Buscar

Estudo dirigido limpeza e desinfecção Odonto


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1º Estudo dirigido da disciplina de Biossegurança do Curso de Odontologia 03A (2º Bimestre)
Estudo dirigido individual (cópias serão anuladas!) 
Data de entrega dia 11/06/2020. Valor 2,5 pontos (Aula 11)
Quais as áreas do consultório odontológico que correspondem as zonas de tratamento, limite de tratamento e periférica?
R: Zona de tratamento: são as superfícies de mesa/carrinho, cadeira odontológica e espaços adjacentes. Zona limite de tratamento: áreas usadas em processos operatórios. Está incluso peça de mão, seringa tríplice, suportes, sugadores e interruptores de refletores, cuspideira, equipamento de RaioX. Zona periférica: é a área que não está em contato com o paciente ou com grande quantidade de material infectado. 
Qual a periodicidade de desinfecção destas áreas?
R: Na zona de tratamento deve desinfetar rotineiramente, no começo do dia e nos intervalos entre cada paciente. Na zona limite de tratamento deve limpar e desinfetar nos intervalos de cada paciente. Na zona periférica desinfetar nos intervalos entre cada paciente e limpar e desinfetar ao final do dia.
O que são barreiras para proteção do equipamento 
R: São materiais descartáveis como filtro de PVC, papel impermeável ou papel alumínio empregados para cobrir as superfícies e equipamentos, a fim de evitar a contaminação e facilitar a desinfecção. 
Dê exemplos de utilização das barreiras de proteção no consultório odontológico? 
R: Na mesa auxiliar e na bancada é usado papel impermeável, papel alumínio ou filmes de PVC. Nas pontas de seringa tríplice se usa canudos plásticos descartáveis. Nas peças de mão de alta e baixa rotação é usado sacos plásticos. 
Diferencie as diferentes formas de proceder limpeza no consultório odontológico. 
R: A limpeza recorrente é aplicada para móveis, equipamentos, piso, através da limpeza seguida de desinfecção. Devem ser realizada diariamente, antes do início das atividades ou término das mesmas.
A limpeza terminal é aplicada as paredes, portas, pisos, janelas, móveis e equipamentos, através de limpeza mecânica com água e sabão. Em seguida é feito a desinfecção. Deve ser feita semanalmente.
Cite 5 cuidados básicos que devem ser tomados ao se realizar a limpeza nos consultórios odontológicos?
R: Uso de EPIs como máscara, luvas, óculos de proteção, avental e botas impermeáveis.
Usar a técnica de dois baldes. 
Evitar procedimentos a seco.
Começar a limpeza da área menos contaminada para a mais contaminada.
Limpas no sentido único, de cima para baixo e em linha paralela.
Descreva como deve ser realizada a varredura úmida nos consultórios odontológicos. 
R: Primeiro se deve colocar o EPI: luvas, botas, touca. Depois deve preparar o ambiente e deixar a área livre. Deve encher os baldes até a metade, um com água limpa e o outro com água e detergente líquido. Imergir o pano no balde com solução detergente, retirar o excesso e enrolar na vassoura ou rodo. Passar o pano no piso, sem retirar o pano do chão, iniciando do fundo da sala e se dirigindo para a porta, de forma que todas as áreas do piso sejam limpas. Recolher a sujidade e jogar no lixo. Imergir outro pano no balde de água limpa, torcer e enrolar na vassoura. Retirar o sabão do piso, iniciando do fundo da sala e se dirigindo para a porta. Secar o piso usando o pano bem torcido. Limpar os rodapés. Recolocar o mobiliário no local original. Limpar o material de trabalho e guardar em local apropriado.
Descreva como se deve proceder a desinfecção das superfícies nos consultórios odontológicos (como, com que desinfetar e quando)? 
R: Pode ser feito com a desinfecção precedida de limpeza - procede limpeza com água e sabão antes da aplicação dos desinfetantes. Empregar o Hipoclorito de sódio 1% e alcoóis 70% (m/m) ou 77% (v/v). A técnica do borrifo-limpeza-borrifo atomiza a substância desinfetante e remove a sujidade com esponja e em seguida atomizar novamente o desinfetante e secar com papel toalha. Empregar o Hipoclorito de sódio 1% e alcoóis 70% (m/m) ou 77% (v/v). 
A zona de tratamento e limite de tratamento é desinfetado após o atendimento de cada paciente, ao término das atividades diárias ou quando uma superfície estiver visivelmente contaminada. 
A zona periférica, no piso é desinfetado diariamente, no início e no término do expediente e antes do procedimento crítico, por varredura úmida. As paredes uma vez por semana ou na visualização de uma contaminação. Armários, bancadas e equipamentos é desinfetado a cada atendimento ou ao realizar procedimento críticos e/ou semi-críticos. 
Como proceder a limpeza e desinfecção dos sugadores? 
R: Antes de iniciar a utilização, deve-se adicionar 100 ml de desinfetante na cuba de vidro. Findado o uso, deve-se encher a cuba com água e detergente desincrustante. Aguardar 10 minutos e desprezar o conteúdo no vaso sanitário. Depois é feito uma limpeza dos filtros, aspirar solução de detergente desincrustante ou enzimático, retirar a tampa do filtro e em seguida o filtro com auxílio de pinça. Lavar o filtro em água corrente, recolocar o filtro e aspirar a substância desinfetante.