Buscar

Bossa Nova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bossa Nova
 
A bossa nova pode ser definida como um movimento musical brasileiro, que tem sua origem na cidade do Rio de Janeiro, na segunda metade dos anos 1950. Podemos dizer que os pais da bossa nova foram os cantores e compositores Tom Jobim, João Gilberto e Vinícius de Moraes.
 
No começo da década de 1960 quando este estilo já fazia sucesso no Brasil, ele desembarcou aos Estados Unidos, país em que também obteve destaque.
 
Principais características da bossa nova:
 
 - As principais influências da bossa nova foram o jazz norte-americano e o samba. Porém, muitos especialistas em música dizem que o choro, o blues e a moda de viola também foram influências importantes para este estilo musical.
 - Ritmo calmo e suave.
 - Violão e piano como principais instrumentos musicais de acompanhamento.
 - Temas descompromissados e ligados à vida cotidiana da classe média (principalmente carioca), amores e exaltação de elementos da natureza (praias, vento, chuva, sol, etc.).
 - Utilização do tom coloquial na narrativa das canções.
 - Músicas cantadas em tom baixo e calmo, como se fosse uma fala ou uma narração.
 - Letras poetizadas, principalmente as elaboradas pelo poeta Vinícius de Moraes.
 - A partir do começo da década de 1960, o movimento musical busca distanciar-se das influências do jazz norte-americano. O novo rumo busca uma aproximação com os ritmos brasileiros como, por exemplo, o samba e o baião.
 
Cantores e cantoras de destaque:
- João Gilberto
- Vinícius de Moraes
- Tom Jobim (Antônio Carlos Jobim)
- Nara Leão
- Baden Powell
- João Donato
- Marcos Valle
- Claudette Soares
- Alaíde Costa
- Roberto Menescal
- Ronaldo Bôscoli
- Toquinho
- Edu Lobo
- Francis Hime
Extraído de: https://www.suapesquisa.com/musicacultura/bossa_nova.htm
Tom Jobim
Falar de bossa nova e não citar Tom Jobim é algo praticamente impossível de acontecer já que foi esse cantor que se tornou o maior divulgador do estilo musical ao redor do mundo e até hoje está entre os maiores cantores do nosso país. Seu nome de batismo é Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, sendo natural da cidade do Rio de Janeiro. Tom foi um dos maiores poeta, compositor, pianista e arranjador que o nosso país já teve.
Foi através de Tom Jobim que a bossa nova repercutiu e firmou-se no cenário musical do mundo, principalmente quando se tratava de trabalho em conjunto com seu maior parceiro, Vinicius de Moraes.
Extraído de: http://musica.culturamix.com/artistas/nacionais/maiores-cantores-da-bossa-nova
Análise musical de Desafinado (Tom Jobim)
Desafinado, é uma canção composta de bossa nova por Tom Jobim e Newton Mendonça lançada como um single por João Gilberto como em 1958 e incluída em seu álbum de estreia, Chega de Saudade, lançado em 1959. A canção é uma resposta à crítica da época, que considerava a bossa nova “música para cantores desafinados”. A canção foi posteriormente gravada por diversos artistas, incluindo Tom Jobim, Herb Alpert, Nara Leão, Ella Fitzgerald e Stan Getz que em 1963 ganhou o Grammy de Melhor Performance de Jazz por um Solista ou Grupo Pequeno pela canção. Duas adaptações da canção para a língua inglesa foram realizadas: “Slightly Out of Tune”, por Jon Hendricks e “Off Key”, por Gene Lees. A música aparece no seriado da Showtime, Dexter, em sua 8° temporada.
Extraído de: https://pt.wikipedia.org
Contribuição para a cultura MPB
Com o passar das décadas, a Bossa Nova acabou sendo um gênero musical encampado ao conjunto de experiências musicais que representam a Música Popular Brasileira – mais comumente conhecida pela sigla MPB. Em 1965, uma nova cisão. Dois grandes nomes da Bossa Nova, Vinicius de Moraes e Edu Lobo, compuseram a canção Arrastão, determinando a transição deste movimento para a MPB, tendência menos definida e mais ampla, que englobaria várias modalidades musicais, dominando o cenário artístico. Por fim, a Bossa Nova acabou sendo um marco do hibridismo, da mistura de diferentes referências estéticas a serviço de uma manifestação artística original.
Extaído de: https://www.infoescola.com/musica/bossa-nova/ e https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/bossa-nova.htm

Mais conteúdos dessa disciplina