Buscar

saúde do homem

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	6) Sobre os principais agravos na saúde do homem, as possíveis causas compreendem:
 
		
	 
	       Por acharem serem invulneráveis, o próprio pensamento frente a visão do público feminino,tem medo de descobrir algo grave na doença.
	
	      Por acharem serem invulneráveis, o próprio pensamento frente a visão do público feminino; eles não tem medo de adoecerem.
	
	       Eles se acham vulneráveis, não se preocupam com a opinião feminina.
	
	       Medo de descobrir algo grave na saúde, são cuidadosos e procuram de imediato o posto de saúde.
	
	       Somente o  medo de descobrir algo grave na saúde.
	Respondido em 31/03/2020 19:17:13
	
Explicação:
Os homens se consideram super-heróis,acham que são invulneráveis às doenças,possuem o medo de descobrir algo grave e se restringem a buscarem os serviços de saúde pela visão ou julgamento do público feminino.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), foi instituída pelo Ministério da Saúde com o objetivo de orientar as ações e os serviços de saúde para a população masculina, com integralidade e equidade. Essa Política tem como princípio :  (  UF RN ) 
 
		
	
	Aperfeiçoar os sistemas de informação, de maneira a possibilitar um melhor monitoramento que permita tomadas racionais de decisão.
	 
	Reforçar a responsabilidade dos três níveis de gestão e do controle social, de acordo com as competências de cada um, garantindo condições para a execução dessa política.
	
	promover a articulação interinstitucional, em especial com o setor Educação, como promotor de novas formas de pensar e agir.
	
	Nenhuma das alternativas está corrreto
	
	fundamentar a humanização e a qualidade, que implicam na promoção, reconhecimento e respeito à ética e aos direitos do homem, obedecendo às suas peculiaridades socioculturais.
	Respondido em 31/03/2020 19:18:15
	
Explicação:
corresponsabilizar  da gestão das diferentes esfera do governo e a parrticipação social
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Discute-se que, dentre os vários modelos de masculinidade, pode haver um mais hegemônico. Em geral, os modelos  numa perspectiva relacional de gênero  são utilizados nas hipóteses explicativas dos estudos para demarcarem as diferenças entre a saúde dos homens quando comparados à mulheres. Eles adoecem e morrem mais. Acredita-se que em decorrência de:
I.  Serem vistos como seres invulneráveis, podendo se cuidar menos e se expor mais a situações de risco;
II. Os homens costumam ter suas demandas e necessidades de saúde mais reconhecidas e mais acolhidas na atenção primária do que as mulheres;
III. Costuma haver impactos no atendimento da saúde do homem por conta de interpretações relacionadas a gênero.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	 II e III apenas.
	
	 Somente a I.
	 
	 I e III apenas.
	
	I, II e III.
	
	 Somente a II.
	Respondido em 31/03/2020 19:18:32
	
Explicação:
Gabarito: bvsms.saude.gov.br/bvs/.../politica_nacional_atencao_homem.pdf
    https://www.al.mt.gov.br/arquivos/...al/cartilha-saude-homem.pdf
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O campo da produção do conhecimento em saúde masculina é sempre ampliado com a utilização de referenciais conceituais de outros campos do conhecimento, expandindo a compreensão dos processos saúde-adoecimento e dos determinantes sociais da saúde.
POR QUE
Há necessidade da articulação com diversos setores, já que agravos da saúde masculina não se constituem como pauta restrita à saúde, a exemplo daqueles relacionados às causas externas devidas uma complexa articulação de processos econômicos, culturais, tecnológicos e políticos.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	 A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	 A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	 As duas afirmações são falsas.
	Respondido em 31/03/2020 19:18:36
	
Explicação:
Gabarito: bvsms.saude.gov.br/bvs/.../politica_nacional_atencao_homem.pdf
    https://www.al.mt.gov.br/arquivos/...al/cartilha-saude-homem.pdf
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo os padrões atuais a Saúde Pública deveria ter entre seus objetivos:
		
