Buscar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSCICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
Senso comum – o conhecimento que adquirimos no dia a dia, no cotidiano. São as coisas que aprendemos na vida e não é psicologia, que é uma área científica. (conhecimento acumulado no dia a dia). O psicólogo dentro da escola é um mediador das relações. 
A psicologia da educação (área do conhecimento que tem como objetivo compreender os fenômenos psicológicos envolvidos no processo educativo) faz uma ponte para que as pessoas aprendam da melhor maneira possível. Antes a psicologia da educação tinha um olhar para a criança que não aprende, depois começou a olhar para todos (década de 70). Após, outros fatores começaram a ser observados, como ambiente social, para saber se o problema de aprendizado é real ou só falta de ambiente que ajude.
RAÍZES DA FILOSOFIA (fundando a pscicologia como o estudo da alma).
Inatismo – carregamos em nossas almas (antes de nascermos) os nossos conhecimentos e os nossas características de personalidade. (“genética”) - PLATÃO
Racionalismo – DESCARTES – sustenta uma posição dualista entre mente e corpo, naturezas distintas, separadas, mas com comunicação. Só se conhece a verdade pela razão.
Empirismo – o conhecimento nos chega através da experiência, chegamos ao mundo como páginas brancas. HUME e KOCKE
1879 – criasse o primeiro laboratório de psicologia científica para que a psicologia pudesse ser provada. (VUNDT criou). E aí a psicologia deixa de ser um estudo da alma e passa a ser o homem (comportamentos e processos mentais). Ela saiu da área filosófica e foi para a fisiológica (para se tornar uma ciência). O objeto de estudo passa a ser o homem e seus comportamentos e processos mentais e não mais a alma. 
SURGIMENTO DA PSCICOLOGIA DA EDUCAÇÃO:
POÉTICA – área da educação preocupada com a tradição, ensino dos costumes, como ensinar as coisas aos filhos e como eles aprenderão.
SOFISTICA – área da educação preocupada com a transmissão da moral e da linguagem, preocupada com o ensino de maneira moral, o que se aproximava do ensino de hoje.
FILISÓFICA – área preocupada em fazer a ligação entre a poética e a sofística. 
Para se caracterizar como aprendizagem, é necessário a experiência, interação com o ambiente. (PROCESSO DE MUDANÇA QUE ACONTECE A NÍVEL DE CONHECIMENTO OU DO COMPORTAMENTO DO INDIVIDÚO – DEFINIÇÃO DE APRENDIZAGEM).
A primeira educação de um indivíduo acontece na família, que é a base, a família mostra valores, cultura, o caminho e dependendo da família pode atrapalhar. As vezes pode ser construtivo, as vezes não. (dependendo do ambiente familiar onde a criança está)
A psicologia surge no contexto da educação sempre tendo foco o processo de ensino e aprendizagem. Ela é focada na interdisciplinaridade pq justamente ela trouxe o olhar que antes era voltado só para a criança que não aprende, para explicar que diferentes ambientes Tb influenciam. Como a criança pode aprender se não tem o mínimo de estrutura ou apoio fora da escola? 
PRINCIPAL DESAFIO – compreender o indivíduo. Ela é uma alternativa para que possamos entender os diferentes processos educativos. A escola surge como espaço legitimo de educação formal. 
PSICOLOGIA EDUCACIONAL – tem como vocação a produção de saberes relativos ao fenômeno psicológico constituinte do processo educativo.
PSICOLOGIA ESCOLAR – defini-se pelo âmbito profissional e refere-se a um campo de ação determinado, isto é, a escola e as relações que aí estabelecem. Fundamente sua atuação nos conhecimentos produzidos pela Psicologia da Educação, por outras subáreas da psicologia e por outras áreas do conhecimento. 
AULA 2
Não existe teoria correta e teoria errada, cada um segue a que melhor se encaixa, ou que melhor acredita para sua aula.
