Buscar

bioquimica teste 8

Prévia do material em texto

A respeito do transporte glicose para o interior da célula, assinale a alternativa verdadeira:
	
	
	
	ocorre por difusão simples através dos lipídeos da membrana
	
	
	ocorre por difusão facilitada através dos transportadores GLUT
	
	
	ocorre por difusão facilitada através dos transportadores SGLT
	
	
	ocorre por transporte ativo através dos transportadores GLUT
	
	
	ocorre pelo processo de fagocitose
	
Explicação:
A glicose por ser polar não atravessa livremente a membrana plasmática.
São dois os processos básicos de transporte:
Os SGLTs transportam glicose contra um gradiente de concentração, juntamente com o transporte de íons sódio (sistema de co-transporte) na membrana. Aproveitam o gradiente de concentração do sódio gerado pela bomba sódio potássio ATPase.
A família de transportadores GLUT realiza o transporte por um mecanismo de difusão facilitada, com ou sem participação da insulina, vai depender do tecido.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Os polissacarídeos são construídos a partir da: 
	
	
	
	ação de proteases no trato gastrintestinal
	
	
	formação de ligações fosfodiéster entre as unidades monossacarídicas.
	
	
	formação de ligações peptídicas entre as unidades monossacarídicas
	
	
	formação de ligações glicosídicas entre as unidades monossacarídicas
	
	
	quebra de ligações glicosídicas entre as unidades monossacarídicas
	
Explicação:
Os polissacarídeos são sintetizados a partir de monossacarídeos. Exemplo a união de moléculas de glicose por ligações glicosídicas para formar o glicogênio.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os carboidratos possuem importante função como fonte de energia e reserva energética no ser humano. Podem se diferenciar quanto ao seu tamanho em função do número de unidades básicas, monômeros, chamadas de oses. Dos exemplos abaixo, marque a opção que corresponde a um dissacarídeo.
	
	
	
	Galactose
	
	
	Lactose
	
	
	Glicose
	
	
	Frutose
	
	
	Glicogênio
	
Explicação:
A lactose é um dissacarídeo composto por uma molécula de glicose e outra de galactose. Glicose, frutose e galactose são monossacarídeos. Glicogênio é um polissacarídeo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os polissacarídeos são compostos macromoleculares, formados pela união de muitos monossacarídeos, ou também denominados como açúcares simples. Os açúcares complexos, são nutrientes de origem vegetal e, no homem, apresentam-se como substância de reserva na forma de:
	
	
	
	Amido
 
	
	
	Glicogênio
 
	
	
	Queratina  
	
	
	Quitina
 
	
	
	Celulose
 
	
Explicação:
Os polissacarídeos, também chamados de glicanos, diferenciam-se uns dos outros pelas unidades monoméricas que os compõem, comprimento da cadeia, tipo de ligação glicosídica e grau de ramificação. Entre os Homopolissacarídeos, que são formados por um único tipo de monossacarídeo, está o glicogênio, que tem como função a reserva energética de animais e fungos.
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Os carboidratos formam uma classe importante de biomoléculas conhecidas, principalmente, como fontes primordiais de produção e reserva energética para nosso organismo.
Avalie as alternativas a seguir e assinale a incorreta.
	
	
	
	Os polissacarídeos mais comuns como amido, celulose e glicogênio apresentam milhares de unidades de resíduos de glicose em sua estrutura.
	
	
	Dentre as principais funções dos carboidratos, destacam-se: fonte e reserva de energia, formam o esqueleto estrutural do DNA e RNA, são matérias-primas para outras biomoléculas, promovem interação entre células quando ligados a proteínas ou lipídios.
	
	
	Os dissacarídeos são carboidratos formados pela união de duas moléculas de açúcares simples através das chamadas ligações peptídicas.
	
	
	São classificados em mono, di e polissacarídeos, dependendo do número de unidades de açúcares simples que os compõem.
	
	
	A ligação glicosídica ocorre entre o grupo hidroxila de uma molécula de açúcar e um carbono anomérico de outra molécula de açúcar, liberando uma molécula de água.
	
Explicação:
	Gabarito
	Alternativa correta: C
	Justificativa: Os dissacarídeos são carboidratos formados pela união de duas moléculas de açúcares simples através das chamadas ligações glicosídicas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		No processo de fermentação lática, a conversão de piruvato em lactato, se destina a:
	
	
	
	alcalinizar o sangue
	
	
	reoxidar o NADH a NAD+
	
	
	promover a síntese de energia
	
	
	acidificar o sangue
	
	
	desintoxicar a célula do piruvato
	
Explicação:
Na fermentação lática ocorre redução do piruvato a lactato pela enzima lactato desidrogenase, o NADH produzido na glicólise é reoxidado a NAD+, desta forma pode ser reutilizado, e restabelece-se o balanço oxirredutor da célula. Não há ganho adicional de ATP.

Continue navegando