Buscar

atividade48316

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 
1-Cite 3 tipos de projeto do PDP?
• Projetos radicais: vamos entender o que é um projeto radical? Basicamente umas atitudes radicais acontecem alterações significativas, existe uma nova categoria ou família de produtos, envolve novas tecnologias e materiais, e exige um processo de manufatura anterior, como assim? Projeto radical é uma atitude brusca de mudança de projeto sem a devida previsão, por exemplo, a meta era fabricar um biscoito de sal e a demanda é fabricar biscoito doce, a empresa muda e aplica projeto radical e muda o direcionamento da fabricação.	
• Projetos plataformas ou próxima geração: normalmente, representam alterações	 significativas no projeto do produto e/ou do processo, sem a introdução de novas tecnologias ou materiais, mas representando um novo sistema de soluções para o cliente. Esse novo sistema de soluções para o cliente que pode representar uma próxima geração de um	 produto ou de uma família de produtos anteriormente existentes. Possui uma estrutura básica do produto que seria comum entre os diversos modelos que compõem uma família de produtos. Para funcionar	 como plataforma um projeto deve suportar toda uma geração de produto ou processo e ter ligação com as gerações anteriores e posteriores do produto	.
• Projetos incrementais ou derivados: envolvem projetos que criam produtos e processos que são derivados, híbridos ou com pequenas modificações em relação aos projetos já existentes. Esses projetos incluem versões de redução de custo de um produto e projetos com inovações incrementais de novos produtos e processos
2-Cite quais são as fases do PDP e comente cada uma delas.
Uma Organização que estrutura algumas ideias e essas ideia transforma em informações técnicas que baseados nessas informações fabricam produtos em um meio comercial. 
3-Explique com suas palavras o que é um ciclo de vida do produto?
O ciclo de vida de um produto pode ser atendido como historia completa do produto através de suas fases de vendas: introdução, crescimento, maturidade e declínio. È o conceito de obsolescência planejada, ou seja, os produtos já nascem com data prevista para serem retirados do mercado.
4-Cite os 4 estágios do ciclo de vida do produto e comente.
Introdução: é a fase inicial da vida do produto ou o período em que o produto é lançado no mercado, esta fase tem como característica: baixo volume de produção e de vendas.
Crescimento: o produto começa a firmar-se no mercado ou período de aceitação pelo mercado. Nesse estágio surgem os concorrentes.
Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência. Quando o produto atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas.
Declínio: o produto passa a perder participação no mercado, ou seja, é quando as vendas e os lucros começam a cair.
5-Explique com as suas palavras o que é engenharia sequencial e engenharia simultânea.
Engenharia sequencial é um tipo de método de produção de engenharia em que um projeto é concluído em um formato linear. Na engenharia sequencial, cada etapa é trabalhada em uma determinada ordem. Toda a atenção é colocada para completar o primeiro passo do projeto até que esteja completo. Quando a primeira etapa for concluída, a equipe de engenharia passará para a segunda etapa do projeto. 
Engenharia Simultânea é aquilo que faz a produção mudar, mudar constantemente aperfeiçoando os produtos o tempo inteiro para acompanhar as mudanças de mercado. Processo atualmente adotado para desenvolvimento de produtos, compostos de três pilares básicos: equipe multidisciplinar de trabalho integrada ao processo de desenvolvimento, sistemas de tecnologia de informação de apoio à engenharia, gestão de projetos, banco de dados e comunicação, técnicas de padronização e racionalização de produtos, sistemas e componentes, visando encurtar o ciclo de desenvolvimento do produto. A filosofia é o compartilhamento das informações com todos os envolvidos no processo, independente do estágio do desenvolvimento do projeto. Aumento do paralelismo em busca de encurtar o tempo de lançamento do produto.
6-Quais são as fases da engenharia simultânea?
Desenvolvimento do conceito, planejamento do produto, engenharia do produto/processo e produção piloto e aumento da produção.
7-Quais são as macro-fases de densevolvimento do produto? E as fases?
	Macro-Fases
	Fases
	
Pré-desenvolvimento
	
Planejamento estratégico dos produtos.
	
Desenvolvimento
	Projeto informacional / Projeto conceitual / Projeto detalhado / Preparar a produção / Lançamento do produto.
	
Pós-desenvolvimento
	
Acompanhar produto e processo / Descontinuar produto.
8-Explique com as suas palavras as 3 macro fases de desenvolvimento de novos produtos.
· Pré Desenvolvimento: Objetivo: atividades de definição dos projetos de desenvolvimento a partir da estratégia competitiva da empresa. Importância: Foco nos projetos prioritários, segundo a estratégia da empresa no curto, médio e longo prazo. Uso eficiente dos recursos. Início mais rápido e eficiente dos projetos, critérios claros para os projetos em andamento. Início: Planejamento estratégico do negócio concluído. Fim: Portfólio de produtos definidos, minuta dos projetos elaborados.
· Desenvolvimento: Envolve as atividades de desenvolvimento do projeto definidos e aprovados na fase anterior. Cada produto é gerenciado com um projeto. Inicio: Minuta do projeto aprovado. Termino: Todos os documentos de especificação do produto foram preparados e aprovados. O grau de incerteza e a quantidade de escolhas vão caindo, e o custo vai aumentando. Custo de mudanças cresce exponencialmente nas fases finais do desenvolvimento. Realiza a concepção do produto é fundamental para o desempenho técnico e atendimento aos requisitos do mercado. Nesta fase também são definidos os processos de fabricação e montagem, influenciando no custo do produto final.
· Pós desenvolvimento: Compreende a retirada sistemática do produto do mercado e, finalmente, uma avaliação de todo o ciclo de vida do produto, para que as experiências contrapostas ao que foi planejado anteriormente sirvam de referência a desenvolvimento futuros. Inicio: Produto lançado. /Fim: Produto retirado do mercado. Acompanha o produto e o processo: realiza atualizações, propor melhorias, compilar lições aprendidas. Retirar o produto do mercado: Preparar a retirada, e implementar a retirada.
9-Qual é o objetivo do projeto conceitual?
Projeto Conceitual tem o objetivo de validação de uma idéia, ou seja, é a confirmação de que a melhor solução está sendo proposta para atender a determinado requerimento ou necessidade nas diversas áreas de uma planta industrial. É, portanto a fase inicial do processo de projeto de um produto ou instalação.  É através dele que são concebidas as maneiras de solução para um determinado problema ou necessidade.
10-Qual é o objetivo do projeto detalhado?
Projeto detalhado é que o produto ganha suas	 características específicas, detalhando sua forma, seus componentes e sua construção. Nessa fase, a equipe tem	 condições de realizar um maior detalhamento, preparando o produto para encaminhá-lo para o desenvolvimento de seu
processo produtivo. As atividades e o fluxo que representam o projeto detalhado podem ser observados na fase do projeto detalhado que estabelece a ligação entre o projeto e a produção.

Outros materiais