Buscar

Gestão Financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.	Uma das tarefas da gestão financeira consiste em analisar e apresentar os indicadores financeiros para auxiliar o gestor nas tomadas de decisões. Isso pode ocorrer por meio da apuração dos índices de Liquidez, Endividamento, e Rentabilidade, que vêm expressar a situação financeira da empresa, medindo a capacidade de pagamento tanto no curto quanto no longo prazo, assim como o retorno do empreendimento, respectivamente. Explique como deve ser feita a análise destes índices, a fim de apontar caminhos para o gestor financeiro.
Resposta Esperada:
A análise de índices pode ser realizada sob um único índice, situação em que é muito limitada a visão do cenário. É fundamental a utilização de mais índices, que abre a possibilidade de compará-los com outros ou mesmo com seus concorrentes do mesmo setor. A análise pode ser vertical, temporal ou combinada.
Numa análise vertical, vamos comparar o índice da empresa com a concorrência ou com a média do mercado; enquanto que na análise temporal é possível realizar a análise do índice ao longo do tempo, possibilitando ainda estabelecer uma tendência. Já a análise combinada compara o desempenho da empresa com o mercado no decorrer do tempo.
2.	Diante das condições tecnológicas à disposição dos empresários, sabe-se que o fator inovação é fundamental para a permanência ou a solvência das empresas. Hoje, uma má administração, de personalidade inflexível e rude, muito provavelmente não logrará êxito em seu negócio. É notável, a empresa que se propõe a investir em treinamento com seus colaboradores, em tecnologia, em atendimento ao cliente etc., dificilmente quebrará ou se tornará insolvente. Nesse sentido, descreva o que delineia ou motiva o fechamento/falência das empresas.
Resposta Esperada:
As empresas podem ser motivadas a fechar as portas por vários motivos.
Um deles são os baixos resultados em suas operações, em que a TMA não é alcançada.
Outro motivo é a insolvência, ou seja, tem dificuldade de transformar seus ativos em dinheiro ou caixa.
Por último, são os resultados negativos que vão acumulando, não dando mais credibilidade para a empresa manter seu negócio.

Continue navegando