Buscar

Folclore: Manifestações e Importância na Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FOLCLORE
A palavra folclore advém de uma composição de duas palavras Folk (do povo) e Lore (sabedoria).
Conceito
I congresso Internacional de folclore – 1954
“Toda maneira de sentir, pensar e agir, que constitui uma expressão da experiência peculiar da vida de qualquer coletividade humana, integrada numa sociedade civilizada”
CLASSIFICAÇÃO DO FOLCLORE
· Espiritual – todas as manifestações relacionadas às concepções metafísicas da existência homem. Ex: lendas e explicações mitológicas sobre a criação do homem.
· Sociológico – Todo conhecimento advindo das relações que se estabelecem, consciente ou inconscientemente, entre indivíduos da mesma comunidade ou grupos sociais. Ex: teatro, música, danças, cultos, etc.
· Ecológico – todas as manifestações relacionadas às técnicas primitivas de relação do homem com ele mesmo e com a natureza. Ex: produção artesanal, e de artefatos.
· Secreto – aborda as diferentes manifestações folclóricas relacionadas ao erotismo e à sexualidade. Ex: literaturas de cordel com temas eróticos, superstições para “arranjar marido” e simpatias para cura de males venéreos.
MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS
· Arte – pode ser considerada como toda a manifestação artística que está relacionada à experiência do folclore em sua essência. Artesanato, pintura, escultura, costuras, dentre outras.
· Alimentação – representa o acervo de práticas de preparação dos alimentos e da confecção de receitas que são típicas de determinadas culturas
· Lendas e contos – lendas são estórias e geralmente contam casos surpreendentes e inacreditáveis, muitas vezes vinculadas a espiritualidade, transmitidos de geração para geração. Ex: mula sem cabeça
· Os contos são estórias pequenas. Os contos são mais possíveis ou acreditáveis. Outro aspecto é que em alguns casos se conhece o autor como os de Monteiro Lobato e Walt Disney.
· Costumes - Constitui-se como uma manifestação folclórica que agrega diferentes hábitos e formas de viver no mundo de um povo, regidas por valores e crenças. Ex: passar no sinal vermelho; tomar banho de água de mangueira, limpar o olho inflamado com leite de peito.
· Superstições - É uma manifestação folclórica muito relacionada aos costumes diferenciando pelo cunho espiritual. Em que a ação causam respostas imediatas. Ex: colocar vassoura atrás da porta (para visita ir embora); não quebrar espelho (para evitar 7 anos de azar).
· Danças e rodas cantadas – A dança folclórica pode ser entendida como um tipo de dança que se manifesta de forma expressiva e estética, a cultura de um povo. Ex: quadrilha
A roda cantada pode ser considerada como um tipo de dança com movimentos pré-estabelecidos. Ex: ciranda cirandinha
· Trava línguas e ditado – O trava línguas constituem-se de frases que objetivam confundir seus oradores devido à combinação complexa de palavras que possui. Ex: o rato roeu a poupa do rei de Roma.
Os ditados populares são frases preestabelecidas pela comunidade que possuem moral de história. Ex: Filho de peixe peixinho é 
· Cantigas e parlendas – As cantigas são músicas curtas criadas e consumidas pela própria comunidade. Ex: cantigas de ninar
As parlendas são formas rítmicas destinadas a entreter e a ensinar crianças.
Ex: Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.
· Jogos e brinquedos – O jogo folclórico criado de forma anônima por uma comunidade em particular é mantido de geração em geração. Ex: bolinha de gude, pega-pega.
Os brinquedos folclóricos são objetos ou artefatos criados e cultivados pela própria comunidade. Ex: pião, pipa, vai e vem. 
O FOLCLORE NA ESCOLAR
Das manifestações já levantadas pode-se dizer que os jogos, os brinquedos, a dança, as cantigas e rodas cantadas, podem estar presente nas aulas de educação física quando consideradas como conteúdos da cultura corporal
· O folclore é conteúdo da educação física por garantir diferentes possibilidades:
· RECREATIVA – o folclore fornece os temas dos jogos, brinquedos e das rodas infantis
· CULTURAL – auxilia a preservar o acervo cultural e mesmo a integração de um povo.
· PEDAGÓGICO – auxilia pedagogicamente no ensino do esquema corporal
O FOLCLORE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PODE VISAR DIFERENTES OBJETIVOS:
· Desenvolvimento motor – posto que muitos jogos, cantigas, danças e brinquedos, exigem de seus praticantes diferentes capacidades e habilidades.
· Desenvolvimento cognitivo – ao criar os brinquedos, ao compreender a lógica do jogo e ao pesquisar sobre músicas e danças.
· Desenvolvimento social – a maioria das manifestações folclóricas são realizadas em grupo o que propicia a socialização, além do respeito as diferenças culturais, raciais e regionais.
· Desenvolvimento cívico e cidadão – educação física como disciplina.

Continue navegando