Buscar

ARTIGO - GESTÃO DA PRODUÇÃO

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
MIRANDA, Rodrigo Schimidt.[footnoteRef:1] [1: Docente no Centro Universitário ENIAC. Email: rodrigo.schimidt@eniac.edu.br] 
QUEIROZ, Lúcio.[footnoteRef:2] [2: Discente no Centro Universitário ENIAC. Email: 518722019@eniac.edu.br] 
1. RESUMO 
O presente trabalho tem por objetivo identificar e reconhecer planejamento e estratégias para melhora da produtividade nas organizações. Além de identificar características relevantes do desenvolvimento das organizações. Assim, poderemos analisar as práticas de controle de produção de fornecedores de empresa automotiva. 
2. INTRODUÇÃO 
O ambiente corporativo é marcado pela competitividade e concorrência entre grandes empresas. E cada vez mais este cenário fica mais exigente e importante. Qualidade e produtividade são fatores fortes para a competitividade principalmente em países com a economia aberta. Sendo assim, melhorando a produtividade e qualidade da organização, ela terá duas vias de ganhos maiores em relação a confiabilidade de um modo geral. Assim, podemos citar uma empresa especializada em fornecer produtos automotivos. 
Esses agentes de maior poder na cadeia de suprimentos, aderem praticas just-in-time e logo, lean production, visando aumento da eficiência e redução de estoques. Aliado a isso a busca pela adequação do Sistema Toyota resultou nos anos 90, uma intensa restruturação das empresas, fazendo assim, modernização nas unidades industriais e expandiram a produção proposta aumentando a pressão por fornecimento com prazos curtos, maior qualidade e menores custos.
 E é neste cenário que está inserido o planejamento agregado da produção, que busca equilibrar capacidade e demanda, e assim gerar os melhores resultados para a organização. Neste texto, você vai estudar o planejamento hierárquico, do qual o planejamento agregado de produção faz parte e é importante para o planejamento da organização, bem como as características relevantes de seu desenvolvimento e estabelecimento.
3. OBJETIVO
Aplicar conceitos de produtividade, qualidade e custos, usando técnicas do sistema de gestão da qualidade, como PCP (plano de produção de controle)
O planejamento e controle da produção é uma área central na administração das empresas manufatureiras. Sobretudo quando a produção se efetua por lotes ou em pequenas séries, seja para encomendas, seja para estoque, a programação tem que atender a objetivos conflitantes, devendo entregar todas as ordens de produção no prazo prometido, ao mesmo tempo que mantém as máquinas e os homens ocupados a plena capacidade e minimiza os níveis de estoques de materiais e produtos em fase de processamento.
4. METODOLOGIA 
O início do estudo foi executado de forma teórica sobre o tema, iniciando-se por uma pesquisa bibliográfica e análise preliminar do tema da pesquisa e montagem do projeto todo o trabalho desenvolvido. Além de pesquisas e entrevistas com personagens e professores especializados no assunto.
5. DESENVOLVIMENTO 
Através do planejamento torna-se possível a análise de situações e a avaliação dos reflexos de determinadas ações, de modo a permitir a tomada de decisão mais acertada, para que o resultado esperado possa ser atingido. Tais demandas são atendidas por meio das funções de planejamento, programação e controle da produção, também conhecida como PCP. Cada um desses níveis possui responsabilidades específicas, lidando com o planejamento em diferentes horizontes de tempo, desde o longo até o curto prazo. 
Assim, é desenvolvido o chamado planejamento hierárquico, garantindo o alinhamento e a colaboração de todos os níveis hierárquicos, permitindo à empresa conduzir sua operação de forma estratégica, na busca por seus objetivos. No planejamento hierárquico, cada nível orienta e limita o planejamento do nível imediatamente inferior. O nível estratégico foca no longo prazo, definindo as políticas estratégicas da organização, que incluem o planejamento da capacidade, seguido pelo planejamento agregado de produção. Este, por sua vez, é realizado na zona de transição para o nível intermediário, quando é definido o mix das estratégias específicas de produção.
A partir desta conexão entre os diversos níveis hierárquicos, Lustosa et al. (2008) acredita ser possível ao PCP o desempenho efetivo de seu papel, coordenando e aplicando os recursos produtivos, alinhando a produção aos planos estabelecidos.
6. RESULTADOS 
O planejamento e controle da produção representam a base para a competitividade empresarial coordenando e aplicando os recursos produtivos, alinhando a produção aos planos estabelecidos nos níveis estratégico, tático e operacional, de modo a atendê-los, da melhor forma possível. Sendo assim, obtendo resultados positivos.
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Tudo indica que, no futuro imediato, as empresas nacionais, a despeito das ingentes dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, deverão redobrar seus esforços no sentido de melhorar suas estruturas organizacionais e suas rotinas administrativas, aperfeiçoando ainda suas técnicas de planejamento, controle e tomada racional de decisão.
8. FONTES CONSULTADAS
TAHA, Hamdy. Pesquisa Operacional. - 8.ed. - São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
JACOBS, F. R.; CHASE, R. B. Administração de operações e da cadeia de suprimentos. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012. cap. 5 e 6. 
LUSTOSA, L. et al. Planejamento e Controle da Produção (PCP). Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 
SLACK, N. et. al. Administração da produção. Ed. compacta. São Paulo: Atlas, 2006

Continue navegando