SKINNER (teoria behavorista – do comportamento) – começou seu estudo com ratos, ele trabalhava com observação de comportamento, queria estudar tudo aquilo que ele podia enxergar (comportamentos). Se baseou no comportamento involuntário (queria estudar esses comportamentos) 
Condicionamento operante – trata das relações entre os comportamentos voluntários e as leis que os regem. 
PIAGET – se preocupa com o desenvolvimento biológico do indivíduo que em interação com o ambiente social faz o indivíduo aprender (ter um desenvolvimento intelectual). Não está preocupado só com o que é observável. Acredita que aprendemos por meio de esquemas que são gerados por processos:
Assimilação – quando incorporamos objetos e conhecimentos sobre um esquema já existente. 
Acomodação – quando modificamos os esquemas por influencia do meio externo.
VYGOTSKY – cultura na sua teoria é o ambiente que faz a mediação e faz com que a pessoa adquira conhecimento. 
As relações do individuo com o meio se dão através dos signos (linguagens).
Zona de desenvolvimento proximal – espaço entre o o que eu sei e o que eu quero saber (zona de desenvolvimento real e zona de desenvolvimento potencial).
AUSUBEL – perspectiva cognitivista (teoria baseada no contexto escolar) – para ele a aprendizagem deve fazer sentido para o aluno, fala sobre a importância dos conhecimentos prévios. Através deles que se encora um novo conhecimento.APRENDER SIGNIFICATIVAMENTE (quando o aluno aprende e não esquec, diferente da MECANICA que é espalhada, efêmera, em que o aluno aprende apenas conteúdos soltos, memoriza apenas algumas frases) – aprimorar os conhecimentos prévios. A aprendizagem é mais significativa a medida que um novo conteúdo é incorporado a aquilo que aluno já sabia. O aluno precisa estar disposto a aprender o conhecimento que está sendo tranmitido. 
ROGERS (abordagem humanista – o foco central é a pessoa). O professor deve proporcionar um fazer peagógico onde o foco central é o aluno. Não diretividade – método onde o professor busca não interferir na cognição e na afetividade do aluno, pq o professor está ali apenas para facilitar o processo de aprendizagem de cada aluno e em adquiir a sua independência. Congruência – característica do professor de ser sempre autêntico. 
WALLON – teórico que vai desenvolver os estágios do desenvolvimento (temos 5 estágios de desenvolvimento – impulsivo emocional, sensório-motor, personalismo, categorial, puberdade adolescência).
AULA 3 
DESENVOLVIMENTO HUMANO – estudo científico da mudança e da continuidade durante todo o ciclo humano de vida. (características: vitalício, depende da história e do contexto, multidimensional e multidirecional, plástico e flexível.)
Desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos – 3 fases: concepção, gestação e parto / primeira infância 0-2 (fase onde se desenvolve mais em menos tempo) / segunda infância de 2 – 6 anos(desenvolvimento físico mais lento, mas a coordenações motora é refinada) . 
Desenvolvimento da criança de 6 a 12 anos – terceira infância. (época de experimentar a independência e autonomia e de aprender a lidar com as novas vivências que surgem a partir disso) Início da escolarização (vivência em processos de socialização secundária), início da puberdade (mudanças físicas e pscicológicas), autonomia moral, autonomia e independência em algumas atividades, socialização secundária, período operacional concreto. 
Desenvolvimento da adolescência – Marcos desenvolvimentais: construção histórica e social, puberdade, sexualidade e afetividade, raciocínio lógico e dedutivo, desenvolvimento da autonomia (essencial na adolescência, os amigos desenvolvem um papel muito importante nesta etapa).
Desenvolvimento na vida adulta – 3 fases: vida adulta inicial (20 – 40) / vida adulta intermediária (40 – 65) / vida adulta final ou velhice (65 – até a morte). 
