Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa 
Avaliação Final (Discursiva) 
	1.
	Sobre o ato de ler, podemos dizer que este sugere a capacidade de compreensão das ideias do texto. Segundo Silva (1992, p. 95), o ato de ler inicia-se quando um sujeito, através da sua percepção, toma consciência de documentos escritos existentes no mundo. Ao buscar a intencionalidade, o sujeito abre-se para possibilidades de significação, para as proposições de mundo que os signos do documento evocam ou surgem. Disserte sobre o ato de ler com criticidade. 
FONTE: SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 6. ed. São Paulo: Cortez; Autores associados, 1992.
	Resposta Esperada:
A leitura acontece na vida das pessoas antes mesmo de elas ingressarem numa escola. Desde a infância até a fase adulta, adquirimos conhecimentos advindos da nossa experiência de mundo. Essa leitura é essencial para se constituir uma compreensão crítica sobre a importância do ato de ler. Ler não é simplesmente a decodificação de uma palavra escrita, mas entender um todo, em que cada indivíduo capta o que está escrito conforme o seu nível de conhecimento e convivência cultural. Dessa forma, a leitura crítica permite-nos a interpretação, a escrita e a reescrita do lido, ou seja, a transformação da realidade através da nossa racionalidade.
	2.
	A narração é um tipo de texto que relata uma história real, fictícia ou mescla dados reais e imaginários. O texto narrativo apresenta personagens que atuam em um tempo e em um espaço, organizados por uma narração feita por um narrador. A narrativa está atrelada ao narrador, a voz que conta a história. Para tanto, disserte sobre os elementos que caracterizam a tipologia narrativa, destacando a estrutura, as personagens e o discurso empregado.
	Resposta Esperada:
É comum que o texto narrativo apresente a seguinte estrutura:
Apresentação: é a parte do texto em que são apresentados algumas personagens e expostas algumas circunstâncias da história, como o momento e o lugar onde a ação se desenvolverá.
Complicação: é a parte do texto em que se inicia propriamente a ação. Encadeados, os episódios se sucedem, conduzindo ao clímax.
Clímax: é o ponto da narrativa em que a ação atinge seu momento crítico, tornando o desfecho inevitável.
Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações das personagens.
As personagens têm muita importância na construção de um texto narrativo, são elementos vitais.
As personagens são principais ou secundárias, conforme o papel que desempenham no enredo, podem ser apresentadas direta ou indiretamente. A apresentação direta é quando a personagem aparece de forma clara no texto, retratando suas características físicas e/ou psicológicas. Já a apresentação indireta se dá quando os personagens aparecem aos poucos, e o leitor vai construindo a sua imagem com o desenrolar do enredo, ou seja, a partir de suas ações, do que ela vai fazendo e do modo como vai fazendo. Além disso, uma narrativa pode ser conduzida por um narrador não participante, que se situa fora dos acontecimentos, ou por uma personagem que convive com os outros na história narrada e toma parte dela.

Continue navegando