Buscar

UNIVERSIDADE PITAGORAS

Prévia do material em texto

SERVIÇO SOCIAL
NICE CRISTINA FERREIRAPEREIRASILVA COSTA
PROJETO DE INTERVENÇÃO
“ CUIDAR DE QUEM CUIDA DE TODOS “
EXAMES PREVENTIVOS DE CÂNCER DE COLO UTERINO E DE MAMA
Jaguarão 
2018
nice cristina ferreira pereira silva costa
“ cuidar de quem cuida de todos “
exames preventivos de câncer de colo uterino e de mama
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para obtenção de média bimestral na disciplina Estágio II.
Orientadores:
Coordenadora do Curso : Valquíria Aparecida dias Caprioli
Prof.da Disciplina : Nelma dos Santos Assunção Galli
Supervisora Acadêmica : Krizia Avila Ramires
Supervisora de Campo : Claudia Janet Bertoche Gonzalez
Tutora virtual : Silvia Helena Theodoro da Silva
Jaguarão
 2018
 SUMÁRIO
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS ...................................
2 APRESENTAÇÃO 
3 JUSTIFICATIVA
4 OBJETIVOS
5 OBJETIVOS GERAIS
6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
7 PÚBLICO ALVO
8 METAS A ATINGIR
9 METODOLOGIA
10 RECURSOS HUMANOS
11 PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS
12 AVALIAÇÃO
13 CRONOGRAMA
14 CONSIDERAÇÕES FINAIS
15 BIBLIOGRAFIA
 1- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
“ Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demanda emergentes no cotidiano..Enfim ser um profissional propositivo e não só executivo. “
 Marilda Iamamoto
 O exercício da profissão de serviço social, está regulamentada pela lei 8.662/93 (Brasil 1993) e pelo código de ética do assistente social , instituido através da resolução CFSS nº 273/93. O código apresenta as ferramentas para o trabalho da assistente social , no qual diz respeito à prestação de serviços diretos à população usuária, ao planejamento e à assessoria também na área de saúde.
 2-APRESENTAÇÃO
Este trabalho tem como objetivo elaborar um projeto de intervanção ,ao qual faz parte da grade curricular obrigatória do curso de Serviço Social da Universidade Unopar –Ead Jaguarão, nosso estágio foi na Santa Casa de Caridade de Jaguarão, situada na Praça Hermes Pintos Affonso s/n .
A Santa Casa de Jaguarão é o único hospital do município e 95% dos atendimentos são realizados através do Sistema Único de saúde- SUS.. O Hospitalabsorve , em determinadas especialidades , a demanda dos seguintes municípios : Arroio Grande, Herval, Pedro Osório, Cerrito, Rio Branco (ROU) e Melo (ROU). Muitas destas cidades dependem substancialmente dos serviços de RX, Obstetrícia e cirurgias. A santa casa conta com pronto socorro, policlínica, maternidade, cirurgias, pediatria, psicologia, psiquiatria, análises, famácia, destacam-se médicos uruguaios contratados para suprir as necessidades de atendimento aos pacientes.
A proposta do projeto de intervenção é desenvolver um trabalho de análise, identificação, conscientização e realização de exames preventivos de câncer de colo uterino e de mama , para todas as funcionárias do Hospital.
Este projeto de interenção será de suma importância para o público alvo, assim como para nosso campo de estágio, porque é tendo este contato com a realidade que nos rodeia , que iremos entender todas as teorias aprendidas em sala de aula e que norteará a prática futura do dia a dia da profissional do seriço social na instituição escolhida.
 3- JUSTIFICATIVA
Este projeto de intervenção buscou reconhecer as práticas do Assistente Social junto à equipe de saúde do hospital Santa Casa de Caridade de Jaguarão e sua articulação com o projeto ético político da profissão.Realizando uma análise numa perspectiva sócio-histórico-dialético, constituida pela triangulação de dados, utilizando-se de três fontes : as entrevistas realizadas, os documentos do conselho federal de seriço social (CFSS) , do serviço social do hospital e levantamentos bibliográficos do seriço social.Estas analises aqui introduzidas nos possibilitaram apurar a extensão da discussão entre a prática e o projeto ético-político da profissão.
Após a triangulação utilizada , vimos que a equipe de funcionárias da Santa Casa de Caridade de Jaguarão não estavam atingindo a meta de exames cipatológicos anuais e visto o grande número de funcionarias com diagnósticos de câncer de colo uterino e de mama, foi decidido com a assistente social da instituição , um projeto de intervenção que atendesse estas mulheres que não tem tempo, nem oportunidade de fazer estes exames preventivos.
Nosso objetivo foi cuidar de quem cuida de tantos pacientes e por falta de um projeto específico acabam adquirindo câncer , por falta de prevenção e consequetemente conseguir reverter este quadro tão grave entre as funcionárias da Santa Casa de Caridade de Jaguarão.
As ações profissionais do assistente social são pautadas na execução das rotinas de atendimentos construídas com a prática profissional, e na implantação de programas de modo a estimular novos projetos que visem à melhoria da qualidade do atendimento ao usuário e que atendam às propostas de ações educativas e preventivas.
