Buscar

Sociologia 02

Prévia do material em texto

Sociologia (SOC30)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:331535) ( peso.:4,80)
	Prova:
	4403068
	Nota da Prova:
	4,67
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Existem diversas teorias que procuram conceituar e explicar o momento da sociedade da nossa época. Na tentativa de classificar as transformações ocorridas nas áreas da ciência, do trabalho, da tecnologia, da educação, da filosofia, da cultura, entre outras, é amplamente difundido o conceito de ?pós-modernidade? e é utilizado para definir as mudanças que ocorreram em torno e a partir dos anos de 1950. Diante disto, disserte sobre os comportamentos e posturas que podem ser relacionados e identificados como pertencentes a esta denominação e quais são as implicações desses aspectos à sociedade como um todo.
	Resposta Esperada:
Trata-se de um conceito que possui muitas interpretações e divergências para com sua definição, porém, com relação à caracterização e às implicações desse conceito, os estudiosos são unânimes em identificar que é um momento de crise, ruptura, fragmentação e incredulidade, e que não será possível retrocedermos e recuarmos diante desse processo a períodos anteriores, já que cada vez mais se infiltrará e se legitimará no interior da sociedade.
O ritmo de produção é marcado pela organização em série, em grande escala e voltada ao consumo. Os produtos se caracterizam por serem de natureza obsoleta, superáveis e descartáveis. No campo da ciência, da filosofia e da educação têm-se os questionamentos no que diz respeito aos discursos pautados na razão, no progresso, na liberdade e na felicidade humana, confrontados especialmente com as experiências das guerras mundiais.
Conceitos como globalização, cibercultura, multiculturalismo, flexibilidade, descentralização; equipamentos como o fax, o celular, o Skype, o chip, o laser, processos como a secularização, a informatização, a clonagem, a bricolagem passam a fazer parte da educação, do mundo do conhecimento e do cotidiano das pessoas. 
A falta de sentido e valores éticos e morais, os males, como o estresse, a ansiedade, a depressão; a individualidade, o cotidiano e a vida profissional das pessoas se tornam de domínio público e podem ser vigiados e monitorados por outras pessoas; ações e engajamentos sociais e políticos atuam em novas e diferentes frentes de comunicação e expressão, agora através das redes sociais conectadas através da internet.
	2.
	O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) publicou Regras do Método Sociológico e o Suicídio, duas obras que foram responsáveis por atribuir o caráter e estatuto científico à disciplina de Sociologia. Para tanto, precisou situar, definir e defender determinadas teorias com relação à sociedade, indivíduo e também com relação à função da Sociologia. Disserte sobre as principais concepções defendidas pelo sociólogo para esses aspectos.
	Resposta Esperada:
Para definir sociedade, o autor propôs que esta é superior aos indivíduos, sendo que a vida humana acaba por ser determinada no seu interior. A sociedade é composta pelo conjunto de normas de conduta e estruturas que são impostas aos indivíduos; as sociedades, por sua vez, são perpétuas.
O indivíduo está numa relação de condição, subordinação e influência no interior da sociedade; o homem é passageiro.
Função da Sociologia: numa espécie de medicina social, deveria explicar os códigos de funcionamento e intervir na sociedade por meio da aplicação de antídotos que pudessem suprimir os males que se abatiam sobre a mesma.
	3.
	Na sociedade contemporânea, os valores amplamente difundidos e reconhecidos, tanto no interior das instituições, políticas de governos, meios de comunicação e nos indivíduos, podem ser traduzidos pelas expressões de: ?ter em detrimento do ser? e ?consumo, logo existo?. Diante disto, o que essas expressões traduzem em termos de atitudes, comportamentos e relações sociais?
	Resposta Esperada:
Observa-se que as empresas estão trabalhando continuamente para superar antigos produtos, bem como apresentar outros e novos para serem consumidos. Por outro lado, as mídias atuam no sentido de projetar e convencer os telespectadores de que esses produtos, agora mercadorias, representam necessidades urgentes à sobrevivência confortável dos indivíduos. 
Neste sentido, os espaços como shopping centers, supermercados, lojas com amplos setores e conveniências esforçam-se para reunir, oferecer e suprir os produtos procurados pelos indivíduos. Os indivíduos, por sua vez, respondem a esses mecanismos esforçando-se ao máximo no sentido de acessar, usufruir e se apossar da maior quantidade de bens materiais e imateriais, tangíveis e intangíveis.
Na maioria das vezes, esses produtos representam mercadorias que são supérfluas, descartáveis, que acabam por extrair/exigir da natureza e do ser humano um gasto excedente de matéria-prima, energia e tempo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando