Buscar

SAUDE NO BRASIL PARTE I 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Com a Proclamação da República no Brasil elaborou-se uma Constituição que assinalava a preponderância dos grandes Estados nas decisões nacionais. Assim, o poder centralizou-se nos Estados produtores de café da região centro-sul, instalando-se a política do "café com leite". Essa Constituição incorporou a saúde como uma área de âmbito estatal estabelecendo sua estrutura e locais de atuação. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um presidente deste período e a respectiva vertente na área da saúde.
		
	
	Marechal Deodoro - alquimismo
	 
	Rodrigues Alves - higienização
	
	Campos Sales - tradicionalismo
	
	Prudente de Morais - reconciliação
	
	Getúlio Vargas - centralismo
	Respondido em 08/04/2020 22:46:15
	
Explicação:
Rodrigues Alves implantou a vertente da higienização na saúde.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre as CAPs (Caixas de Aposentadorias e Pensões) assinale a alternativa incorreta.
		
	
	Corresponde ao primeiro período da história previdenciária brasileira.
	
	Concediam benefícios na prestação de serviços do tipo de consultas médicas e fornecimento de medicamentos.
	 
	Foi o embrião do Sistema Único de Saúde.
	
	Foi o embrião do Seguro Social no Brasil.
	
	Foram regulamentadas por meio da Lei Elói Chaves.
	Respondido em 08/04/2020 22:46:20
	
Explicação:
Apesar do primeiro sistema de saúde do país estar relacionado às CAPs não é possível afirmar que estas foram o embrião do SUS, que tem enormes diferenças frente ao proposto pelas CAPS.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em 1900 foi criado o Instituto Soroterápico Federal, para a fabricação de soros e vacinas. Qual foi a reação da população com a vacinação antivaríola obrigatória?
		
	
	A população aceitou, pois sabia da importância da vacinação.
	
	A população não foi vacinada
	
	A população ajudou com a pesquisa
	
	O governo não ofereceu a vacina
	 
	A população se revoltou
	Respondido em 08/04/2020 22:46:51
	
Explicação: A população se revoltou, pois era um modelo novo de saúde a de prevenção da doença e não de tratamento da doença, o resultado foi o óbito, feridos e presos na revolta.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Oswaldo Cruz agiu exclusivamente com base na autoridade de seus conhecimentos médicos, sem a preocupação de esclarecer a opinião pública. Ele manteve sua ação e esbarrou em forte resistência ao combate à varíola por meio da vacina. A população estava cética em relação à sua eficácia, e persistiam sérias dúvidas sobre os seus efeitos reais. A maioria acreditava que a vacina era um meio de contrair a doença. Oswaldo Cruz não hesitou: colocou os vacinadores na rua, e estes, apoiados por policiais, entravam nas casas e vacinavam à força. Contudo, para atingir resultados definitivos era necessária a vacinação em massa, num processo rápido. 
Em favor do governo, um projeto de lei tornou a vacinação obrigatória. A resistência, porém, já havia ganhado as ruas. Num comício contra a vacina os representantes populares assumiram espontaneamente a direção do evento com discursos explosivos. A intervenção da polícia deu origem ao confronto que se espalhou por toda a cidade.
(Adaptado de: Luiz Koshiba e Denise M. F. Pereira. História do Brasil: no contexto da História ocidental. São Paulo: Atual, 2003. p.399) 
A partir do texto, está correto afirmar que a Revolta da Vacina permanece, na história brasileira, como um exemplo de um movimento popular de êxito, baseado na defesa
		
	
	do direito dos cidadãos de não serem tratados de forma arbitrária e violenta pelo governo.
	 
	da ideia de que todos têm direito ao acesso aos sistemas públicos de saúde.
	
	da luta da população pela conquista de melhores condições de educação e segurança.
	
	do princípio igualitário de que todos os cidadãos devem ser protegidos de epidemias.
	
	do desenvolvimento social e econômico do país por meio da revolução no âmbito da saúde.
	Respondido em 08/04/2020 22:48:41
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em 1903, o médico sanitarista Oswaldo Cruz foi nomeado pelo presidente Rodrigues Alves, Diretor-Geral de Saúde Pública com a missão de combater as três principais epidemias que assolavam o Rio de Janeiro: febre amarela, peste bubônica e varíola. Em 1904 foi publicada uma lei sobre a vacinação contra a varíola, gerando uma revolta popular, denominada Revolta da Vacina. Aponte as principais características desse episódio e sua correlação com a vacinação.
		
	
	A aprovação dessa lei permitia a entrada das brigadas sanitárias acompanhadas por policiais nas residências para a vacinação com o apoio da população.
	
	A vacinação obrigatória foi aceita pela população, sem nenhum tipo de manifestação contrária.
	