O serviço social no hospital objetiva aprimorar e humanizar o atendimento conforme a demanda apresentada e, assim, proporcionar um atendimento específico, técnico e diferenciado em relação a problemática, com a orientação e o encaminhamento a recursos adequados e de qualidade. O serviço social na instituição aglutina, organiza, dá visibilidade e politiza o espaço público, contribuindo para a ampliação e universalização dos direitos (conselho federal de serviço social, 2009) .
 4- OBJETIVOS :
 4.1 - OBJETIVOS GERAIS
Criar um ambiente de acolhimento, integração, fortalecimento de vínculos e ampliar o número de exames preventivos de colo uterino e de mama para todas as funcionárias da Santa Casa de Caridade de Jaguarão e seus respectios familiares. 
4.2 – OBJETIOS ESPECÍFICOS
- Valorizar o vínculos afetivos no âmbito hospitalar ;
- Proporcionar aproximação entre equipe do serviço social as Santa Casa de Caridade de Jaguarão e os demais setores do hospital ;
- Oferecer acolhimento baseado nas diretrizes do HUMANIZA SUS ;
- Abrir espaço para a escuta , orientação e reflexão ;
- Possibilitar a discussão das questões trazidas pelo grupo ;
- Esclarecer direitos dos funciónarios que apresentarem a doença ;
- Fortalecer o tratamento, estimulando a participação ativa da família ;
- Proporcionar educação em saúde no hospitalar, e a imporância do assistente social na intituição ;
- Realizar parcerias com médicos e enfermeiros para coleta de exames no nosso público alvo;
- Fazer palestras com psicólogas , mastologistas, ginecologistas, liga feminina de combate ao câncer de Jaguarão e com grupo de apoiadores ;
- Terapia de grupo com troca de saberes e relato de mulheres que já passaram pela experiência do câncer de colo uterino e mama ;
- Distribuição de material didático que auxiliará mulheres a fazer o auto exame ;
- Distribuição de copos , bótons e camisetas aos participantes.
 5 – PÚBLICO ALVO
Com a realização desse projeto de intervenção busca-se padronizar a maneira do atendimento às funcionárias do hospital, com o acolhimento adotado pela instituição onde se realizará, fazendo quehaja uma melhora no modelo atual.
Todas as funcionárias da equipe serão beneficiadas como : Administração, portaria, técnicas de enfermagem, enfermeiras, cozinheiras e auxiliares, higienização, rouparia, estagiárias e etc.
 6- METAS A ATINGIR
Aumentar o conhecimento sobre o auto exame, mamografia, e o exame papanicolau;
Facilitar a vida de todas as funcionárias da Santa Casa de Caridade de Jaguarão,que por falta de oportunidade e tempo não conseguem fazer os exames preventivos ;
Fortalecer e ampliar o acesso às informações sobre câncer de colo uterino e de mama, ressaltando que os cânceres acima relacionados são previníveis pela detecção e pelo tratamento das lesões precursoras que antecedem , em muitos anos o câncer ;
Estruturar os serviços de saúde para rastrear e acompanhar todas as funcionárias;
Acompanhar e tratar todas as mulheres positivas, segundo as diretrizes brasileiras para rastreamento do câncer de colo uterino e de mama.
 7- METODOLOGIA
Os instrumentos usados para subsidiar esta intervenção :
Pesquisa exploratória, entrevistas, revisão bibliográfica precedida de um levantamento de artigos, livros e textos online ;
A busca se deu deu online (Scielo), blog do médico especialista em Câncer Dr. Dráuzio Varella e INCA ( Instituto Nacional de Câncer) ;
Após reuniões da assistente social da instituição, psicóloga e estagiários foi realizado o diagnóstico situacional, através de entrevistas com as funcionárias ..Planejamento Participatio ;
Para materialização de nossa intervenção nessecitaremos de uma sala para realização de exames , mamógrafos e também de uma parceria de médico ginecologista e de uma enfermeira ;
Precisaremos também de um espaço fisico no próprio hospital para palestras com mastologista, psicólogas e terapia de apoio ;
Os encontros se darão 30 dias , 5 dias por semana da 8:00 hs às 12:00 hs, na Santa Casa de Caridade de Jaguarão, com agendamentos prévios, realizaremos diálogo explicativo sobre os direitos das mulheres à saúde e a importância do Serviço Social no âmbito Hospitalar ;
Esperamos que com os encontros de apoio, aumentar o compromisso e a comunicação de toda a equipe multiprofissional, afinal é um processo natural, ao qual podemos, a qualquer momento estar inserido.
 8- RECURSOS HUMANOS
Claudia Janet Bertoche Gonzalez – Supervisora de Campo
Izadora Cardoso Freitas – Psicóloga
Nice Cristina F. P. Silva Costa – Estagiária Serviço Social
Miguel Angel Días – Estagiário Serviço Social
 9- PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS
Santa Casa de Caridade de Jaguarão ;
Administração da Instituição 
Serviço Social da Instituição
Médico Drº Nereu Araujo
Enfermeira Bruna Gomes
Psicólogas Tiana Queijo e Izadora Cardoso Freitas
Educadora Física Alessandra Vidal
Centro de Aprendizagem Atitude
Liga Feminina de Combate ao Câncer
 10- AVALIAÇÃO
A Avaliação será desenvolvida através do agendamento prévio de todas as funcionárias do hospital, os membros da equipe irão trocar estratégias para desenvolvimento do estudo e análise crítica das ações desenvolvidas, os acertos e as novas orientações.
Então a avaliação será constante do projeto, assim como várias outras propostas podem surgir para enriquecer ainda mais nosso estudo, tudo

Continue navegando