JUVENTUDE – (18-25) – formação da identidade, tarefas que se aproximam da vida adulta, desenvolvimento físico no seu ápice, desenvolvimento cognitivo sofisticaod, afetivo emocional atrelado a sexualidade, desenvolvimento social com importância dos pares. 
 VIDA ADULTA INICIAL – (20-40) – desenvolvimento físico e cognitivo no ápica até os 35. A partir dos 40 físico cai. 
VIDA ADULTA INTERMEDIÁRIA – (40-65) – aumento da expectativa de vida (momento de planejar a velhice),diminuição da audição, visão, densidade óssea e da capacidade de reprodução, habilidades cognitivas estáveis. 
VELHICE – (65-morte) – perdas sensoriais, físicas, cognitivas e motoras bastante visíveis e previsíveis, aposentadoria, perda de entes queridos, diminuição de capacidade gerais, desafios com novas condições do corpo, importância da manutenção da saúde mental e física. 
AULA 3
Relação MENTE e CÉREBRO – diferentes ou uma coisa só? – primeiro ramo (monismo) – considera que a realidade é um todo único, existe uma identidade entre corpo e mente (cérebro, corpo e mente são uma só coisa). Segundo ramo (dualismo) – cérebro, corpo e mente são coisas diferentes. Para o dualismo não existe a possibilidade de subordinação entre o cérebro e a mente. 
As duas correntes vão influenciar a psicologia como uma ciência. 
Revolução cognitiva (1950 – 1970) – surgiu para dar um suporte para questões não resolvidas em relação ao usado Behavorismo. O marco dela é chamado de “Paradigma do Processamento da Informação”, ele é usado para explicar a mente usando uma metéfora computacional. 
Processos Cognitivos Básicos – percepção (porta de entrada dos nossos estímulos, o que nos permite reconhecer, organizar, compreender as informações que nos chegam através dos sentidos – relacionada diretamente com os componentes motores. Existe a percepção visual e a auditiva), atenção (está implicada diretamente na ativação e no funcionamento da nossa atividadde cognitiva. 4 tipos: estado de alerta, atenção seletiva ou concentrada (focar a atenção em determinado estímulo e ignorar os outros), atenção dividida ou difusa (prestara atenção a mais de um estímulo simultâneamente), atenção sustentada (capacidade de manter a atenção sobre estímulos por um tempo prolongado) ) , memória (função indissociável, mantemos e recuperamos as experiências para que elas sejam utilizadas no momento necessário), consciência (controle sobre as tarefas. 2 tipo de processos: automáticos e conscientes).
Inteligencias múltiplas de Gardener – Ele cria 7 tipos e depois mais 1, 8 inteligencias ao todo. São as capacidades especificas do espectro de atividades humanas. Qualquer atividade humana depende do combinado de ações das inteligências.
1 – lógico matemática (presente nos engenheiros, matemáticos)
2 – lingüística (capacidade para idiomas e usar a fala e escrita de maneira adequada)
3 – espacial (capacidade de perceber o ambiente visoespacial e transformar o ambiente, se desenvolver no espaço, presente nos arquitetos)
4 – musical
5 – interpessoal (compreender os desejos e intenções e sentimentos dos outros – presente nos médicos)
6 – intrapessoal (capacidade de conhecer a si mesmo, presente nos pscic[ologos)
7 – corporal-sinestésica (habilidade manual – dançarinos, bailarinas, jogadores)
8 – naturalista (capacidade de se manter em contato com a natureza e compreendê-la – biólogos e botânicos).
Inteligência Emocional (Daniel Goleman) – perceber, avaliar e expressar emoções. 
TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação – estão presentes em vários momentos da nossa vida. São um conjunto de recursos tecnológicos utilizados para atingir determinado fim. 
Sala de aula invertida – o aluno estuda o seu material, lê o conteúdo, pratica e aí vai para a aula. Ela é o momento de tirar duvidada e discutir o material já estudao. 
Tecnologia assistiva – auxilio para a vida da pessoa com alguma deficiência. 
PSCICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
 
