Buscar

AV3 POII

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
Disciplina: Processos Orgânicos e Inorgânicos Industriais.
Alunas: Carla Edite de Jesus Santiago, Daniele Santos de Assis, Joseane Oliveira dos Santos.
ATIVIDADE AV3
Questão 01. Quais produtos químicos são obtidos na indústria a partir do cloreto de sódio? Escreva todas as equações pertinentes.
A partir do cloreto de sódio (NaCl), com o processo de eletrolise e a adição de outros elementos/produtos químicos podemos obter o Cloro (Cl2) ou a Soda (NaOH), que posteriormente podem ser utilizados para produção de diversos produtos, como por exemplo a barrilha.
Para obtenção de cloro-soda, temos 3 tipos de processo eletrolítico, célula de membrana e diafragma, que possuem as mesmas reações químicas e célula de mercúrio que tem reação química diferente das demais.
Célula de Membrana e Diafragma:
Reação Global: 2NaCl- + 2H2O → 2Na+ + 2OH- + H2 + Cl2
Célula de Mercúrio: 
Reação Global Célula Eletrolítica: 2NaCl + 2Hg → Cl2 + Na(Hg)
Reação Global Célula de Decomposição: 2NaHg + 2H2O → 2NaOH- + 2Hg + H2
Para a produção de Barrilha temos o processo LeBlanc com as seguintes reações de processos:
NaCO3(aq) + Ca(OH)2(aq) → 2NaOH(aq) + CaCO3(s)
2NaCl(aq) + H2SO4(aq) → Na2SO4(aq) + 2HCl(g)
2C(s) + Na2SO4(aq) + CaCO3(s) → NaCO3(aq) + CaS(s) + 2CO2(g)
Para o Processo Solvay temos:
NaCl(s) + H2O → NaCl(aq)
CaCO3(S) → CaO + CO2(g)
NaCl(aq) + H2O(L) + NH3(g) + CO2(g) → NH4Cl(aq) + NaHCO3
2NaHCO3(s) → Na2CO3(s) + H2O + CO2(g)
CaO(s) + H2O → Ca(OH)2
2NH4Cl + Ca(OH)2 → 2NH3(l) + CaCl2(aq) + 2H2O(l)
2ª QUESTÃO. Considere a reação em fase gasosa:
N2 + 3H2 → 2 NH3
Fazendo-se reagir 4 litros de N2 com 9 litros de H2 em condições de pressão e temperatura constantes, é possível afirmar que um composto está em excesso. Qual deles é esse composto?
 
Inicialmente sabendo se que 1 mol de qualquer gás ocupa um volume de 22,4L.
Assim temos: 
N2 + 3H2
22,4L 
4L X
de H2
Logo o Hidrogênio é o limitante, pois são necessários 12L para a reação se completar, mas só foram fornecidos 9L, sendo assim temos o Nitrogênio em excesso. 
N2 + 3H2
22,4L 
X 9L
de N2
3ª QUESTÃO. O REFINO consiste na série de beneficiamentos pelos quais passa o PETRÓLEO bruto para a obtenção de derivados de grande interesse comercial e industrial. 
a) Discuta as etapas do processo de refino, caracterizando os compostos obtidos em função das regiões de destilação e craqueamento.
O refino é a separação do petróleo via processos físico-químicos. Antes de ocorrer o processo na torre de destilação o petróleo passa por uma etapa de dessalinização para remoção das impurezas. Na torre de destilação a separação ocorre levando em consideração a temperatura de ebulição de cada substância. No topo da torre, aporximadamente <33ºC, temos a saída do gás de petróleo, abaixo temos Gasolina (33ºC – 155ºC), depois a Nafta (105ºC - 158ºC), em seguida a querosene (158ºC - 233ºC), na parte inferior da torre o Gasóleo (233 ºC - 427 ºC) e o resíduo da torre compostos com ponto de ebulição <427 ºC.
No craqueamento, transformação de moléculas grandes e complexas em menores e mais simples por processo de decomposição térmica sobpressão, temos a formação de diesel e óleos combustíveis a partir do craqueamento do Gasóleo e Gasóleo de vácuo. 
b) Discuta o processo de reforma catalítica e isomerização como reações de conversão. Escreva 2 possíveis reações deste processo.
A reforma catalítica é usada para aumentar o número de octano dos produtos da destilação visando formar compostos aromáticos para a indústria química/petroquímica. A reforma catalítica da nafta envolve diversas reações, inclusive a desidrogenação e isomerização.
Basicamente na reforma catalítica da nafta, a nafta misturada com o gás de reciclo entra no reator onde irá sofrer a desidrogenação, e posteriormente em outro reator irá sofrer a isomerização, em um terceiro reator a mistura passa pela reação de hidrocraqueamento.
Exemplos de Reações
Desidrogenação: 
+ 3H2
R
R
Isomerização:
R’
R

Continue navegando

Outros materiais