Buscar

_campos_arquivo_ludmila_goncalves_da_matta_2016_2_01_sociologia_01261_7_11_1478541581329

Prévia do material em texto

Globalização e 
Sociedade de 
Consumo
1
Globalização
O que é?
A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.
Como ocorre ?
 O produtor efetua a compra da matéria-prima de qualquer lugar do mundo, onde ela seja barata e de boa qualidade.
 Instala a sua fábrica onde a mão de obra é mais barata. O lugar não importa muito, para onde serão vendidos os produtos.
 Após a fabricação do produto o produtor distribui sua mercadoria para qualquer lugar do mundo que ele desejar.
As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo. 
A sociedade de consumo, é o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo excessivo de bens e serviços. Conceito de sociedade de consumo está ligado ao de economia de mercado e, por fim, ao conceito de capitalismo.
A sociedade de consumo caracteriza-se, antes de tudo, pelo desejo socialmente expandido da aquisição "do supérfluo", do excedente, do luxo. Do mesmo modo, se estrutura pela marca da insaciabilidade, da constante insatisfação, onde uma necessidade preliminarmente satisfeita gera quase automaticamente outra necessidade, num ciclo que não se esgota, num continuum onde o final do ato consumista é o próprio desejo de consumo
Sociedade de Consumo
O que é?
Características da Socidade de Consumo:
A oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratégias de marketing para escoar a produção;
Sociedade de oferta de bens normalizados, produzidos a baixos custos que resultam da produção em série, atractivos e de duração efémera pois as necessidades de produzir e escoar são permanentes;
- Sociedade com padrões de consumo massificados devido ao tipo de oferta (bens padronizados) e tipo de pressões exercidas sobre o consumidor (a publicidade sugere modelos de comportamento a seguir);
5
Produtos de «Ontem» e Produtos de «Hoje»
	Características dos produtos de «Ontem»	Características dos produtos de «Hoje»
	Longa duração, servindo geralmente várias gerações	Duração cada vez mais curta e dificuldade de reparação
	Pouco numerosos	Numerosos e variados quanto à marca e qualidade
	Técnicas de fabrico simples e evoluindo pouco	Técnicas de fabrico cada vez mais sofisticadas e evoluindo rapidamente
	Proximidade entre o artesão e o consumidor	O fabrico cada vez mais afastado do consumidor, devido aos numerosos intermediários
	Decisão de compra sempre racional	Decisão de compra cada vez mais irracional, motivada, sobretudo, pelo matraquear publicitário
Beja Santos, A Educação do Consumidor, Texto Editora, 1991
6
Consumo de massas 
	Comportamento típico das sociedades de consumo que se manifesta por um consumo massificado de bens normalizados de curta duração e acessíveis à generalidade da população.
Consumismo
	Conjunto de comportamentos e atitudes susceptíveis de conduzir a um consumo sem critérios, compulsivo, irresponsável e perigoso.
 
Consumerismo
	Designa a organização dos consumidores , a formação de associações e o desenvolvimento dos respectivos meios de informação e de acção com a finalidade de verem reconhecidos os seus direitos.
7
	Consumismo
	Consumo irracional, impulsivo, discriminado, sem olhar a consequências, baseado em valores materiais e na ostentação.
	Consumo
	Consumerismo
	Consumo racional, controlado, selectivo, baseado em valores sociais e ambientais e no respeito pelas gerações futuras.
 A manutenção do atual modelo capitalista não é sustentável a longo prazo. Na verdade para satisfazer o modo de vida da sociedade de consumo seriam necessários pelo menos mais quatro ou cinco planetas Terra.
8
Sociedade de Consumo
Os meios de comunicação em massa (jornal, televisão e rádio), têm o poder de criar a necessidade de uso de novos produtos;
A associação entre esse modelo de produção em série, as empresas prestadoras de serviços, caracteriza assim a chamada: "SOCIEDADE DE CONSUMO".
Consumista
numa palavra, o campo da atividade consumista deixa de 
ser espaço da atividade econômica para se constituir 
enquanto campo de produção de significados e formas simbólicas.
Consumismo
Consumir passa, neste caso, a ser percebido como processo de mediação de relações sociais, transfigurando através desta atividade conflitos políticos, de gênero, distinções étnico-raciais, reprodução de valores entre um conjunto de outros elementos que são sustentados ou negados simbolicamente no interior deste campo.
Cultura de consumo
Organização social – pós-industrial
“capitalismo desorganizado”
 marcado pela sobreposição do setor de serviços sobre o setor produtivo, associado ao declínio de uma ética do trabalho e, de modo decisivo, à perda da centralidade da atividade ocupacional como elemento constitutivo das identidades sociais nesta fase do capitalismo avançado.
Da centralidade do trabalho para o consumo
Acumulação Flexível
Individualização
Sob este aspecto, mais do que as mudanças ocorridas na estrutura do modelo capitalista de acumulação, acredito que o responsável por caracterizar uma das principais bases de reorganização do consumismo nas sociedades contemporâneas tenha sido a retomada do princípio da individualidade enquanto valor fundamental da modernidade.
identidade
Se pensarmos a esfera contemporânea do consumo como um sistema de comunicação social, aonde os diversos produtos e bens são constantemente associados a distintos universos significativos e, ainda, que tal associação se dá de maneira cada vez mais flexível, o ato de consumo transforma-se, neste caso, num ato de adesão simbólica em que a escolha do objeto se torna uma escolha estratégica, por meio da qual o consumidor vai continuamente definindo e redefinindo sua
identidade.
Subjetividade
Poderíamos assim afirmar que o ato de consumo se caracteriza
como uma forma contemporânea de “ação social” que se desdobra
– tal qual nos termos desenvolvidos pelo próprio Weber –, em um
tipo específico de relação social, definida a partir de um conjunto de
significados que a envolvem e que se encontram partilhados por um
grupo definido de consumidores.

Continue navegando