas iguais, sendo a primeira parcela com vencimento para 30 dias. Sabe-se que o registro contábil dessa operação causa um determinado efeito na data da aquisição. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Altera o resultado do exercício.
	
	b) Mantém o ativo inalterado.
	
	c) Mantém o patrimônio líquido inalterado.
	
	d) Gera uma receita futura.
	 
	 
	12.
	(ENADE, 2009) Leia as afirmativas a seguir: 
I- Diretores Financeiros são responsáveis por decisões acerca de como investir os recursos de uma empresa para expandir seus negócios e sobre como obter tais recursos. Investidores são instituições financeiras ou indivíduos que financiam os investimentos feitos pelas empresas e governos. Assim, decisões de investimento tomadas por Diretores Financeiros e Investidores são, normalmente, semelhantes. 
PORQUE
II- As decisões de investimento dos Diretores Financeiros focalizam os ativos financeiros (ações e títulos de dívidas), enquanto as decisões de investimento dos Investidores focalizam ativos reais (edificações, máquinas, computadores etc.). 
Com base na leitura dessas frases, é CORRETO afirmar que:
	
	a) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	b) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	c) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	d) As duas afirmações são falsas.
	 
	 
INSTRUÇÕES PARA CPA
	a)
	A Avaliação Institucional é realizada pela Comissão Própria de Avaliação ? CPA.
	b)
	A CPA tem como meta construir um planejamento institucional, guiado pela gestão participativa e pela autonomia universitária.
	c)
	Sua opinião fomenta a realização de melhorias na qualidade do seu curso.
	d)
	Leia cuidadosamente cada uma das questões e escolha a alternativa que responde cada uma delas.

Mais conteúdos dessa disciplina