	
	Assegurar padrões de vida adequados
	
	Promover saneamento e controle das infecções
	
	Promover a prevenção das doenças
	 
	Todas estão corretas
	
	Assegurar a educação da população
	Respondido em 31/03/2020 19:18:31
	
Explicação:
Os campos da medicina preventiva e da saúde pública compartilham os objetivos de prevenir doenças específicas, promover saúde e aplicar os conceitos e técnicas de epidemiologia na consecução desses objetivos. Enquanto a medicina preventiva procura prolongar a vida dos indivíduos, ajudando-os a melhorar a sua própria saúde, a saúde pública tenta promover saúde em populações através de esforços comunitários organizados. Apesar de a medicina preventiva e a saúde pública serem discutidas de alguma forma separadamente, aqui, deve haver um contínuo sem separações entre a prática da medicina preventiva pelos médicos e outros profissionais da saúde, as tentativas de indivíduos e famílias para promover a saúde deles próprios de seus vizinhos e os esforços de governos e agências voluntárias para alcançar os mesmos objetivos de saúde.
            Ao focalizar tradicionalmente o diagnóstico e o tratamento médico das doenças, a educação médica ocidental e a prática médica têm tendido a obscurecer a importância, as bases científicas e os processos clínicos de promover a saúde global dos indivíduos. O diagnóstico e o tratamento de doenças serão sempre aspectos importantes no cuidado da saúde, mas uma crescente ênfase agora está sendo dada à prevenção e ao incremento da saúde. Existem especialistas que conduzem pesquisas, ensino e prática climática no campo da medicina preventiva, mas prevenção não é mais uma área exclusiva dos especialistas em medicina preventiva, como, por exemplo, o cuidado de idosos é limitado ao geriatras. Ao contrário, a prevenção deveria ser incorporada na prática de todos os médicos e outros profissionais da saúde.     
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Comparando as cinco principais causas de morte entre Homens e Mulheres podemos destacar algumas peculiaridades. Analise as afirmações abaixo e destaque a opção correta. I- As doenças Isquêmicas do Coração e as Cerebrovasculares são as duas primeiras causas de mortes entre homens e mulheres sem distinção de prevalência.
II- Os homens são maiores vítimas de Homicídios e Transportes Terrestres do que as mulheres.
III- As doenças crônicas das vias aéreas inferiores constituem uma das cinco principais causas de morte apenas entre os homens.
		
	
	Apenas a II está correta.
	 
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas a III está correta.
	
	Apenas a I e II estão corretas.
	
	Apenas a I está correta.
	Respondido em 31/03/2020 19:18:47
	
Explicação:
As causas externas são traumatismos, lesões ou quaisquer outros agravos à saúde, intencionais ou não, de início súbito e como consequência imediata de violência ou outra causa exógena. Neste grupo, incluem-se as lesões provocadas por eventos no transporte, homicídios, agressões, quedas, afogamentos, envenenamentos, suicídios, queimaduras, lesões por deslizamento ou enchente, e outras ocorrências provocadas por circunstâncias ambientais (mecânica, química, térmica, energia elétrica e/ou radiação). 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Vivemos em um mundo desigual. Mas, enquanto alguns atuam para perpetuar a barbárie, há quem lute para reduzir iniquidades ou realizar grandes transformações. Desta forma como se posiciona o homem como usuário de um sistema de saúde?
		
	
	O Homem possibilita a diminuição do número das ações secundárias no SUS
	
	O Homem favorece grandes transformações positivas no cenárioda saúde como paciente
	 
	Para as operadoras de saúde ter usuários Homem é mais lucrativo
	
	Temos um Homem como ator ativo de mudança de um cenário
	
	O Homem luta para reduzir as iniquidades na saúde
	Respondido em 31/03/2020 19:18:50
	
Explicação:
Infelizmente grande parte da população masculina não adere às medidas de atenção integral, decorrente das variáveis culturais. Os estereótipos de gênero, enraizados há séculos em nossa cultura patriarcal, potencializam práticas baseadas em crenças e valores do que é ser masculino. A doença é considerada como sinal de fragilidade que os homens não reconhecem como inerentes a sua própria condição biológica. O homem julga-se invulnerável, contribuindo para que ele cuide menos de si mesmo e se exponha mais as situações de risco.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As circunstâncias apontam que o imaginário de ser homem pode aprisionar o masculino em amarras culturais, dificultando a adoção de práticas de autocuidado. Assinale abaixo a afirmativa INCORRETA para as possíveis causas do afastamento dessas práticas.
		
	
	a ausência dos homens ao serviço de saúde seria o medo da descoberta de uma doença grave.
	 
	procurar o serviço de saúde, numa perspectiva preventiva, poderia dissociá-lo à fraqueza, medo e insegurança.
	
	o homem é visto como viril, invulnerável e forte.
	
	procurar o serviço de saúde poderia aproximá-lo das representações do universo feminino.
	
	ter cuidados com a saúde implicaria possivelmente desconfianças acerca dessa masculinidade socialmente instituída.
	Respondido em 31/03/2020 19:18:55
	
Explicação:
 
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: Princípios ...
 
bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_homem.pdf

Continue navegando