Buscar

ANALISE CRITICA SOBRE DE ARTIGOS RELACIONADOS COM TESTES PROJETIVO

Prévia do material em texto

Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação
Psicologia
Alexandre Silva do Nascimento – 2019204368
APS – Instrumentos e Recursos da Avaliação Psicológica
Rio de Janeiro
2019
Observa-se que as avaliações psicológicas são métodos técnico-científico utilizados para o estudo de populações em seus aspectos sociológicos, comportamentais, fisiológicos e mentais. Desse modo, são utilizadas técnicas de entrevistas, observação, anamneses, testagens objetivas e testagens projetivas expressivas. É visto esse tipo de análise em testes feitos no contexto do trânsito, em que foi possível identificar em uma pessoa mudanças de comportamento e inteligência que levaram à descoberta até de um acidente vascular cerebral. Esse tipo de exame psicológico também é importante para o conhecimento de diversas questões na área florence, mas que infelizmente não foram aprovados a serem executados no Brasil, além de também ser o método usado para autorização do porte de armas de fogo, tanto na academia de polícia, quanto para civis.
O artigo “Avaliação psicológica no contexto do transito: estudo de caso de motorista com acidente vascular cerebral” publicado em 12 de novembro de 2015 pela psicóloga Maísa Aparecida Fontana e a pesquisadora Claudia Fegadolli, foi muito bem feito, de forma organizada e interessante, contando a história de como surgiu a necessidade de se criar testes com essa finalidade. As autoras defendem a eficácia na avaliação psicológica para motoristas  na categoria de profissionais, a evolução do que poderia ser avaliado e a preocupação com a vida desses candidatos e de terceiros que poderiam ser afetados com o exercício da profissão desses indivíduos, porém não destrincham detalhadamente o tópico do motivo de obrigatoriedade do exame, que é aplicado atualmente no DETRAN. Os resultados obtidos são importantes para evitar possíveis acidentes e ver a capacidade de realizar ações necessárias para controlar um veículo automotor.
Em segunda análise, os estudos psicológicos aderidos por investigações criminais são fulcrais. Com base neles, é possível averiguar aspectos do acusado como sua saúde física e mental através de entrevista e/ou aplicação de testagem objetiva projetiva com o propósito de examinar a situação biopsicossocial do sujeito em atenção a demanda da justiça. Dessa forma, graduandos em psicologia com a colaboração da Doutora Carmem Walentina Amorim Gaudêncio Bezerra, fizeram com maestria o artigo “Avaliação psicológica de agressores sexuais no contexto brasileiro: instrumentos e perspectivas”, publicado na Revista Brasileira de Direito Processual Penal de Porto Alegre, em abril de 2020. Os argumentos aplicados são imparciais, o conteúdo é de extrema importância ao que se trata da segurança da sociedade e pesquisas para compreensão de praticantes de crimes. Faz uma crítica bem estruturada em relação ao atraso nacional com relação aos testes, devido a não validação destes excelentes exames florence que já são exercidos em vários locais no mundo, e por enquanto negligenciados em nosso país. Além de um conteúdo atrativo e bem escrito para principalmente, estudantes de psicologia. 
É notório que as armas são instrumentos com o poder de matar. Para ter seu porte legal, é necessário fazer-se exames psicológicos para embasarem o parecer de aptidão ao uso e manuseio do armamento. Baseado nisso, o artigo “Avaliação Psicológica para Concessão do Porte de Arma de Fogo à População e Policiais da PMMG” escrito pelo tenente-coronel Marcelo Augusto Resende, e publicado em junho de 2017, redige um texto um pouco superficial devido a omissão de alguns fatos com o objetivo de proteger esses métodos de avaliação para que as pessoas que desejarem obter armas, não tenham acesso a muitos detalhes do teste, de modo que não consigam burlar. Trata sobre a importância de se avaliar as pessoas antes de permitir que tenham tamanho poder em mãos, utilizando-se de leis e relatos já ocorridos para fortalecimento de seu argumento. O autor defende a classe dos psicológos e a questão da ética de forma implícita em suas palavras, tendo público alvo psicólogos e estudantes da área. 
Por conseguinte testagens projetivas expressivas, com seu potencial em avaliar a personalidade, alcança das mais variadas áreas na sociedade. Possui o foco à introspecção, sendo assim difícil de ser burlado, e trazendo com sucesso resultados sobre ansiedade, agressividade, relações interpessoais, entre outros tipos de comportamentos. Os resultados são excelentes para indicar transtornos a serem tratados e  evitar que haja negligências no trânsito, nas ruas, em empresas, etc.
Formatos Bibliográficos
	MLA
	Fontana, Maísa Aparecida, and Claudia Fegadolli. "Avaliação psicológica no contexto do trânsito: Estudo de caso de motorista com acidente vascular." Boletim de psicologia66.144 (2016): 37-46.
	NBR 6023
	FONTANA, Maísa Aparecida; FEGADOLLI, Claudia. Avaliação psicológica no contexto do trânsito: Estudo de caso de motorista com acidente vascular. Boletim de psicologia, v. 66, n. 144, p. 37-46, 2016.
	APA
	Fontana, M. A., & Fegadolli, C. (2016). Avaliação psicológica no contexto do trânsito: Estudo de caso de motorista com acidente vascular. Boletim de psicologia, 66(144), 37-46.
· http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432016000100005&lng=pt&tlng=pt.
· Avaliação psicológica de agressores sexuais no contexto brasileiro: instrumentos e perspectiva
	 MLA Lira-Cardoso, Álice, et al. "Avaliação psicológica de agressores sexuais no contexto brasileiro: instrumentos e perspectivas." Rev. Bras. de Direito Processual Penal 6.1 (2020): 247-281.
	NBR 6023 LIRA-CARDOSO, Álice et al. Avaliação psicológica de agressores sexuais no contexto brasileiro: instrumentos e perspectivas. Rev. Bras. de Direito Processual Penal, v. 6, n. 1, p. 247-281, 2020
	.
	APA Lira-Cardoso, Á., Silva, G. M., Campos, T. P. S., & Ciraulo, L. M. (2020). Avaliação psicológica de agressores sexuais no contexto brasileiro: instrumentos e perspectivas. Rev. Bras. de Direito Processual Penal, 6(1), 247-281.
	
· Avaliação psicológica para concessão do porte de arma de fogo á população e policiais da PMMG
	MLA RESENDE, MARCELO AUGUSTO. "Avaliação psicológica para concessão do porte de arma de fogo à população e policiais da PMMG." Psψcologia: Saúde Mental & Segurança Pública 3.6 (2017).
	NBR 6023 RESENDE, MARCELO AUGUSTO. Avaliação psicológica para concessão do porte de arma de fogo à população e policiais da PMMG. Psψcologia: Saúde Mental & Segurança Pública, v. 3, n. 6, 2017.
	
	APA RESENDE, M. A. (2017). Avaliação psicológica para concessão do porte de arma de fogo à população e policiais da PMMG. Psψcologia: Saúde Mental & Segurança Pública, 3(6).

Continue navegando