Buscar

Estudo Dirigido Processo patologico

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido Patologia 
Nome: Luccas Vinicios de Souza – 0008126 Enfermagem 
 
1. 	Qual a primeira alteração que ocorrem em células e tecidos, após uma lesão? 
a) Morfologica ( X )
b) Bioquimica 
c) Numerica 
d) Fisiologica 
Justifique: 
A lesão celular ocorre quando a célula está submetida a um estresse excessivo e não consegue se adaptar fisiologicamente, quando está exposta a agentes nocivos, ou quando ocorrem anormalidades intrínsecas prejudiciais.
As lesões celulares podem ser reversíveis ou irreversíveis. Assim, quando o fator nocivo é cessado e ainda não houve dano severo à membrana plasmática e ao núcleo, as lesões podem ser revertidas, apesar de haver anomalias na estrutura e no funcionamento da célula. No entanto, a persistência da injúria causa um estado danoso irreversível, o qual culmina na morte celular.
2. Julgue a frase abaixo em verdadeiro ou falso 
Após um evento de anóxia ou hipóxia, o primeiro evento é a perda da estabilidade das membranas. ( V ) Verdadeiro
 
Justifique: 
Redução do fornecimento de oxigênio = hipóxia
Interrupção do fornecimento de oxigênio = anóxia
A falta de oxigênio leva a diminuição na produção de ATP, o que ocasiona na falha de sistemas dependentes de energia, como as bombas de Sódio e Potássio, redução de síntese proteica, acúmulo de ácido lático, depleção dos estoques de glicogênio. A célula sem O2, perde seu receptor final de elétrons na cadeia respiratória, passando a realizar, agora, respiração anaeróbica
3. A reperfusão de um tecido pode aumentar os danos após um evento de hipóxia ou anóxia, pois: 
a) Diminui a produção de radicais livres de oxigênio 
b) A célula lesionada aumenta a captação de potássio, que inibe a mitocôndria 
( X ) 
c) Ocorre desbalanço de sais e choque osmótico 
d) A reperfusão ocorre primeiro com sangue deoxigenado 
 
Justifique: 
Com a reperfusão da área isquêmica, com o sangue arterial oxigenado, são liberadas espécies reativas do oxigênio (peróxido de hidrogênio, ânion superóxido; dioxigênio singleto, peroxinitrito) e radicais livres derivados do oxigênio (radical hidroxil, radical alcoxil, etc), pela presença de xantina oxidase no tecido. • Também ocorre a liberação de radicais livres de leucócitos; aumento da concentração de cálcio local e intracitoplasmático, ativando-se várias enzimas (fosfolipases, proteases, ATPases, endonucleases, etc), e choque osmótico levando à tumefação celular, incluindo as organelas (mitocôndrias), pela entrada de água e sódio, e, consequentemente, à ruptura das membranas.
 
4. 	Qual dos tecidos abaixo é mais sensível à radiação? 
 
a) Ósseo ( X )
b) Muscular 
c) Hematopoético 
d) Nervoso 
 
Justifique: 
A sensibilidade dos órgãos do corpo humano está relacionada ao tipo de células que os compõem. Por exemplo, se as células formadoras do sangue são as mais sensíveis devido a sua taxa de reprodução ser rápida, os órgãos formadores do sangue são os mais sensíveis à radiação. As células musculares e nervosas são relativamente mais resistentes à radiação e, portanto, os músculos e o cérebro são menos afetados.
A sensibilidade à radiação do corpo inteiro depende dos órgãos mais sensíveis, que por sua vez, depende das células mais sensíveis. Como já visto, os órgãos mais sensíveis são aqueles envolvidos com a formação do sangue e o sistema gastrointestinal.
5. 	Julgue a frase abaixo em verdadeiro ou falso 
 
Eletricidade, temperatura e choque são exemplos de danos físicos 
 ( V ) Verdadeiro
 Justifique: Por definição, choque elétrico é quando há passagem de uma corrente elétrica (movimento ordenado de partículas portadoras de cargas elétricas) através do corpo, utilizando o mesmo como condutor.
Dependendo da situação, ou seja, do tempo e da intensidade da corrente, os efeitos do choque elétrico podem variar desde um pequeno desconforto como o formigamento da área afetada, queimaduras de terceiro grau ou até mesmo causar falecimento da vítima.
corrente de 1mA a 10 mA podem provocar apenas uma sensação de formigamento; 
      • Correntes entre 10 mA e 20 mA podem causar uma sensação dolorosa;
      • Correntes maiores que 20 mA e menores que 10 mA causam dificuldades na respiração, pode causar morte por asfixia se não socorrido a tempo;
      • Correntes superiores a 100 mA são muito perigosas com alto poder de matar, pois atacam direto o coração, fazendo com que ele funcione a rápidas contrações e de formas irregulares, é a chamada fibrilação cardíaca; 
      • Correntes que são superiores a 200 mA já não causam mais a fibrilação cardíaca, mas provocam graves queimaduras e parada cardíaca.

Continue navegando