Buscar

PROVA FINAL OBJETIVA PRIMEIROS SOCORROS

Prévia do material em texto

1.
	As lesões na cabeça são perigosas e, às vezes, uma simples batida pode ser um grande problema. Um indivíduo que lesionou a cabeça pode ter muitas complicações caso não seja averiguada sua real situação. Referente à avaliação de cabeça, analise as sentenças a seguir:
I- Após a avaliação da cabeça, caso não apresente sinais de hemorragias, o acidentado pode voltar às suas atividades normais.
II- O traumatismo craniano fechado é quando o acidentado bateu a cabeça mas não quebrou o crânio.
III- O atendimento médico só é necessário para os casos de traumatismo de crânio aberto.
IV- É importante a verificação das vias aéreas, analisando a presença de alguma fratura que impeça ou dificulte a passagem de ar nas vias aéreas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-viva, urtiga), entre outros. Se a queimadura atingir 10% do corpo de uma criança, ela corre sério risco. Já em adultos, o risco existe se a área atingida for superior a 15%. Os tipos de queimaduras são: queimadura térmica, queimadura química, queimadura por eletricidade. Com relação às queimaduras térmicas, são provocadas por fontes de calor como fogo, líquidos ferventes, vapores, objetos quentes e excesso de exposição ao sol. As queimaduras térmicas são classificadas em quatro graus de gravidade. Quanto mais profunda for uma queimadura, maior é a sua gravidade. Ao socorrer uma vítima de queimadura térmica de primeiro grau, a conduta correta inicial deve ser:
FONTE: Disponível em: <http://www.inf.furb.br/sias/sos/textos/queimaduras1.htm>. Acesso em: 30 ago. 2017.
	 a)
	Aplicar borra de café no local.
	 b)
	Cobrir o local com pomada antibacteriana.
	 c)
	Mergulhar a região atingida em água fria (cerca de 15 °C) e fazer compressas úmidas e frias até que a dor diminua.
	 d)
	Cobrir o local com um saco plástico.
	3.
	A avaliação primária visa identificar de maneira rápida situações em que a intervenção da equipe de socorristas seja imediata. Devido a isso, observam-se as seguintes situações na vítima: risco de vida, risco de perda de membro por amputações traumáticas, além de outras situações que podem evoluir para as duas descritas anteriormente. Acerca dos principais problemas que podem ameaçar a vida da vítima, por ordem de importância, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CORPO DE BOMBEIROS DE GOIÁS. Manual operacional de bombeiros: resgate pré-hospitalar. Disponível em: https://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/MANUAL-DE-RESGATE-PR%C3%89-HOSPITALAR.pdf. Acesso em: 17 jan. 2019.
	 a)
	Vias aéreas obstruídas.
	 b)
	Cervical fraturada.
	 c)
	Sangramento externo.
	 d)
	Constância da circulação.
	4.
	A maioria das intoxicações é provocada pela inalação de gases ou exalação de líquidos voláteis tóxicos. As causas mais habituais são os acidentes profissionais e domésticos, a falta de conhecimento sobre a toxicidade dos produtos e as tentativas de suicídio. Embora existam muitos gases e substâncias voláteis que podem provocar intoxicação, os que o fazem com maior frequência são o monóxido de carbono e os dissolventes orgânicos. Com relação aos primeiros socorros que devem ser prestados a vítimas de intoxicação ou envenenamento por inalação, analise as sentenças a seguir:
I- Se possível, coloque uma máscara antes de entrar no local ou respire fundo, tapando o nariz e a boca com compressas úmidas.
II- Se possível, elimine a fonte de intoxicação.
III- Areje o local abrindo as janelas e portas.
IV- Deite a vítima para lhe facilitar a respiração. 
V- Telefone imediatamente para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica, forneça-lhes as informações necessárias e siga as suas recomendações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
	5.
	João, com 45 anos de idade, pedreiro e hipertenso, nunca procurou tratamento clínico. Deu entrada na unidade de pronto tratamento em crise hipertensiva. Apresenta tontura, hemiplegia direita, agnosia, afasia, sinais e sintomas característicos de acidente vascular cerebral (AVC). Sobre o ACV, analise as sentenças a seguir:
