Buscar

Atividade%202%20-%20Farmacologia%20Aplicada

Prévia do material em texto

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ – AESPI
Curso: Farmácia
Disciplina: Farmacologia Aplicada à Enfermagem
Turma: FM3P4P
Prof. Msc. Rian Felipe de Melo Araújo
ATIVIDADE 1
Data de envio: 11/05/2020
Data de entrega: entre os dias 25.05 a 29.05
Pontuação: 2,0 pts
Shaun Murph tem 7 anos, pesa 20 Kg e vem sendo submetido a poliquimioterapia para tratamento de um osteossarcoma agressivo no fêmur direito. Agora chegou o momento da ressecção cirúrgica.
· 20h (véspera da cirurgia): Dr. House, o anestesiologista, tranquiliza o paciente e recorda a importância do jejum após a meia noite para evitar a aspiração do conteúdo gástrico durante a anestesia geral.
· 6h30min: Murph agarra-se a sua mãe e está ansioso, debilitado e com um pouco de dor. Os sinais vitais são estáveis com pulso acelerado de 120 e pressão de 110/75. Administra-se uma dose oral de midazolam.
· 7h: Dr. House injeta uma pequena quantidade de lidocaína no tecido subcutâneo antes de inserir o cateter intravenoso. Através deste, o anestesiologista administra uma infusão de sulfato de morfina.
· 7h30min: Dr. House, através de um bolo intravenoso, administra 60 mg (3 mg/kg) de tiopental. Em 45 segundos, Murph está em estado anestésico profundo. O médico acrescenta uma dose intravenosa de succinilcolina. Em seguida promove a intubação e inicia a respiração artificial.
· 7h50min: Murph não responde, nem por movimento nem por aumento do tônus simpático (p.ex: aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial) à primeira incisão cirúrgica.
· 8h20min: Dr. House nota sobressaltado que o pulso de Murph caiu para 55 e a pressão arterial para 85/45. Autocensurando-se por ter esquecido de diminuir a pressão parcial inspirada do anestésico quando sua pressão parcial no sangue venoso misto aumentou, ele reduziu o nível de isoflurano inspirado para 0,8% enquanto mantém o nível de óxido nitroso em 50%. O pulso e a pressão arterial de Murph voltam ao normal em 15 minutos.
· 12h35min: após uma longa cirurgia, o dr. House interrompe a administração de isoflurano e óxido nitroso e passa a administrar oxigênio puro durante alguns minutos.
· 12h45min: Em menos de 10 minutos, Murph está respirando espontaneamente e pode responder a perguntas, embora ainda esteja um pouco atordoado. Os pais dele estão aliviados por vê-lo desperto e alerta após 5h de anestesia.
1. Explique qual a função dentro da situação clínica apresentada cada fármaco citado.
2. Quais as vantagens de utilizar uma mistura de 2 anestésicos (nesse caso clínico, óxido nitroso e isoflurano) em vez de apenas um deles?
3. Por que o dr. House administrou oxigênio puro alguns minutos após a interrupção do anestésico?

Continue navegando