 
Senso comum
 
–
 
o conhecimento que adquirimos no dia a dia, no cotidiano. São as coisas que aprendemos na 
vida e 
não é ps
icologia, que é uma área científica. (conhecimento acumulado no dia a dia).
 
O ps
icólogo dentro da escola é 
um mediador das relações. 
 
A 
ps
icologia da educação
 
(
área do conhecimento que tem como objetivo compreender 
os fenômenos psicoló
gicos 
envolvidos no processo educativo
) faz uma ponte para que as pessoas aprendam da melh
or maneira 
possível. Antes 
a ps
icologia da educação tinha um olhar para a criança que não aprende, depois começou a olhar para todos (década 
de 70). Após, outros fatores começaram a ser observados, como ambiente social, para saber se o problema de 
aprendizado é real 
ou só falta de ambiente que ajude.
 
 
RAÍZES DA FILOSOFIA (fundando a pscicologia como o estudo da alma).
 
Inatismo
 
–
 
carregamos em nossas almas (antes de nascermos) os nossos conhecimentos e os nossas características 
de personalidade. (“genética”) 
-
 
PLATÃO
 
R
acionalismo
 
–
 
DES
CARTES 
–
 
sustenta uma posição dualista entre mente e corpo, naturezas distintas, separadas, 
mas com comunicação. Só se conhece a verdade pela razão.
 
Empirismo
 
–
 
o conhecimento nos chega através da experiência, chegamos ao mundo como página
s brancas. HUME 
e KOCKE
 
 
1879 
–
 
criasse 
o primeiro laboratório de ps
ic
ologia científica para que a ps
icologia pudesse ser provada. (VUNDT
 
criou). E aí a ps
icologia deixa de ser um estudo da alma e passa a ser o homem (comportamentos e processos 
mentais).
 
E
la saiu da área filosófica e foi para a fisiológica (para se tornar uma ciência). O objeto de estudo passa a 
ser o homem e seus comportamentos e processos mentais e não mais a alma. 
 
 
SURGIMENTO DA PSCICOLOGIA DA EDUCAÇÃO:
 
POÉTICA
 
–
 
área da educação preocu
pada com a tradição, ensino dos costumes, como ensinar as coisas aos filhos e 
como eles aprenderão.
 
SOFISTICA
 
–
 
área da ed
ucação preocupada com a transmiss
ão da moral e da lingu
a
gem, preocupada com o ensino 
de maneira moral, o que se aproximava do ensino d
e hoje.
 
FILISÓFICA
 
–
 
área preocupada em fazer a ligação entre a poética e a sofística. 
 
 
Para se caracterizar como aprendizagem, é necessário a experiência, interação com o ambiente. (
PROCESSO DE 
MUDANÇA QUE ACONTECE A NÍVEL DE
 
CONHECIMENTO OU DO COMPORTAMENTO DO INDIVIDÚO 
–
 
DEFINIÇĂO 
DE APRENDIZAGEM
).
 
 
A primeira educaçăo de um indivíduo acontece na família, que é a base, a família mostra valores, cultura, o caminho 
e dependendo da família pode atrapalhar. As vezes pode ser con
strutivo, as vezes năo. (dependendo do ambiente 
familiar onde a criança está)
 
 
A ps
icologia surge no contexto da educaçăo sempre tendo foco o processo de ensino e aprendizagem. Ela é focada 
na interdisciplinaridade pq justamente ela trouxe o olhar que ante
s era voltado só para a criança que năo aprende, 
para explicar que diferentes ambientes Tb influenciam. Como a criança pode aprender se năo tem o mínimo de 
estrutura ou apoio fora da escola? 
 
PRINCIPAL DESAFIO 
–
 
compreender o indivíduo. Ela é uma alternat
iva para que possamos entender os diferentes 
processos educativos. A escola surge como espaço legitimo de educaçăo formal. 
 
 
P
SICOLOGIA E
DUCACIONAL
 
–
 
tem como vocaçăo a produçăo de saberes relativos ao fenômeno psicológico 
constituinte do processo educativ
o.

Outros materiais