	Após o episódio a vacinação tornou-se obrigatória e passado algum tempo, com aceitação dessa medida, a epidemia de varíola foi controlada.
	 
	O modelo de saúde desse período que envolve uma abordagem coletiva e ambiental da doença e caracteriza-se pela prática autoritária recebe o nome de sanitarismo campanhista.
	
	Movimentos estudantis e populares iniciaram as manifestações, sob a liderança de políticos governistas ao governo e médicos favoráveis à vacina.
	Respondido em 08/04/2020 22:50:16
	
Explicação: A Revolta da Vacina constitue o principal modelo de sanitarismo campanhista, em que se prioriza a solução imediata, sob a ação de campanhas, com auxílio de poder policial, à força, independente de qualquer vontade da população envolvida.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No período da primeira República aconteceram diversos fatores relevantes a saúde pública do Brasil. Aponte nos itens abaixo o conjunto de fatores que representa tal relevância:
		
	 
	Foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública que visava à extensão dos serviços de saneamento urbano e rural, além da higiene industrial e materno-infantil; a Saúde Pública passou a ser tomada como questão social, com destaque para as campanhas sanitaristas de Oswaldo Cruz.
	
	Neste período o movimento sanitário, mesmo que incipiente, foi incapaz de gerar na população estratégias para a promoção da saúde.
	
	Oswaldo Cruz propôs uma reforma sanitária que tinha como iniciativas a promoção de registro demográfico, a construção de laboratórios específicos para o diagnóstico etiológico além da fabricação organizada de produtos profiláticos para uso em massa; todas as ações propostas por esse eminente cientista não foram aceitas pelo governo brasileiro. IV - Neste período o movimento sanitário, mesmo que incipiente, foi incapaz de gerar na população estratégias para a promoção da saúde.
	
	A população brasileira, em particular a da cidade do Rio de Janeiro, então capital da recente República, aceitou com facilidade a vacinação para varíola, promovida pelo governo federal por sugestão de Oswaldo Cruz.
	
	Foram relatados nesta época os primeiros encontros dos sanitaristas exigindo soluções mais eficazes na área da saúde e suas sugestões e estudos foram ignorados.
	Respondido em 08/04/2020 22:51:27
	
Explicação: A saúde Pública do Brasil na primeira República foi encarada como uma questão política pelo governo federal, contando com a colaboração de diversos sanitaristas com destaque para Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Historicamente a saúde passou por diversas fases desde o descobrimento do Brasil, até a Primeira República no início do século XX. Constatou-se:
		
	
	No período do descobrimento havia modelo de atenção à saúde definido; os recursos eram provenientes da terra (plantas e ervas) e do conhecimento dos curandeiros; havia médicos e farmacêuticos vindos diretamente de Portugal para tratar todos os habitantes da nova colônia, o Brasil.
	 
	Na primeira República a falta de um modelo sanitário e as epidemias como varíola, febre amarela, tuberculose e sífilis além das endemias rurais como doença de Chagas e malária, a questão sanitária passou a ser tomada como uma questão política por OswaldoCruz, realizando campanhas sanitárias de prevenção e vacinação.
	
	Na primeira República já havia um modelo sanitário implantando, não havendo nenhuma restrição por parte da população às campanhas higienistas realizadas por Oswaldo Cruz.
	
	A vinda da família real para o Brasil em 1850 conferiu à colônia status de capital do Império, sem interferir no sistema de saúde, pois não havia nem controle sanitário mínimo dos navios que chegavam aos portos do país.
	
	A vinda de Imigrantes europeus após a Abolição da Escravatura, não interferiu no acesso da população às condições mínimas de saúde.
	Respondido em 08/04/2020 22:52:32
	
Explicação: A questão aborda os diversos períodos da saúde no Brasil, com ênfase no primeiro modelo de saúde pública no Brasil, introduzido por Oswaldo Cruz.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Lei Eloy Chaves de 1924 foi um marco na história dos trabalhadores brasileiros. Qual a sua importância?
		
	
	Foi importante para a criação do SUS
	
	Ela foi responsável para a criação da carteira assinada
	
	Foi importante para a criação da Saúde Pública
	
	Ela criou os planos de saúde
	 
	É a Lei de criação das CAP's (Caixa de aposentadorias e pensões)
	Respondido em 08/04/2020 22:53:03
	
Explicação: Foi Eloy Chaves, um advogado, que elaborou a Lei de criação das CAP's (Caixa de aposentadorias e pensões). Com uma contribuição durante os anos trabalhados os trabalhadores poderiam solicitar a aposentadoria. Antes dessa Lei os trabalhadores continuavam trabalhando mesmo idosos, pois necessitavam sustentar a família.

Outros materiais