Buscar

atividade 1 libras

Prévia do material em texto

- Pensando nisso, você conhece alguma pessoa surda ou já ouviu casos sobre essa deficiência?
Faça um texto dissertativo, com no mínimo 500 palavras, ou 10 linhas.
As dúvidas devem ser enviadas no canal "Fale com o professor".
Critérios de avaliação
1) Apresentação de resposta por meio de um texto de no mínimo, 500 palavras ou 10 linhas.
2) Cópias, transcrições integrais e ou análises cujo fundamento resida na utilização de ideias de terceiros não serão consideradas. Nesse caso, o (a) aluno (a) terá a sua participação zerada. Por essa razão, peço que evite a cópia integral ou parcial de trabalhos disponíveis na Internet, de obras de referência ou até mesmo de colegas. Fique atento (a) a essa informação. Caso você decida enriquecer seu texto com uma citação, forneça os devidos créditos ao autor da produção original, seguindo as normas da ABNT (acesse o seguinte link para obter informações a respeito do uso de referências em trabalhos acadêmicos: https://www.tecmundo.com.br/tutorial/59480-aprenda-usar-normas-abnt-trabalhos-academicos.htm).
Lembre-se que você pode, sim, complementar suas respostas, mas a correção e avaliação tomará como base sua reflexão sobre o tema em foco.
3) Estrutura do argumento: deve apresentar desenvolvimento e conclusão sobre a proposta da atividade.
4) Aderência ao conteúdo.
5) Criatividade e autonomia.
6) Clareza: as ideias devem ser apresentadas de forma clara, sem incoerências, e dialogar com o foco geral da atividade.
7) Atente à norma culta da Língua Portuguesa
 A deficiência auditiva está presente no nosso cotidiano desde a antiguidade , e aos poucos foram construídos certos mitos e preconceitos a respeito da população surda, esses fatores demoraram anos para serem desconstruídos. Como consequência dos mitos e preconceitos criados temos a falta de inclusão e segregação até os dias atuais.
Para quebrar essa segregação foi criado a linguagem de sinais que possibilitou a comunicação entre ouvintes e surdos, e a comunicação dentro da própria comunidade surda.
 Mas ainda com a criação da linguagem de sinais as pessoas que não possuem nenhuma deficiência auditiva não tem interesse em aprender, o que fortifica a segregação de pessoas com a deficiência e trazem certas dificuldades para pessoa surda, como por exemplo no mercado de trabalho em que muitas vezes a empresa evita a contratação de funcionários surdos. Para amenizar a dificuldade no mercado de trabalho o governo impôs uma lei onde obriga empresas a ter 2% do quadro de seus funcionários portadores de necessidades especiais, e ainda há a lei em que instituições de ensino superior incluam libras como uma cadeira obrigatória para cursos de licenciatura, já com o intuito de preparar futuros profissionais a lidar com pessoas que possuam a deficiência auditiva.
 É notório que houveram muitas mudanças que trouxeram um pouco mais de inclusão da população surda, mas ainda assim é bem mais distante do que se esperava para os dias atuais, no Brasil por exemplo onde libras é reconhecido como a segunda língua oficial pouquíssimas pessoas sabem se comunicar através de língua de sinais , e libras nem sequer é matéria obrigatória na grade curricular escolar. Tais fatos contribuem para a falta de inclusão da população surda.

Continue navegando