Buscar

Emancipação é a antecipação da capacidade civil antes dos 18 anos de idade e está no art

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Emancipação é a antecipação da capacidade civil antes dos 18 anos de idade e está no art. 5º, parágrafo único. Existem três formas de emancipar a capacidade civil, são elas: 
Emancipação voluntária: Se dá quando os pais, ou um deles na falta do outro, voluntariamente, reconhecem que o filho com 16 anos completos tem capacidade e maturidade para cuidar de si próprio e dos seus bens, não necessitando da proteção pelo Estado na qualidade de incapaz. A emancipação voluntária se dará por instrumento público, ou seja, diretamente no cartório de notas, independentemente de homologação judicial. 
(Art. 5º, parágrafo único, inc l, 1º parte, CC)
Emancipação judicial: Trata-se da emancipação feita por um tutor quando o menor em tutela completa 16 anos e não possui os pais ou quando o poder familiar está suspenso, esse tutor não tem o poder de emancipar esse menor de forma voluntaria, no cartório, torna-se então possível essa emancipação da pessoa natural desde que ouvido o tutor em favor do tutelado, está será concedida de forma judicial, ou seja, um juiz dará uma sentença. Esse método também é usado no caso em que um dos pais discorda dessa emancipação, deverá então buscar a outorga daquele que se nega por suprimento judicial. 
 (Art. 5º, parágrafo único, inc I, 2º parte, CC)
Emancipação legal: Se dá pela lei que descreve determinados fatos em que a pessoa natural supre sua incapacidade civil, como por exemplo: 
· Casamento, que se entende que se o menor é capaz de administrar uma família, ele também é para cuidar da sua própria vida;
· Trabalho público efetivo que também se entende que se ele é capaz exercer serviço público será também de gerir sua vida; 
· Colação de grau em curso de ensino superior; 
· Abertura de estabelecimento civil ou comercial ou relação de emprego, desde que possua economia própria, ou seja, ele já se sustenta, demonstra maturidade, mas para se emancipar por economia própria ele tem que ter 16 anos completos. 
Essa emancipação é independe de escritura pública e registro, surtindo efeitos a partir do dia do fato jurídico. (Art 5º, parágrafo único, ins II, III, IV, V, CC)

Outros materiais