Buscar

Estética - Nicolas

Prévia do material em texto

Estética - segundo o filosofo Platão
Se estética é a investigação filosófica da arte e do belo (ou de um substituto contemporâneo para o belo, como o valor estético), a característica marcante dos diálogos de Platão é a de que ele investe a mesma quantidade de tempo a ambos os tópicos, e consegue, mesmo assim, tratá-los como opostos.
Às mentes mais literais, a frase “estética platônica” já é em si uma impossibilidade, pois só nos últimos séculos é que se identificou a estética como área de estudo filosófico.E mesmo aqueles que alargam o termo e tendem a ser mais permissivos verão um caráter experimental no tratamento cedido pelo filósofo à arte e ao belo.
A importância da estética na filosofia
A Estética, também chamada de Filosofia da Arte. É uma forma de conhecer o mundo através dos cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato).
Importante saber que o estudo da estética, tal como é concebido hoje, tem sua origem na Grécia antiga. Das pinturas rupestres, e os primeiros registros de atividade humana, ao design ou à arte contemporânea, a capacidade de avaliar as coisas esteticamente parece ser uma constante. 
Mas, foi por volta de 1750, que o filósofo Alexander Baumgarten (1714-1762) utilizou e definiu o termo "estética" como sendo uma área do conhecimento obtida através dos sentidos

Continue navegando

Outros materiais