Buscar

Módulo 8- Sistema Reprodutor Masculino

Prévia do material em texto

Módulo 8 – Sistema Reprodutor Masculino
1. Anatômia do Sistema Reprodutor Masculino
2. Espermatogênese 
3. Função da Vesícula Seminal 
4. Função da Glândula Prostática
5. Função do Sêmen
Leitura Obrigatória:
Bibliografia Básica: PASTORE, C. A., ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos. São Paulo: EDICON, 2004. Cáp. 6
Leitura Complementar:
FATTINI, C. A.& DANGELO, J,G. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2.ed. Rio de Janeiro: Atheneu,2002. Cáp. XII
GANONG, W. F. Fisiologia Médica, 15.ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993. Seção IV
1. Anatômia do Sistema Reprodutor Masculino
· Testículos
· Canais ou ductos deferentes
· Vesículas seminais
· Ductos ejaculatórios
· Pênis
· Próstata
· Glândula bulbouretral
2. Espermatogênese
Ocorre nos túbulos seminíferos (testículos) – início 12 aos anos – FSH (hormônio folículo estimulante – estimula a espermatogênese. LH (hormônio luteinizante – estimula a secreção de testosterona
Após a formação no túbulo seminífero o espermatozóide passa ao epidídimo, onde permanece cerca de 18 horas a fim de ser maturado e desenvolver mobilidade dando capacidade de alcançar o óvulo.
Pequena quantidade de espermatozóide é armazenada no epidídimo e a maior quantidade é armazenada nos canais ou ductos deferentes.
Vida média no canal genital feminino varia de 24 a 72 horas.
Quantidade habitual de líquido seminal ejaculado é em média 3,5 ml e cada ml de sêmen apresenta entre 80 a 200 milhões de espermatozóides. 
Figura 1: Sistema Reprodutor Masculino
Fonte: http://www.spacesalud.com/index_portuguese.htm
3. Função da Vesícula Seminal 
Glândula que secreta material mucóide contendo abundância de frutose e pequenas quantidades de ácido ascórbico, aminoácidos, fosfatos, cloretos, etc... É responsável por 60% do volume seminal. Nutri os espermatozóides.
4. Função da Glândula Prostática
Secreta líquido fino, leitoso, alcalino. Constituído por ácido cítrico, cálcio, sódio,etc... É responsável por 30% do volume do sêmem. A característica do líquido prostático é alcalino o que é importante para a fertilização. Dá aspecto leitoso ao sêmem.
5. Função do Sêmen
Sua composição provém de secreções do canal deferente, vesícula seminal, próstata e glândula bulbo uretral. 
Acompanhe o seguinte exemplo de exercício:
O sistema reprodutor masculino é o sistema encarregado de perpetuar a espécie através do ato sexual. No ser humano, ele funciona à base de estímulos físicos e nervosos. Quanto a esse sistema, assinale a alternativa INCORRETA: 
a) Os espermatozóides são produzidos pelos testículos, armazenados no epidídimo e durante a ejaculação são eliminados pelo canal deferente e uretra.
b) As células de Sertoli executam várias funções, como suporte aos espermatozóides, digestão dos restos celulares durante a espermogênese, secreção de um fluido cuja correnteza leva os espermatozóides até a uretra peniana e nutrição aos espermatozóides. Elas se encontram nos testículos.
c) O sêmem é composto de espermatozóides e líquidos produzidos pela vesícula seminal, próstata e glândulas bulbo-uretrais.
d) Além de produção de secreções, a vesícula seminal tem também a função de armazenar espermatozóides maduros prontos a serem eliminados pela ejaculação.
e) O líquido prostático é alcalino, o que ajuda a mobilidade do espermatozóide.
Se você compreendeu o funcionamento do Sistema Reprodutor Masculino, assinalou a alternativa d. Os espermatozóides maduros a sua maior parte são armazenados no canal deferente e no epidídimo. A vesícula seminal tem por função de nutrir o espermatozóide com frutose ao sair do canal deferente e chegar ao canal ejaculatório.

Continue navegando