I- O AVC se desenvolve rapidamente e pode prejudicar um ou mais vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e nutrientes a alguma região do cérebro.
II- O AVC isquêmico produz lesões estruturais irreversíveis devido a um infarto cerebral ocasionado pelo bloqueio do fluxo sanguíneo.
III- Um vez detectada a presença do AVC, avalie a situação, proceda ao exame da vítima e chame a emergência.
IV- Ao solicitar a uma pessoa acometida com AVC para sorrir, ela não sorrirá completamente, ou seja, um dos lados do rosto não sorrirá. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	No Brasil, a hipertensão arterial atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular (DCV). A crise hipertensiva caracteriza-se pela elevação súbita da pressão arterial, podendo gerar danos a órgãos importantes, tais como o sistema nervoso central, coração e rins. O aumento rápido da pressão sistólica a níveis superiores a 169 mmHg e da pressão diastólica além de 109 mmHg são considerados prejudiciais. A crise hipertensiva pode ocorrer em qualquer idade. Com relação aos fatores que podem ocasionar maior risco para o desencadeamento de uma crise hipertensiva, analise as opções a seguir: 
I- Sedentarismo e obesidade.
II- Fumo.
III- Inflamação do sistema excretor renal.
IV- Diabete.
V- Dieta rica em açúcar.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2016/05_HIPERTENSAO_ARTERIAL.pdf?>. Acesso em: 8 nov. 2017.
	 a)
	As opções I, II, III e V estão corretas.
	 b)
	As opções II, III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As opções I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, III, IV e V estão corretas.
	7.
	Avaliação primária é sempre o primeiro passo do socorrista, após a verificação das condições de segurança do local do acidente, o socorrista deve proceder a análise das condições clínicas que possam resultar no risco eminente da vida. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o o primeiro item a ser abordado na análise da vítima:
	 a)
	Tamanho da pupila.
	 b)
	Permeabilidade das vias respiratórias.
	 c)
	Pressão arterial.
	 d)
	Temperatura.
	8.
	São lesões provocadas pela temperatura, geralmente calor, que podem atingir graves proporções de perigo para a integridade da pessoa, dependendo de sua localização, extensão e grau de profundidade. O efeito inicial e local é a desnaturação de proteínas, com consequente lesão ou morte celular. Por esse motivo, elas têm o potencial de desfigurar, causar incapacitações temporárias ou permanentes ou mesmo a morte. Sobre quais são essas lesões, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Queimaduras.
	 b)
	Bandagem triangular dobrada.
	 c)
	Ataduras.
	 d)
	Bandagem triangular estendida.
	9.
	Um paciente de 65 anos de idade foi internado no setor de clínica cirúrgica de um hospital. O paciente encontra-se com um quadro de enjoos, vômitos e aumento da temperatura corporal, seguido de palidez e suor excessivo, o indicativo é de que seja cólica renal. Sobre a cólica renal, analise as sentenças a seguir:
I- A cólica renal é uma síndrome extremamente dolorosa.
II- A irradiação da dor renal ocorre principalmente na fase aguda.
III- Até o socorro chegar,a vítima acometida de cólica renal deve ficar confortável.
IV- A vítima não pode tomar nenhum remédio para a cólica renal. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	10.
	As plantas venenosas ou tóxicas possuem elementos nocivos aos seres humanos e a outros animais, sendo muitas delas até mesmo letais. Essas plantas são venenosas por apresentarem princípios ativos que são capazes de causarem graves intoxicações se ingeridas e irritações na pele quando tocadas. Referente às plantas venenosas, analise as sentenças a seguir:
I- A diefembácia, popularmente conhecida como "comigo-ninguém-pode", não é considerada uma planta venenosa.
II- São consideradas plantas venenosas: caroço de cereja; cogumelos; broto de batata e loureiro.
III- Os sinais que a vítima apresenta após a ingestão de uma planta venenosa são frequência cardíaca alta; sudorese e fraqueza.
IV- No ambiente de trabalho qualquer tipo de planta é proibido para que não haja perigo de contaminação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.

Continue navegando